Publicado por José Geraldo Magalhães em Geral - 14/01/2011

O Pacto da Graça de Deus em Gn 9.8-17

O que pensar nesses momentos de dor que envolve milhares de brasileiros(as) que estão presenciando a maior tragédia de todos os tempos no Brasil? A Região Serrana do Rio de Janeiro é a mais afetada pelas chuvas nesse início de ano deixando (até  o fechamento do texto), mais de 500 pessoas mortas (dados do G1). O que dizer nessas ocasiões de perdas familiares ou de amigos em uma das maiores catástrofes naturais ocorridas no Brasil à luz da Palavra de Deus?

Certamente que os cristãos(ãs) crêem que Deus criou o homem Sua imagem e semelhança para “dominar os peixes do mar, as aves dos céus, sobre o gado, os répteis e  toda a terra” (Gn1,26); para cuidar da Criação de Deus. A bíblia narra em Gênesis o “Dilúvio” enviado por Deus por causa da desobediência do ser humano (Gn 6ss). Com a corrupção do gênero humano, a Bíblia em Gn 6. 6 diz:

“Então, arrependeu-se o Senhor de ter feito o homem sobre a terra, e isso pesou-lhe o coração”. Deus se arrependeu de ter feito o homem, a tal ponto, que enviou o dilúvio para destruir a sua criação. No entanto, ele escolheu a família de Noé (8 pessoas) para preservar as espécies. Gostaria de partilhar com vocês  neste momento de dor, insegurança, a Aliança de Deus com o seu povo.

O capítulo 9 que está após o dilúvio reflete os planos de Deus para preservar a humanidade. As ordens de Deus a Noé são claras: “frutificai, e multiplicai-vos, e enchei a terra” (Gn 9.1b). A humanidade é preservada através de um acordo, uma aliança de Deus com Noé, ou seja, o arco colocado nas nuvens (Gn. 9.13). O conhecemos como Arco-íris.

Essa foi a primeira vez que Deus estabeleceu sua aliança com o homem. Ao longo da Bíblia a palavra aliança aparece quase quatrocentas vezes, o mais interessante é que somente no texto de Gn 9. 8-17, a palavra “acordo”, ou “concerto”, “aliança” (de acordo com as traduções) aparece sete vezes (cf. 9,11,12,13,15,16,17). Isso tem um significado muito grande porque o número sete na Bíblia revela a perfeição de Deus. Portanto, Deus não fez uma aliança qualquer com o homem, mas uma aliança perfeita para perdurar por toda a eternidade. Em outras palavras, a intenção de Deus é preservar a sua criação.

Após Deus dar algumas ordenanças a Noé, Ele estabelece o pacto da graça que estava selando com o ser humano, a fim de preservar a raça humana e toda sua criação. Ao longo da história da redenção percebe-se Deus fazendo várias alianças com o ser humano. Em Gênesis 9 é a primeira vez que isso acontece.

O valor dessas alianças estabelecidas entre Deus e o ser humano, começando com Noé, não depende do homem, mas de Deus em usar sua misericórdia e graça para com o seu povo. É verdade que às vezes não entendemos os propósitos de Deus, no entanto, muitas das ações de Deus na vida da humanidade são conseqüências das atitudes do próprio ser humano.

Os deslizamentos ocorridos nos estados do Rio de Janeiro e Minas Gerais, por exemplo, será que as fortes chuvas que ocorreram nos últimos anos em todo o mundo não são conseqüências do desequilíbrio ecológico provocado pelas ações do homem? Creio que sim!

Não temos como fugir de nossas responsabilidades, das conseqüências das ações do ser humano. Chega de ver mortes, tragédias e querer culpar Deus, pois as histórias bíblicas nos deixa claro que, mesmo o povo sendo rebelde e não guardando Seus mandamentos, Deus renova a Aliança com seu povo.

Abaixo lhes apresento o valor do pacto de Deus com Noé. Diz o texto em Gênesis 9.12-17:

12 E Deus prosseguiu: ‘Este é o sinal da aliança que estou fazendo entre mim e vocês e com todos os seres vivos que estão com vocês, para todas as gerações futuras:
13 o meu arco que coloquei nas nuvens. Será o sinal da minha aliança com a terra.
14 Quando eu trouxer nuvens sobre a terra e nelas aparecer o arco-íris,
15 então me lembrarei da minha aliança com vocês e com os seres vivos de todas as espécies. Nunca mais as águas se tornarão um dilúvio para destruir toda forma de vida. 16 Toda vez que o arco-íris estiver nas nuvens, olharei para ele e me lembrarei da aliança eterna entre Deus e todos os seres vivos de todas as espécies que vivem na terra’.
17 Concluindo, disse Deus a Noé: ‘Esse é o sinal da aliança que estabeleci entre mim e toda forma de vida que há sobre a terra’.


Deus deu a Noé o sinal de um arco-íris para simbolizar seu pacto., a sua aliança em preservar a toda a Criação, inclusive o Ser Humano. Qual o propósito? Era para a humanidade, representada em Noé, se lembrar do pacto de Deus com aqueles que Ele estabeleceu a Sua aliança. E quanto àquelas pessoas cristãs que morreram soterradas? Será que Deus é injusto punindo inocentes? Nesse sentido a carta aos Romanos nos auxilia dizendo que:

14 Que diremos, pois? Há injustiça da parte de Deus [em amar Jacó e aborrecer-se de Esaú]? De modo nenhum!
15 Pois ele diz a Moisés: Terei misericórdia de quem me aprouver ter misericórdia e compadecer-me-ei de quem me aprouver ter compaixão.
16 Assim, pois, não depende de quem quer ou de quem corre, mas de usar Deus a sua misericórdia. (Rm 9.14-16)


A aliança de Deus entre Ele e o ser humano, apesar de vivermos inimigos de Deus, por escolha própria (Rm 3.10-23), Deus vem ao encontro de seu povo a fim de livrá-lo e salvá-lo (Êx. 3). Um cristão(ã) jamais pode esquecer que, se não fosse o amor de Deus, o mundo todo teria sido destruído já nos dias de Noé! No entanto, por toda a Bíblia nos deparamos com situações em que o homem quebra essa aliança e, Deus prontamente estabelece um concerto com seu povo (Gn 17.2-8; Êx. 19.4-5; Mt. 26ss), ou confirma a Aliança feita anteriormente.

Deus quer de nós somente um zelo maior por sua Criação, para que não aconteça um desequilíbrio ecológico e maiores desastres nos dias vindouros. Se nosso coração pertence a Deus, somos fortes, pois a palavra de Deus diz: “

Quanto ao Senhor, os seus olhos passeiam por toda a terra, para mostrar-se forte com aqueles cujo coração é totalmente dele” (IICr 16,9). Nesses momentos de mobilização nacional, só nos resta orar como temos feito às 14h juntamente com os internautas e funcionários(as) pastores(as) da Sede Nacional, é hora de agir com ações práticas e “chorar com os que choram”. Mobilize sua Igreja neste domingo em prol das famílias das vítimas.

Que Deus seja com todos nesse momento!

Com estima,

Pr. José Magalhães


Posts relacionados

Geral, por José Geraldo Magalhães

Geral, por José Geraldo Magalhães

Geral, por José Geraldo Magalhães