Publicado por José Geraldo Magalhães em Geral - 13/09/2013

Jürge Moltmann

Diálogo com Jürgem Moltmann

Fonte: www.metodista.br/fateo

Semana de Estudos Teológicos / Semana de Estudos de Religião

A Universidade Metodista de São Paulo realizará em conjunto duas de suas tradicionais destacadas Semanas de Estudos: a Semana de Estudos Teológicos da FaTeo e a Semana e Estudos de Religião do Programa de Pós-Graduação em Ciências da Religião, para, especialmente, acolher um diálogo com o destacado teólogo alemão Jürgen Moltmann (29 a 31 de outubro de 2008).

O teólogo oferecerá conferências com um balanço das principais questões presentes em sua produção teológica, conhecida como Teologia da Esperança, desenvolvida ao longo dos anos, com destaque para aquelas que se inserem mais fortemente no Século XXI.

Durante o evento a Universidade Metodista de São Paulo concederá a Jürgen Moltmann o título Doutor Honoris Causa, em cerimônia especial na noite de 30 de outubro, como expressão de gratidão e reconhecimento pelo valor, pública e incontestavelmente afirmado, do conjunto de sua obra para o cristianismo e a sociedade contemporânea.

A vinda de Moltmann ao Brasil é uma iniciativa do Instituto Mysterium (Rio de Janeiro) realizada em conjunto com a Universidade Metodista de São Paulo. O teólogo estará também no Rio de Janeiro, nos dias que antecedem o evento, quando apresentará, no Centro Universitário Bennett - Metodista Rio, a conferência intitulada "Uma vida para a teologia e uma teologia para a vida - Uma teologia biográfica e uma biografia teológica".

As semanas integram o XI Congresso de Produção Científica da Universidade Metodista de São Paulo. As pessoas e grupos interessadas em apresentar trabalhos acadêmicos sobre a teologia de Moltmann ou temas afins podem contatar o prof. Claudio de Oliveira Ribeiro, um dos responsáveis pela coordenação do evento: claudio.ribeiro@metodista.br.

 

PARA INSCREVER-SE PARA A SEMANA DE ESTUDOS E A VER PROGRAMAÇÃO CLIQUE AQUI (inscrições até 20 de outubro. Vagas limitadas).


A contribuição de Jürgem Moltmann

José Carlos de Souza, professor da FaTeo

A contribuição inestimável do Dr. Moltmann para a reflexão teológica, tanto quanto para a presença e ação pública das Igrejas na sociedade contemporânea, transcende as fronteiras da Europa e é universalmente reconhecida. Suas obras, traduzidas para diversas línguas, estão entre as mais influentes e o projetam entre os mais importantes teólogos dos séculos XX e XXI. A seriedade de sua interpretação da mensagem cristã, a sua profundidade filosófica, a sua permanente abertura para as angustiantes questões contemporâneas, a sua aguçada sensibilidade social e política, o seu compromisso com as causas dos Direitos Humanos, da justiça e da paz, da ecologia e do ecumenismo, entre outras, aliada à sua fecunda produção intelectual justificam, sem dúvida, a outorga do título de Doutor Honoris Causa.

Vale lembrar que, no ano de 1977, o Dr. Jürgen Moltmann, já mundialmente célebre em vista da publicação de sua Teologia da Esperança, esteve, a convite da Fateo, com o apoio da ASTE (Associação de Seminários Teológicos Evangélicos), no Brasil quando proferiu diversas conferências em distintas regiões do país, publicadas posteriormente sob o título Paixão pela Vida (São Paulo: ASTE, 1978). Nessa oportunidade, houve um diálogo tenso, porém fecundo, com a teologia da libertação latino-americana. Hoje, o Dr. Moltmann é professor emérito de Teologia Sistemática da Universidade de Tübingen, na Alemanha.

Fonte: www.metodista.br/fateo


Posts relacionados