Publicado por Marcelo Ramiro em Expositor Cristão - 03/02/2015

Juname 2015 reúne cerca de mil adolescentes metodistas de todo o Brasil

Cantando e dançando a coreografia da música "Somos Um", cerca de mil adolescentes metodistas promoveram uma cena profética e espetacular. Foi um dos momentos mais marcantes da Juname 2015. Com camisetas da mesma cor, o grupo formou um mar vermelho e mostrou que é possível cumprir a missão com dinamismo e criatividade.
 
"Foi incrível! Jamais vou esquecer este momento em minha vida", declara Anderson Augusto de Souza, de 15 anos. Antes de apresentar a coreografia em uma praça de Sumaré/SP, os/as adolescentes fizeram uma passeata evangelística pela cidade. Um carro de som abria caminho, enquanto o grupo distribuía panfletos, abordava moradores/as e falava do amor de Deus.
 
"Maravilhoso, uma experiência indescritível. Como é bom falar de Jesus para as pessoas", se alegra Raquel Almeida de Carvalho, 15, de Santo Antônio da Platina/PR. "Nosso desejo é espalhar a salvação em Jesus", exclama Hamilton dos Santos, 17, de Campos do Jordão.
 
Muitas pessoas abordadas pelos/as adolescentes durante o evangelismo participaram da inauguração do templo da Igreja Metodista em Sumaré/SP no dia seguinte. "Os resultados foram significativos e estamos dispostos a trabalhar com os frutos do trabalho realizado pelos/as juvenis", se alegra o pastor metodista da cidade Guilherme Emílio.
 
Preparar e encorajar os/as adolescentes a "sair das 4 paredes" foi um dos principais objetivos desta edição da Juname. Por isso, o tema escolhido: Além do último ato: no foco da tua luz, a minha vida se revela. Cultos, palestras e oficinas do evento enfatizaram etapas de uma peça teatral. "Nossa vida é como uma apresentação e Deus é o diretor. O questionamento da Juname foi: qual a mensagem da sua vida para as pessoas que assistem?", explica o Pr. Tiago Costa, um dos organizadores.
 
A Juname (Juvenília Nacional Metodista) contou com 976 adolescentes de todo o Brasil. A maior delegação veio do Rio de Janeiro, com 252 integrantes. "Louvo a Deus por ter conhecido tantas pessoas, por ter aprendido tanto e por ter vivido esta Juname inesquecível", comenta a carioca Eloáh Ferreira, ex-presidente da Confederação.
 
Adolescentes da Região Missionária da Amazônia também estavam representados/as. A caravana contou com 33 pessoas. "É a realização de um sonho poder trazê-los e saber que estão sendo tremendamente abençoa­dos", declara Marcelo Ferreira, conselheiro dos/as adolescentes metodistas no norte do país.
 
"Não tenho palavras para descrever o quanto fomos abençoados nesses dias. É lindo ver juvenis de tantas cidades do Brasil reunidos em um só lugar para adorar a Deus", comemora o Conselheiro Nacional, pr. Djalma Lima. "Vi o Senhor fazendo milagres, juvenis sendo curados, se quebrantando e decidindo assumir um compromisso sério com Deus. Isso não tem preço".

Congresso
Durante a Juname acontece também o Congresso Nacional de Juvenis que elege os/as integrantes da mesa da Confederação (veja no quadro abaixo). O novo presidente Gustavo Leme, mora em Londrina/PR e está entusiasmado com os desafios que terá pela frente. "Agradeço a Deus por esta oportunidade. Creio que vai ser um período muito importante na minha vida e espero fazer o melhor para servir ao Senhor", pondera Gustavo.
 
Julia Henriques, de Brasília/DF, deixa a presidência satisfeita com as conquistas da Confederação no biênio e, especialmente, com os resultados da Juname. "Estou muito realizada por tudo o que tem acontecido. Pude crescer em Deus neste período e, o mais importante, pude fazer parte da obra do Senhor na vida dos juvenis", pontua Júlia.
 
Lançamentos
Na Juname foram lançadas três literaturas especiais para os/as juvenis. A primeira foi a nova revista Flâmula Juvenil com o tema Ligad@s em Deus. A publicação do Departamento Nacional de Escola Dominical permite que os/as juvenis acessem o conteúdo dos tablets e smartphones. "Vai ser bem melhor, pois a gente tem o conteúdo em qualquer lugar e não precisa mais ficar carregando as coisas", aprovou Eduardo Melo, 14, de Ji-Paraná/RO.
 
Também foi lançada a nova edição do Manual do Juvenil, com informações atualizadas e fundamentais para os/as adolescentes da Igreja Metodista. "É um material muito claro que influencia a leitura de outros documentos da Igreja e ajuda o juvenil a entender como funciona nossa Igreja e o/a capacita a participar de outras lideranças", explica Felipe Pereira, ex-secretário de atas da Confederação.
 
Os/as adolescentes da Igreja Metodista também ganharam o devocionário Multiforme, feito pela Confederação em parceria com o no Cenáculo. São 52 mensagens escritas pelos próprios juvenis. "Um lançamento inédito. Eles/as escrevem corajosamente as suas experiências de vida, bem como os desafios da caminhada diária, sob a multiforme graça de Deus", anuncia o bispo emérito e editor do material Adriel de Souza Maia.
 
O evento contou com a presença do bispo Adonias Pereira do Lago, bispo João Carlos e do bispo Assessor da Confederação Metodista de Juvenis, José Carlos Peres. "A Juname é um marco na vida desses/as adolescentes. Certamente eles/as foram renovados por Deus e vão contagiar muitas pessoas em suas igrejas locais", enfatiza o bispo Peres. 
 
Texto: Pr. Marcelo Ramiro / Expositor Cristão

Tags: juname, expositor cristão, igreja metodista


Posts relacionados

Expositor Cristão, por Sara de Paula

EC de junho: 21º Concílio Geral

Esta é a última edição antes do Concílio Geral, a ser realizado no início de julho em Sorocaba. Será um tempo de decisões, eleições, estratégias missionárias e debates sobre diversos assuntos. Nesta edição procuramos trazer um pouco mais sobre o 21º Concílio Geral. Algumas propostas que devem ser discutidas, por exemplo, uma reforma da Associação da Igreja Metodista, os/as candidatos ao ministério episcopal, estatística. A Igreja Metodista avançou ou cresceu nos últimos anos?

Expositor Cristão, por Sara de Paula

EC de novembro: tempo de agradecer!

Novembro nos remete ao Dia Nacional de Ação de Graças. Certamente temos motivos para agradecer. Saber ser grato/a por benefícios recebidos é atitude de grandeza humana. Devemos ser gratos/as a todos/as que nos fazem bem. O tesouro mais precioso que recebemos é a vida e os benefícios que a natureza nos dá. Deus é bom.

Expositor Cristão, por Sara de Paula

EC de julho: vocação, um chamado divino

"Para os/as cristãos/ãs, esse chamado é algo especial. É uma relação de profunda intimidade com Deus, em que o Criador nos vocaciona para desenvolver um  determinado ministério na comunidade local. Os processos de formação das pessoas vocacionadas, no caso na Igreja Metodista, precisam de uma formação teológica para aqueles e aquelas que desejam seguir o caminho pastoral." Leia a edição digital gratuita.

Expositor Cristão, por Sara de Paula

[EC] Webinar do Metodismo Mundial

O webinar será realizado nos sábados do mês de agosto, dias 1º, 8, 15, 22 e 29, pela manhã, das 8h30 às 12h, e contará com palestras, diálogos e painéis, além de uma sessão especial opcional das 19h às 20h30 (horário de São Paulo, Brasil). As sessões ocorrerão através da plataforma de videoconferência Zoom.

Missionária, Expansão Missionária, Discipulado, Expositor Cristão, por José Geraldo Magalhães

Conheça o projeto missionário no Vale do Ribeira

A cidade de Registro/SP fora destacada das demais por uma grande estrela, que se multiplicava nas telas seguintes, ilustrando a estratégia a ser adotada na plantação das igrejas metodistas na região selecionada. Leia esse testemunho edicificante e saiba como iniciou o projeto no Vale do Ribeira!

Mulheres, Educação Teológica, Educação, Expositor Cristão, por José Geraldo Magalhães

Encontro de capacitação reúne mulheres de todo o Brasil

Aprendizagem e o diálogo sobre o culto a Deus que se dá comunitariamente na caminhada da vida foi um dos destaques no evento que aconteceu em junho em São Bernardo do Campo/SP

Expositor Cristão, Destaques Nacionais, Geral, por José Geraldo Magalhães

Metodistas: intérpretes da conexidade

Na Inglaterra do século 18, a conexidade destaca-se pela sua dinâmica de acolher na comunidade qualquer pessoa independente do seu passado ou condição