Publicado por José Geraldo Magalhães em Geral - 13/09/2013

Igreja Metodista faz coleta seletiva de lixo

   Consciente da responsabilidade humana para com a criação do Senhor, a Igreja Metodista em Rudge Ramos, São Bernardo do Campo, São Paulo,  iniciou no mês de junho de 2009  o Projeto "Coleta Seletiva de Recicláveis".

          

A questão  do lixo é um dos maiores problemas que enfrentamos nos dias de hoje. Cada brasileiro produz, em média, de 0,500 kg a 1kg de lixo por dia.

O lixo tem gerado preocupações em todas as cidades, principalmente o lixo sólido, que não se decompõe facilmente.  O aumento da quantidade de lixo gerado nas grandes cidades provocou um novo problema ambiental: o esgotamento rápido dos aterros sanitários. Atualmente, mais da metade dos resíduos gerados é jogada em terrenos a céu aberto, indo parar nos córregos, rios e até nos mares. Quando o caminhão da prefeitura passa recolhendo o lixo, este é levado para um lixão, porém com o aumento da população, a quantidade de lixo também aumenta e isto está fazendo com que não haja mais espaço para tanto lixo. Todavia, ainda há esperança: é a reciclagem, isto é, reaproveitar os recursos que foram retirados da natureza, pois há muita coisa que jogamos no lixo que não é lixo. 

O Projeto da Coleta Seletiva de Recicláveis consiste em  recolher e enviar para a reciclagem papel, vidro, metais e plásticos, que são separados, lavados e levados para o estacionamento da Igreja e  colocados em "bags" (sacolões), um para cada material..Os recicláveis são recolhidos uma vez por semana pela Associação de Catadores do próprio bairro em que se situa a Igreja, são transformados em fardos e vendidos para as indústrias de reciclagem. O dinheiro é dividido entre os membros da  Associação, de acordo com as horas trabalhadas. São 26 famílias, mantidas por 26 trabalhadores que agora têm trabalho digno, com carteira assinada e  respeitados  os seus direitos como cidadãos. Se você tiver interesse por maiores detalhes poderá contatar: loide.farris@gmail.com.

 

   

Lóide Barbosa Farris - Pedagoga e  Mestre em Ciências da  Religião e Coordenadora do Ministério de Solidariedade e Cidadania.da Igreja Metodista em Rudge Ramos, SBC, São Paulo


Posts relacionados

Geral, por José Geraldo Magalhães

Igreja Metodista Central em Goiânia realiza Campanha de leitura da Bíblia no mês de maio

Líderanças de pequenos grupos e ministérios se revezam em turno de duas horas para ler a Palavra de Deus no altar.

Geral, por José Geraldo Magalhães

Geral, por José Geraldo Magalhães