Publicado por José Geraldo Magalhães em Geral - 20/09/2013

Lutero e Wesley

Lutero e Wesley

Texto publicado na revista Metodista da Vila, da Igreja Metodista em Vila Isabel, RJ

Um pouco mais de duzentos e vinte anos é a diferença de tempo entre a afixação das 95 teses de Lutero na Catedral de Wittenberg(31.10.1517), que deram origem à Reforma Protestante, e a chamada "Experiência do Coração Aquecido" de João Wesley  24.5.1738) que, por sua vez, deu origem à Igreja Metodista.

A Graça amorosa de Deus é o poderoso elo que une as duas experiências. Na de Lutero, em sua tese nº 62, ele reafirma que "o verdadeiro tesouro da Igreja é o Santíssimo Evangelho da glória e a Graça de Deus.

A experiência de João Wesley foi fortemente marcada pelo pensamento de Lutero. Vejamos como Wesley mencionou no seu Diário o que ocorreu naquela noite: "À noite, fui sem grande vontade a uma reunião na Rua Aldersgate, onde alguém lia o prefácio de Lutero à Epístola aos Romanos. Cerca de um quarto para as nove, enquanto ele descrevia a mudança que Deus realiza no coração pela fé em Cristo, senti meu coração estranhamente aquecido. Senti que confiava em Cristo, somente em Cristo, para a salvação; e uma segurança foi-me dada, de que Ele havia perdoado os meus pecados, sim os meus pecados, e salvou-me da lei do pecado e da morte".

Aqui estão algumas das palavras de Lutero que foram ouvidas naquela reunião: "a fé é uma energia do coração, tão eficaz, viva e inspiradora, que é incapaz de permanecer inativa. A fé é uma constante confiança na misericórdia de Deus para conosco, pela qual nos lançamos imediatamente em Cristo e nos entregamos inteiramente a Ele"


Posts relacionados

Geral, por José Geraldo Magalhães

Geral, por José Geraldo Magalhães

Geral, por José Geraldo Magalhães

Geral, por José Geraldo Magalhães

Geral, por José Geraldo Magalhães

Geral, por José Geraldo Magalhães