Publicado por Julyana Rodrigues em Oficial, Administração - 15/05/2014

Manual de Identidade Visual

 
A Marca
 

Desde os remotos tempos bíblicos os símbolos são utilizados para comunicar mensagens, representar informações importantes para as pessoas. Com a marca ou logotipo de uma empresa, produto ou instituição não é diferente. Ela tem a tarefa de representar gráfica e visualmente toda a mensagem que sua detentora autoral pretende assumir como conceitos e valores perante a sociedade.

 

Para crescer "saudável" num mundo digitalizado, a marca enfrenta novos, desconhecidos e, portanto mais complexos desafios. Não somente pela estética alinhada ao tempo, espaço e cultura onde a marca, como desenho ou símbolo está inserida, mas também pelo conceito que ela carrega em si, comunicando a filosofia da empresa ou instituição que ela representa de forma concisa e padronizada. O sucesso da assimilação e maturação de uma marca depende não somente do trabalho de marketing, mas principalmente, de uma apresentação padronizada e sistematizada, isto é o que chamamos de identidade visual.

 
Cores
 
 

A tipologia, escalas de cor e proporções da marca não são mera sugestão, devem ser seguidas rigorosamente a fim de mantermos a identidade e uniformidade visual de todos os materiais gráficos da Igreja Metodista.

 

A seguir apresentaremos um breve histórico de como foi concebida e desenhada à marca da Igreja Metodista e escolhida a tipologia que, de agora em diante, fará parte desta marca.

 
Cruz e Chama
 

Este símbolo foi criado nos Estados Unidos em 1968, ano do nascimento da Igreja Metodista Unida. Nesse ano, um Concílio da nova Igreja (a Metodista Unida) nomeou uma equipe liderada por Edward J. Mikula para criar uma marca "oficial" para a nova denominação que surgiu a partir da fusão. Na equipe de Mikula, trabalhava Edwin H. Maynard, que pesquisou os aspectos simbólicos da marca "oficial". Tanto Mikula quanto Maynard decidiram que qualquer símbolo que fosse criado deveria carregar alguma expressão de calor como aquela que John Wesley sentiu em seu coração, na Rua Aldersgate, na Inglaterra, quando da sua experiência religiosa, em 24 de maio de 1738. Por isso é que a equipe liderada por Mikula assumiu o emblema que contém a cruz vazia, lembrando o Cristo ressurreto, e a chama, lembrando aquele calor estranho no coração de Wesley, naquela noite de primavera, na Inglaterra do século 18. Além disso, o simbolismo do emblema nos relaciona com Deus, o Pai, através da segunda e terceira pessoas da Trindade: o Cristo (cruz) e o Espírito Santo (chama).

 

A marca foi registrada em 1971 no Departamento de Marcas e Patentes dos Estados Unidos. No Brasil, está registrada no INPI - Instituto Nacional de Marcas e Patentes. Portanto, esta é uma marca que pertence unicamente à Igreja Metodista. Qualquer pessoa ou entidade que desejar utilizar este emblema em camisas, bótons e outros objetos deverá solicitar autorização à Sede Nacional da Igreja Metodista.

 
Uso da Marca
 

A marca, também designada símbolo ou pictograma, não pode, sob-hipótese nenhuma, ser deformada, atachada, inclinada ou alargada para caber em qualquer espaço. Qualquer ajuste no tamanho da marca deve respeitar sua proporcionalidade. Nos programas editores sempre redimensione a marca utilizando as alças dos cantos, jamais as abas laterais ou superiores. A distância entre a Cruz e a Chama e também a relação de tamanho entre uma e outra também não pode ser alterada.

 
 
Tipologia.
 

Como estudo inicial para a marca da Igreja Metodista, pesquisamos e adotamos uma tipologia que transmitisse ao mesmo tempo, força, robustez, modernidade associada à tradição e facilidade de leitura.

 

Escolhemos a família da fonte Trebuchet MS nas versões Normal e Bold com os espaçamentos entre as letras ajustados caso a caso.

 
 
Cores.
 
 

C: 0 | M: 100 | Y: 100 | K: 0

Pantone 172 C

R: 230 | G: 0 | B: 5

#E60005

 
 

C: 0 | M: 0 | Y: 0 | K: 100

Pantone Process Black C

R: 0 | G: 0 | B: 0

#000000

 
 

C: 0 | M: 0 | Y: 0 | K: 40

Pantone Cool Gray 5 C

R: 176 | G: 175 | B: 181

#b0afb5

 
Opções de Aplicação.
 

Apresentamos a seguir as diferentes formas em que a marca da Igreja Metodista pode ser aplicada.

 
Cor
 
Assinatura
 
Tons de Cinza
 
Positivo
 
Negativo
 

   Faça download no Google Drive de todas as variações   

Se o download não iniciar automáticamente, por favor acesse o link: Bom dia. Por favor, copie o link abaixo e cole em seu navegador: https://metodista.org.br/content/interfaces/cms/userfiles/files/Manual_Identidade/Logos.zip

 

Tags: logotipo, marca, manual-de-identidade-visual


Posts relacionados

Administração, por Sara de Paula

Rev. Renato Saidel assumirá a Secretaria para Vida e Missão da Igreja Metodista brasileira

O Rev. Renato Saidel Coelho, oriundo da 3ª Região Eclesiástica, assumirá a partir do dia 1 de fevereiro de 2023 o cargo de Secretário Nacional para Vida e Missão da Igreja Metodista brasileira. O cargo é ocupado atualmente pela Revda. Joana D´Arc Meireles, que desenvolve essa missão desde 2008. Ela anunciou a sua aposentadoria no 21º Concílio Geral da Igreja, em junho de 2021.

Geral, Oficial, Destaques Nacionais, Colégio Episcopal, Política, por José Geraldo Magalhães

Fake news: esclarecimento do Colégio Episcopal

O Colégio Episcopal vem a público informar que notícias que estão sendo veiculadas na internet, principalmente na página do Facebook chamada Wesley Depressivo, dizendo que a Igreja Metodista apoia candidatos políticos ou não deve votar em tal candidato é falsa. Nós, Bispos e Bispas, já orientamos os membros da Igreja em documento publicado no Órgão Ofical Metodista - Jornal Expositor Cristão na edição de setembro e no site institucional (www.metodista.org.br). Os documentos estão acessíveis ao público gratuitamente. Nosso dever é orientar a Igreja em todos os âmbitos da missão. 

Oficial, por José Geraldo Magalhães