Evento no in?cio do m?s discutir? ainda a diversidade e a inclus?o educacional
LUCIANA CONSTANTINO
DA SUCURSAL DE BRAS?LIA
Publicado no Jornal Folha de S.Paulo, 14 de novembro de 2006
Previsto na Constitui??o e na LDB (Lei de Diretrizes e Bases da Educa??o) de forma facultativa, o ensino religioso em escolas da rede p?blica voltar? ao debate no in?cio do pr?ximo m?s, quando o Minist?rio da Educa??o far? um evento para discutir temas ligados ? diversidade e ? inclus?o educacional.
Ontem, professores e pesquisadores se reuniram na Secad (Secretaria de Educa??o Continuada, Alfabetiza??o e Diversidade) para iniciar as discuss?es sobre os principais pontos a serem tratados no semin?rio “Os desafios do ensino religioso como ?rea do conhecimento no contexto escolar”, marcado para 4 e 5 de dezembro.
“Queremos aproveitar o ambiente rico da educa??o para tentar fazer com que as v?rias vis?es de mundo conversem. O ensino religioso, a partir de uma vis?o ecum?nica, tem a potencialidade de discutir a toler?ncia e o pluralismo”, diz Ricardo Henriques, secret?rio da Secad. Ele descarta a obrigatoriedade da disciplina ao lembrar que as bases para o debate ser?o a Constitui??o e a LDB.
Afirma ainda que o ensino religioso ser? um dos 14 temas a serem tratados entre 4 e 8 do pr?ximo m?s. Estar? ao lado de diversidade sexual, educa??o ind?gena, gravidez na adolesc?ncia e direitos humanos.
A Constitui??o prev? o ensino religioso como disciplina em hor?rio normal das escolas p?blicas de ensino fundamental, por?m com matr?cula facultativa. J? a LDB, em vigor desde 97, mant?m claramente a matr?cula facultativa e assegura “o respeito ? diversidade cultural religiosa, vedadas quaisquer formas de proselitismo”.
Cabe aos Estados e munic?pios regulamentarem os procedimentos para definir o conte?do. Para o professor e pesquisador Jos? S?rgio Junqueira, que participou da reuni?o ontem, a id?ia ? discutir a religiosidade dentro de um contexto que inclui direitos humanos, diversidade e pluralidade. “A religiosidade ? mais ampla.”
S?o Paulo
As aulas de ensino religioso come?am no ano que vem na rede municipal de S?o Paulo. A freq??ncia ser? facultativa aos alunos e as aulas ocorrer?o fora do per?odo normal curricular.
O objetivo ? dar um curso de cunho multirreligioso. Os professores podem ser habilitados em qualquer disciplina (de matem?tica a hist?ria). Segundo a Secretaria Municipal da Educa??o, cada escola definir? dia e hor?rio das aulas, que ser?o dadas para alunos da 1? ? 8? s?rie.
J? na rede estadual, o ensino religioso ? ministrado desde 2002 na 8? s?rie, uma vez por semana, dentro da grade curricular, e tamb?m ? facultativo. A secretaria diz que h? 470.850 alunos na 8? s?rie da rede, mas n?o sabe dizer quantos participam da aula de religi?o. Os professores devem ter licenciatura em hist?ria, filosofia ou ci?ncias sociais. S?o 3.063 docentes que d?o aulas da disciplina na rede. O conte?do visa aprofundar a hist?ria das religi?es.
Colaborou DANIELA T?FOLI , da Reportagem Local

