Publicado por José Geraldo Magalhães em Geral - 27/01/2012

Juvenis metodistas de todo o Brasil participam de capacitação em São Paulo

Juvenis da Igreja Metodista vieram de todo o país para participar da Caliju, Capacitação de Liderança Juvenil. Eles estão reunidos nas dependências da Faculdade de Teologia da Igreja Metodista em São Bernardo do Campo, SP. O encontro, que reúne 230 adolescentes, começou na noite do dia 27, e termina no dia 29 de janeiro.

A Conselheira de Juvenis da Região Missionária do Nordeste, Remne, Jane Emmerich, veio de Campina Grande, PB, para participar do evento. “A motivação é ser capacitada para levar aquilo que eu vou aprender aqui. Somos parte de uma mesma igreja, com muitas diversidades. Percebo aqui as diversas características culturais da nossa Igreja Metodista”, comenta.

Isabel, de 17 anos, saiu de João Pessoa, PB, se sente alegre em participar e conhecer um pouco mais da Igreja. “Tenho uma expectativa grande de ser capacitada por Deus para replicar e fortalecer os juvenis em nossa região. É a primeira vez que venho na Faculdade de Teologia e é muito bom conhecer onde são formados nossos pastores e pastoras”, declara.

Rosicléia Oliveira da Região Missionária da Amazôna, Rema, 17, é de Vilhena, RO, ela veio com mais dois juvenis. Ela conta como foi motivada a participar. “A motivação veio no Congresso Regional que teve na Rema. Lá o Luiz Alceu falou da Caliju, sobre a importância da gente estar participando, logo surgiu esse desejo e motivação em nosso coração”. Rosicléia também se surpreendeu com a estrutura da Igreja Metodista. “Eu não tinha a dimensão do que era a Igreja Metodista no Brasil. Conhecer a Faculdade, a Universidade foi muito gratificante porque percebi a dimensão da Igreja. Parecia ser difícil chegar aqui, mas chegamos”, diz com entusiasmo.

O desejo de replicar o aprendizado na Caliju está  também no coração da Presidente da Federação de Juvenis da Rema, Carolina Vargas, 16. “Sinto muito de feliz de participar e poder levar isso para nossa região”. Já o vice-presidende, Vitor Braga, também de 16 anos, deseja aprender mais sobre liderança. “A Caliju é uma oportunidade de aprender o máximo possível sobre liderança e nosso aprendizado não vai ficar só com a gente. Queremos replicar isso na Rema”, afirma.

Presenças - Autoridades da Igreja Metodista, entre elas o bispo da Igreja Metodista no Brasil, Adonias Pereira do Lago, o reitor da Fateo, Paulo Roberto Garcia e o bispo presidente da 3ª Região Eclesiástica, José Carlos Peres estiveram presentes na programação da manhã desta sexta-feira. 

Após a devocional da manhã de hoje, 28, o bispo José Carlos Peres falou sobre a importância do evento para a região. “Dentro do sonho que o Concílio Geral propôs de fazer cada estado brasileiro uma Região Eclesiástica,  é gratificante  sediar um evento desta natureza, porque estamos de alguma forma preparando uma Igreja, independente da idade, na sua fase mais produtiva. Estamos acolhendo e capacitando esses juvenis para fornecer as informações necessárias para serem verdadeiros líderes com a graça de Deus.”

Alexandre Pupo Quintino, membro da Coream da 3ª Região Eclesiástica, considera o evento de peso na vida da Igreja. “É importante a região estar sediando e, principalmente, por ser aqui na Fateo, pois muitos desses juvenis poderão vir para cá futuramente. Somos a maior delegação para acolher mesmo, além do mais, essa capacitação é importante para a formação de líderes na vida da Igreja”, afirma destacando também a presença das delegações das outras Regiões Eclesiásticas.

O Conselheiro Nacional dos Juvenis e um dos organizadores do evento, Luiz Alceu, falou sobre a importância de um evento desse porte. “A intenção é capacitar o juvenil com uma visão missionária. Temos um privilégio de reunir depois da Juvenília Nacional Metodista, Juname, todas as Regiões Eclesiásticas nesse evento. Isso representa a unidade do corpo de Cristo”. Luiz  Alceu comentou também sobre a Juname que vai acontecer no meio do ano. “Estamos nos preparando para a Juname como uma celebração que vai acontecer em Sumaré, SP. O Caliju é um pólo motivador na vida da Igreja onde caminhamos rumo à essa unidade”, declara.

O bispo presidente da Igreja Metodista, Adonias Pereira do Lago, acredita que a capacitação é de suma importância na vida da Igreja Metodista. “Vejo como um dos investimentos de treinamento e capacitação mais importantes que a Igreja tem juntamente com as crianças. A Igreja precisa continuar tendo esse tipo de evento de capacitação, não que os jovens e adultos não são importantes, mas eles já tiveram essa capacitação”, afirma.

A importância que o juvenil metodista tem na sociedade também foi destacada pelo bispo. “A importância é incalculável e tremendamente significativa para os juvenis. Investimos hoje, porque o potencial deles é para a Igreja de hoje e de amanhã. Eles são referênciais na sociedade, o que de certa forma, é um futuro para eles e para a Igreja”, conclui.

Texto e fotos Rev. José Geraldo Magalhães


Posts relacionados

Geral, Social, por Comunicação

Carta de Lançamento - Oferta de Ação Social 2023

  Confira a Carta de Lançamento destinada à todos os irmãos e irmãs da Igreja Metodista para a Campanha Nacional de Oferta de Ação Social!

Geral, por José Geraldo Magalhães

Geral, por José Geraldo Magalhães

Geral, por José Geraldo Magalhães

Geral, por José Geraldo Magalhães

Geral, por José Geraldo Magalhães