Publicado por José Geraldo Magalhães em Geral - 01/07/2010

Luz no Nordeste: Atendimento às vítimas das chuvas

 

A primeira cidade a receber o caminhão-ambulatório da SBB será Palmares, em Pernambuco.

A situação dos moradores das cidades mais castigadas pelas chuvas que atingem os estados de Pernambuco e Alagoas vem comovendo a população brasileira, mobilizada no envio de doações de todas as regiões do País.

Para trazer uma palavra de esperança às vítimas deste flagelo, a Sociedade Bíblica do Brasil (SBB), por meio do programa Luz no Nordeste, une-se a esta corrente solidária, promovendo a distribuição de Escrituras e atendimento ambulatorial para a população atingida.

A primeira ação especial do programa será no dia 3 de julho, na cidade de Palmares (PE). “A situação é muito crítica e é grande a desilusão dos moradores. Mas a grande quantidade de lama ainda impede a chegada do caminhão utilizado nesses atendimentos”, relata Erní Seibert, secretário de Comunicação e Ação Social da SBB.

Além de mobilizar o caminhão Luz do Nordeste,    a SBB montou um posto de coleta na Secretaria Regional de Recife, para arrecadar dinheiro, água, alimentos não perecíveis, produtos de higiene pessoal e de limpeza. “Além das doações, precisamos de parceiros e igrejas voluntárias para esta ação, inclusive para a distribuição de donativos e materiais bíblicos nos abrigos”,  reforça Seibert. Quem quiser colaborar, a conta para depósito é: Banco Bradesco Ag 3390-1 C.c 18512-4 

A iniciativa integra o Programa A Bíblia em Situação de Emergência da SBB, que tem o objetivo de oferecer assistência espiritual e social a segmentos da população em situação de risco social, sobretudo vítimas de calamidades. As ações são implementadas por meio de parcerias com organizações governamentais e não-governamentais, que possibilitam distribuir materiais bíblicos a essa população. Nesta ação no Nordeste, a SBB conta com a ajuda da Sociedade Bíblica da Escócia.

Luz no Nordeste - Inaugurado em 2009, o programa Luz no Nordeste conta com uma equipe multidisciplinar de profissionais. Na área da saúde, os voluntários estão capacitados a prestar serviço nas especialidades de clínica geral, fisioterapia, enfermagem e odontologia. Além disso, executam ações preventivas e educativas, por meio de palestras e exames clínicos, entre os quais o de Papanicolau. Sem conotação doutrinária, o trabalho de assistência espiritual envolve doação de literatura bíblica, aconselhamentos, audição do Novo Testamento, palestras, oficinas de leitura, além de atividades lúdicas com a Bíblia junto ao público infantil.

Destaque
A SBB – A Sociedade Bíblica do Brasil é uma organização sem fins lucrativos, de natureza filantrópica, assistencial, educativa e cultural. Sua finalidade é traduzir, produzir e distribuir a Bíblia Sagrada, assistencial, educativa e cultural.
O caminhão Luz no Nordeste está equipado para dar apoio à equipe de atendimento. O veículo conta com dois consultórios médicos e um espaço cultural, batizado de “Mundo da Bíblia”, no qual são divulgadas informações e curiosidades sobre o Livro Sagrado. Em Serra Branca serão realizados atendimentos médicos e procedimentos de enfermagem, como aferição de pressão e teste de glicemia (HGT). Haverá também recreação infantil, narração de histórias e brincadeiras diversas.

A iniciativa está inserida no programa Luz no Brasil, criado em 2008, pela Sociedade Bíblica do Brasil (SBB) para atender comunidades em situação de risco social. Tendo como linhas de atuação o desenvolvimento espiritual e a promoção da saúde, educação, cultura e cidadania, o programa já engloba duas outras ações igualmente importantes, o Luz na Amazônia – mantido há 48 anos e inspirador da ação – e o Luz no Sul.

A SBB – A Sociedade Bíblica do Brasil é uma organização sem fins lucrativos, de natureza filantrópica, assistencial, educativa e cultural. Sua finalidade é traduzir, produzir e distribuir a Bíblia Sagrada, um verdadeiro manual para a vida, que promove o desenvolvimento espiritual, cultural e social do ser humano, provocando, assim, a transformação daquele que com ela entra em contato. Para cumprir a missão de distribuir, de forma relevante, a Bíblia a todas as pessoas, desenvolve programas de assistência social e espiritual em todo o País. Fundada em 1948, construiu sua trajetória com base na missão de "promover, sem fins lucrativos, a difusão da Bíblia e sua mensagem como instrumento de transformação espiritual, de fortalecimento dos valores éticos e morais e de incentivo ao desenvolvimento humano, nos aspectos espiritual, educacional, cultural e social, em âmbito nacional”. 


Posts relacionados