Publicado por José Geraldo Magalhães em Geral - 18/06/2012

Instituto Metodista Izabela Hendrix lança museu online com rico material histórico

Reunir mais de 100 anos de história com o objetivo de criar um acervo virtual do da instituição de ensino pioneira de Belo Horizonte. Este foi o principal objetivo do setor de Educação a Distância (EAD) e Agência Experimental dos cursos de Comunicação Social ao criar o Museu online do Izabela Hendrix, que será inaugurado dia 18 de maio, dia internacional do museu.

Desde meados de 2011 dezenas de móveis antigos e quadros foram fotografados. Centenas de fotos foram digitalizadas. Tudo isso foi catalogado e recebeu tratamento fotográfico para compor um acervo que conta parte da história de milhares de pessoas que estudaram no Izabela Hendrix desde 1904.

A instituição, que completa 108 anos em outubro de 2012, aposta que o ambiente ajudará a reunir ex-alunos e apresentar ao mundo um pouco da história de uma das instituições mais tradicionais de Minas Gerais. De acordo com o professor Sander Neves, coordenador do projeto, a atualização do ambiente será contínua. “Foi um trabalho difícil, longo e cansativo, mas quando vimos o resultado tivemos a certeza de que os esforços valeram a pena. Agora todo ex-aluno pode, além de fazer parte, contribuir mais uma vez para esta rica história centenária”, pontuou o professor.

Quem concorda é o coordenador dos cursos de Comunicação Social do Izabela Hendrix, Luiz Lana, que faz questão de ressaltar o papel dos estudantes que participam do projeto. “Os alunos se dedicaram de maneira maravilhosa e o resultado certamente será convincente. Além disso, acredito que os alunos envolvidos no projeto tiveram uma ótima experiência de viagem no tempo”.

“Sei que não temos que viver somente de história, mas precisamos saber de onde saímos para projetar o futuro”. É com esta frase que o administrador do campus Praça da Liberdade, Marco Fortes, explica de onde teve a ideia de criar um Museu Online para a instituição. Fortes diz que desde quando chegou ao Izabela, em 2008, começou a coletar materiais históricos sobre a instituição e armazená-lo em outra unidade da instituição, o campus Fazendinha.“Já coordenei um projeto parecido no Colégio Metodista União, em Uruguaiana, onde o resultado foi excelente”.

A professora, reitora do Centro Universitário Metodista Izabela Hendrix e ex-aluna da instituição, Márcia Amorim, afirma que desenvolver um Museu On-line é uma iniciativa moderna, funcional e atraente para manter viva a memória de tudo o que temos visto e vivido na instituição.  Ela acredita que o museu será uma forma de resgatar laços com os ex-alunos e que eles podem ser exemplos de profissionais bem sucedidos, pois muitos ocupam cargos e funções de destaque na sociedade brasileira.

Ainda segundo Márcia Amorim, a importância de um museu em uma instituição é manter a memória. “Uma instituição que está há mais de 100 anos no mercado, e com destaque, é porque conta com diferenciais para oferecer à comunidade. A contribuição do Izabela Hendrix para Belo Horizonte se confunde com a própria história da cidade e isto não pode se perder. Nada melhor do que um museu neste momento histórico” completa a reitora.

Acesse o museu online
Banco de imagens
Mais informações

 


Posts relacionados

Geral, por José Geraldo Magalhães

-

Geral, por José Geraldo Magalhães

Geral, por José Geraldo Magalhães

Geral, por José Geraldo Magalhães