Publicado por José Geraldo Magalhães em Geral - 20/09/2013

manifesto reitores

Declaração dos reitores, da reitora, diretores gerais e diretora geral, das Instituições Universitárias Metodistas e de Educação Básica em apoio ao professor e reitor Davi Barros e a sua equipe, na difícil travessia da Unimep para a condição de viabilidade e liderança.

O declínio do número de matrículas, a perda de receita e de horizontes, o endividamento crescente, todos ingredientes de uma crise prolongada, condenam a Unimep à condição atual. O personalismo de dirigentes e a priorização de investimentos sem foco na atividade fim, sustentados em equívoco exercício da autonomia universitária para garantir benesses corporativas, exauriram o potencial da Unimep. Assumir os erros de gestão publicamente em vez de apontar genericamente fatores externos seria o ato responsável e honesto de ex-dirigentes cujo desejo fosse ver a Universidade encontrar rumo saudável.

É honesto não confundir autonomia universitária com condução inconseqüente, voltada para manutenção de interesses particulares e inconfessos, a negar a vocação universitária de mudança e prevalência do espírito público. É honesto declarar aos estudantes que os salários acima de qualquer parâmetro sustentável não cabem nas mensalidades por eles pagas e colocam em risco investimentos imprescindíveis na qualidade das condições para o aprendizado. É honesto não aviltar a democracia, que é cara, como se pudesse ser avocada e instrumentalizada impunemente na universidade, para encobrir embustes.

Desejamos ver a Unimep retomar o seu papel de liderança entre as instituições universitárias metodistas. Temos claro que somente uma nova cultura de austeridade, disciplina, eficiência econômica poderá assegurar qualidade, crescimento e intervenção social que já foram marcas dessa universidade.

Instamos a comunidade da Unimep à compreensão do momento, a repudiar atitudes que tentam neutralizar o potencial de renovação que a crise propicia, valendo-nos da expressão do Frei Beto: "crise vem do verbo acrisolar, significa purificar, depurar". Declaramos apoio incondicional aos professores Davi Ferreira Barros, Rinalva Cassiano Silva e Sergio Marcus Nogueira Tavares, e a todos(as) que na comunidade acadêmica percebem que mudar agora a prática administrativa é talvez a última chance que a universidade tem de se re-posicionar de modo afirmativo no seu compromisso com a cidade de Piracicaba e com esta geração de estudantes que a ela confia o seu melhor tempo e suas melhores energias.

Marcio de Moraes - Reitor da Universidade Metodista de São Paulo
Roberto Pontes da Fonseca - Reitor do Instituto Granbery da Igreja Metodista
Adriana Rivoire Menelli de Oliveira - Reitora do Centro Universitário Metodista IPA e da Faculdade Metodista de Santa Maria
Jaider Batista da Silva - Reitor do Centro Universitário Metodista Bennett e do Centro Universitário Metodista Izabela Hendrix
Joaquim de Miranda Rosa Filho - Diretor Geral da Faculdade Metodista de Ciências Humanas e Exatas, Instituto Americano de Lins, Instituto Noroeste de Birigui e Colégio Metodista de Ribeirão Preto.

São Bernardo do Campo, Juiz de Fora, Porto Alegre, Santa Maria, Rio de Janeiro, Belo Horizonte, Birigui, Lins e Ribeirão Preto.
19 de dezembro de 2006.

 


Posts relacionados

Geral, por José Geraldo Magalhães

Geral, por José Geraldo Magalhães

Geral, por José Geraldo Magalhães

Geral, por José Geraldo Magalhães