Publicado por José Geraldo Magalhães em Geral - 20/09/2013

jubileu de ouro na 4ª RE

 Os 50 anos de organização da 4ª RE foi comemorado, no templo da igreja Metodista Central de Belo Horizonte, MG, no dia 2 de dezembro de 2006, relembrando as raízes históricas do metodismo em terras mineiras e capixabas. As deliberações do 7º Concílio Geral, realizado em 1955, aprovando, portanto, uma nova configuração geográfica, missionária e administrativa das regiões eclesiásticas existentes (Norte, Centro e Sul), passando de três para cinco o número de Regiões. Anteriormente, a Quarta Região integrava a antiga Região do Norte.

 

Nesta noite festiva pelo seu Jubileu de Ouro, estavam presentes as igrejas da Grande Belo Horizonte, liderança regional e o Bispo Adriel de Souza Maia. O culto foi dirigido pelo Rev. Cláudio de Paula Valverde que recebeu sua 1ª nomeação no Concílio Constituinte de 1956 e pela pastora Rosemary que iniciou sua caminhada ministerial em 2006, ano do Jubileu. Destacou-se de maneira especial a parte musical que esteve a cargo do ministério de louvor da igreja Metodista em Inconfidentes, Conjunto de Crianças do Projeto Sombra e Água Fresca do Bairro Liberdade e pelo Coral da igreja Metodista em Santa Tereza. Foram homenageados àqueles que estiveram no Concílio Constituinte de organização da Região, dentre eles, os Revs. Cláudio de Paula Valverde, Joaquim Diogo, Érmito de Almeida e José Teixeira Alves Neto.

 

O Rev. Érmito de Almeida falou em nome dos homenageados, partilhando sua experiência e caminhada ministerial desenvolvida até aqui e incentivou àqueles e aquelas que abraçam a Causa do Evangelho. A mensagem sob a inspiração do Revmo. Bispo Josué Adam Lazier, baseada no texto do Evangelho de Lucas 1. 26-38, na qual enfatizou que: "O Natal acontece no contexto do chamado, da vocação, da renovação. Estas marcas acompanham o povo de Deus... A história que celebramos no Natal precisa comover os nossos corações, na simplicidade da criança que nasce. Devemos fazer das palavras de Maria: Eis aqui a tua serva, cumpra a Tua vontade. Nestes 50 anos de organização da Quarta Região os trilhos foram colocados por aqueles que vieram antes de nós e nós estamos aqui dando continuidade a esta obra. É tempo de renovação, de reflexão. A Igreja precisa assumir esta mensagem dos mais altos valores cristãos, de ser Sal e Luz que transforma para renovara sua vocação, dizendo que Jesus Cristo é o Senhor". A seguir o Bispo Josué credenciou os seguintes formandos para os atos pastorais: Carlos Henrique de Assis Silva, Gean Luiz Peroni Brandão e Marcone Cristiano de Carvalho. A seguir fez as nomeações pastorais para o exercício de 2007 e apresentou sua despedida com profunda emoção do episcopado frente à Quarta Região Eclesiástica. Na ocasião também foi alçada uma oferta para a Campanha do 2º Natal Solidário em benefício do Projeto Sombra e Água Fresca.

 

Presidiram a Região nestes 50 anos os seguintes bispos: João Augusto do Amaral (1956-1965), Almir dos Santos (1966-1971), Omar Daibert (1971 a 1974), Moacyr Louzada Machado (1975-1982), Adriel de Souza Maia (1983-1997) e Josué Adam Lazier (1998-2006). O Bispo Adriel deu testemunho de sua vivência aqui na Região e valorizou àqueles que nasceram em berço evangélico metodista e permanecem firmes, buscando o diálogo e a tolerância que sempre existiu em nossa Igreja como marcas de nossa herança de fé.

 

Nesta noite, também, foi lançado o livreto sobre as Origens da Quarta Região Eclesiástica, elaborado pelo Rev. Gercymar Wellington L. e Silva.

 

A Quarta Região Eclesiástica está de parabéns!

 

No passado foi cumprida a sua missão, no presente a realidade de uma igreja viva e no futuro será a noiva do Cordeiro que "Testemunha a alegria a esperança do serviço" em terras mineiras e capixabas.

 

Louvado seja o Senhor por esta rica e abençoada experiência!

 

 

 



Posts relacionados

Geral, por José Geraldo Magalhães

Geral, por José Geraldo Magalhães

Geral, por José Geraldo Magalhães

Geral, por José Geraldo Magalhães