Publicado por Sara de Paula em Expositor Cristão - 24/03/2016

Leia o Expositor Cristão de abril: Missão Integral

O que é Missão Integral? Provavelmente algumas pessoas não sabem o que significa, mas, na vivência cristã, muitas igrejas a praticam sem necessariamente usar essa expressão para referir-se ao que estão fazendo. São atividades voltadas para dependentes químicos, pessoas que moram nas ruas, crianças e adolescentes em situação de vulnerabilidade, povos indígenas, entre tantas outras.
 
Nesta edição, mês que a Igreja Metodista celebra a semana dos povos indígenas, o Expositor Cristão entrevistou o missionário Gilson Clemente da Costa, da 4ª Região Eclesiástica. Ele está há dois anos à frente do trabalho com os/as índios/as da etnia Maxakali, próximo à cidade de Teófilo Otoni. O missionário relata a importância do trabalho que está sendo desenvolvido na região. Agora, além dos povos Tremembé, Macuxi, Guarani-Kaiowá, a Igreja Metodista também tem essa missão com os/as Maxakali. Em Belo Horizonte/MG, nasce um novo projeto para atender as pessoas que moram nas ruas. É o Instituto de Apoio e Orientação a Pessoas em Situação de Rua, o INAPER.
 
Com apenas três meses funcionando, foram quase mil pessoas atendidas. O projeto foi idealizado pela Igreja Metodista em Carlos Prates e conta com vários/as mantenedores/as. Na 5ª Região Eclesiástica, a pastora Kary Janaina, deficiente visual, lidera um projeto na sua igreja local chamado Nós Somos capazes. O objetivo é incluir todas as pessoas deficientes no projeto. A pastora dá palestras com o tema Ministério da Inclusão na 5ª e 8ª Regiões.
 
Não deixamos de mostrar a realidade política em que o país se encontra, porque entendemos que o Expositor Cristão, além de levar informação, também é fonte de pesquisa. As manifestações que aconteceram nos dias 13 a 18 de março certamente serão lembradas por muitos anos. Tê-las registradas nas páginas do jornal mostra a seriedade deste veículo de comunicação. Deus conosco! 
 
Pr. José Geraldo Magalhães 
 
 
 
       
 
 
 
 
 

Tags: expositor cristão, editorial, missão integral, manifestações, inclusão social


Posts relacionados

Expositor Cristão, por Sara de Paula

EC | 21º Concílio Geral bate à porta e traz esperança ao povo metodista

Todas as vezes que se fala em Concílio Geral (CG) se pensa em debates, discussões intermináveis, decisões importantes que precisam ser colocadas em pauta, missão da Igreja, e por vezes muitos assuntos acabam ficando para o Colégio Episcopal e/ou a Cogeam decidirem futuramente.

Expositor Cristão, por Sara de Paula

Expositor Cristão de fevereiro fala sobre a Quaresma

Abrimos esta edição com a Palavra Episcopal sobre a Quaresma – tempo litúrgico que se inicia no dia 26 de fevereiro e se estende até o dia 9 de abril. Quaresma é tempo de mudança, conversão e para consagrar-se mais a Deus. Na matéria de capa, abordamos o tema para valorizar também as ornamentações das igrejas nessa época litúrgica, que devem usar a cor roxa, cujo intuito é imbolizar a tristeza, dor e sofrimento vivenciado por Jesus no deserto. 

Expositor Cristão, Mulheres, Pastoral dos Direitos Humanos, Geral, por Sara de Paula

Carta Aberta da Sociedade de Mulheres contra a Cultura do Estupro

O texto faz referência ao estupro coletivo que aconteceu no Rio de Janeiro, contra uma adolescente de 16 anos

Expositor Cristão, Mídia, Social, por José Geraldo Magalhães

Projetos Missionários mobilizam metodistas pelo Brasil

O mês das férias é sinônimo de missão para metodistas em todo o Brasil. Eles/as deixam casa, família, descanso e lazer para evangelizar e demonstrar na prática o amor de Deus. “Não há nada melhor! É um grande privilégio”, exclama a metodista da 5ª Região, Jane Eyre. Veja os detalhes!

Expositor Cristão, Destaques Nacionais, por José Geraldo Magalhães

Novo ciclo do Expositor Cristão

A Igreja Metodista no Brasil é uma das pioneiras na comunicação cristã, sendo a detentora do único jornal evangélico, fundado por missionários no século 19 ainda em atividade: o Expositor Cristão. Ao longo dos 128 anos de história, o jornal já passou por dezenas de modificações gráficas e estruturais. Houve sempre a preocupação de atualizar e aprimorar o trabalho desenvolvido. fonte: Marcelo Ramiro /