Publicado por José Geraldo Magalhães em Geral - 20/03/2013

Lideranças da Igreja Metodista participam da posse do Reitor da Unimep

O professor Gustavo Jacques Dias Alvim foi empossado reitor da Unimep na noite desta terça-feira, 19, pelo Conselho Diretor do Instituto Educacional Piracicabano da Igreja Metodista (IEP). Alvim já exercia a função desde novembro do ano passado, após a realização de uma cerimônia interna de transmissão de cargo. Devido à proximidade de encerramento do ano letivo e início das férias, a cerimônia pública foi transferida para março. Além de o Conselho Diretor do IEP, o evento reuniu autoridades locais e da Igreja Metodista, ex-reitores da Unimep, coordenadores da equipe diretiva, diretores das faculdades, coordenadores e docentes dos cursos de graduação e pós-graduação, além de funcionários e alunos da instituição.

Solenidade – A cerimônia teve início com apresentação das autoridades e dos corais Apepú-Iamí, Realejo e Vera Cordis da Unimep, regidos pela maestrina Joanice Vicente Casemiro, com o acompanhamento da pianista Cecília Bellato. Após, os reverendos Júnior Tavernard e Nilson da Silva Júnior, da Pastoral Universitária e Escolar, promoveram uma reflexão. Tavernard relembrou a pastora Ana Glória Prates Gris, falecida no início de março, enquanto Silva Júnior falou sobre o tema da unção.

Na sequência, ocorreu a reunião do Conselho Diretor do IEP para o ato de posse do prof. Gustavo Jacques Dias Alvim como reitor, com o discurso do presidente do conselho, o bispo Stanley da Silva Moraes. Ele destacou que fé e ciência devem sempre andar de mãos dadas e que a Unimep nasceu com esse fundamento, que também a diferencia. “Ao darmos posse ao professor Gustavo Jacques Dias Alvim, o fazemos por vermos nele alguém com experiência e fé na vida. O conselho diretor age crendo que o projeto educacional que une fé e ciência é viável e necessário”, afirmou Moraes. Em seguida, ocorreu a leitura do termo de posse pela secretária-geral da instituição, Idenir Nascimento Silva, e a assinatura do documento pelo reitor e demais componentes da mesa, após o qual prosseguiram os discursos dos componentes do conselho.

O bispo Adonias Pereira do Lago, presidente do Colégio Episcopal da Igreja Metodista, bispo da 5ª região eclesiástica e presidente da assembleia geral do IEP, afirmou que “o Colégio Episcopal está bastante tranquilo quanto à nomeação. São várias as instituições educacionais que passam por alterações, mas é sabido por todos também que a Unimep sempre enfrentou desafios, superou várias dificuldades, e a que enfrenta hoje está equacionando passo a passo, por causa da sua vocação”. Já o diretor superintendente do Cogeime – Instituto Metodista de Serviços Educacionais da Igreja Metodista e diretor-geral do IEP, Wilson Roberto Zuccherato, destacou que o ato público de formalização da posse de reitor é um momento de júbilo, após a escolha daquele a quem será dada a missão de gestão da universidade. “É importante destacar também que o conhecimento é um instrumento a serviço da ação e ainda há muito por fazer”, afirmou Zuccherato.

No discurso oficial após a posse, o reitor Gustavo Alvim relembrou as palavras ditas no evento de transmissão de cargo, em novembro. Ele citou o fato de Deus ser surpreendente e também as surpresas e ciclos que marcam a sua trajetória na Unimep. “Nesse momento, Deus me surpreendeu novamente. Em 2006, afirmei que tinha completado mais um ciclo, dos muitos que vivi na instituição, já que ciclos começam e terminam e é preciso seguir adiante. O que não estava no meu horizonte era essa volta à Unimep. Recebo essa missão ciente da responsabilidade que assumo. Passamos por crises e também houve esforço na recuperação. Ainda há muito por fazer e a Unimep tem potencialidades a serem desenvolvidas.

O projeto é ousado, exigente e qualificado, mas só poderá continuar se nossos sonhos não comprometerem o equilíbrio econômico e financeiro”, afirmou o reitor. Dentre as prioridades elencadas por ele, estão o fortalecimento do processo de internacionalização, a educação a distância com propostas voltadas às necessidades da região, além de a capacitação constante de docentes e professores. Ao final, ele agradeceu a colaboração de todos, e principalmente dos familiares que o ajudam a renovar as forças necessárias ao trabalho. “Externo também a minha gratidão a Deus, por continuar servindo nessa honrosa missão”, finalizou

Texto: Angela Rodrigues
Fotos: Fábio Mendes

Veja as imagens do evento AQUI!


Posts relacionados