Publicado por José Geraldo Magalhães em Geral - 13/09/2013

Memória

Jóia rara, lapidada pelas agruras desta vida e pela preocupação com os "seus".

Ouro do mais puro quilate, refinado na vontade de viver, na tristeza ou na alegria.

A mais nobre de todas as suas virtudes: Honrar e praticar a Palavra de Deus!

O mais precioso de todos os seus bens: A sua família!

A própria essência do saber, experiência para nos unir e para nos reunir.

Uma explosão de amor pela leitura da Bíblia Sagrada e pela sua fé em Jesus,

Gosto genuíno pelo Evangelho de Cristo, pela presença no templo, "a ceia" e os hinos de louvor.

Uma perseverança verdadeira, paz numa vida sofrida, mas vitoriosa aqui e no porvir,

Somente saciada com a sua devoção e obediência ao nosso Salvador.

Tinha apenas dois grandes sonhos ainda para se cumprirem:

O chegar aos 100 (cem) anos e ver toda sua descendência no altar do Senhor.

Realizou com alegria e perseverança, tudo quanto pode fazer.

Ouviu e praticou: "é melhor estar diante do Altar, do que em qualquer outro lugar",

Sabedor de que somente Jesus Cristo é O Caminho que nos leva à salvação.

Agora, ele já está dormindo, esperando pela ressurreição.

"Preciosa é aos olhos do Senhor, a morte dos Seus santos" (Sl 116.15)

Papai! Talvez somente agora eu possa dizer que sei o que realmente e verdadeiramente significa esta palavra: Papai! AMOR INCONDICIONAL!

Papai! A sua fé em Cristo era tão firme e sabendo que Jesus pode todas as coisas, não titubeou em momento algum. Fundou e ajudou a fundar a Igreja Metodista de Lins, de Marília e a de Uberlândia, onde permaneceu até o dia da tua partida para os braços do Senhor. Mesmo jovem, o senhor já tinha consciência do "Ir e pregar o Evangelho à toda criatura" e fez isto durante toda a tua vida, até o último dia.

Papai! O senhor nos ensinou a sermos fortes em meio as fraquezas; a sermos alegres em meio as tristezas; a sermos obedientes em meio a tantos descaminhos; a sermos bondosos em meio a tanta maldade; a entoarmos louvores em meio as tribulações; a amarmos em meio a tanto ódio; a perdoarmos em meio a tantas ofensas, a superarmos todas as mágoas, marcas e cicatrizes que o mundo nos impôs, e a nos doarmos sem esperar nada em troca. O senhor nos ensinou também, que não é o que temos, mas quem somos, que é o que importa. O senhor nos ensinou que tudo é passageiro, mas que existe uma vida eterna - em Cristo Jesus! O senhor nos mostrou que o nosso alvo deve sempre ser: Ir morar no céu, na eternidade com Deus, pois Jesus disse: "Todas as coisas hão de passar, mas as minhas Palavras, nunca passará", pois "Deus é Amor!".

Papai! O senhor não recebeu nesta vida, tudo o que merecia, mas recebe, agora, na tua morte física, tudo o que Jesus fez e ainda vai fazer em tua família, para que possamos te encontrar, todos juntos, diante do Altar de Deus, com muita alegria. E eu vou contar as horas e vou esperar, como o senhor esperou, por este dia.

Papai! A mamãe viveu ao teu lado 68 anos e 08 meses, sendo amada esposa, companheira, adjutora idônea, sempre firme e forte quando algo dava errado, esteio e coluna em sua ausência e sempre disposta a "ser fiel a ti até a morte". Agora, ela está aqui, olhando, a "sua cadeira vazia", a cama onde o senhor dormia, tuas coisas tão somente tuas, tão pessoais e especiais, mas que agora fazem parte das lembranças dos bons momentos, dos bons e dos maus tempos, mas, principalmente das boas recordações, porque estas são as que verdadeiramente importam, pois nada foi maior do que o amor de vocês dois, abençoado por Deus do primeiro dia e até tanto tempo depois (68a08m). Um dia ela jurou estar contigo "na alegria ou na tristeza, na saúde ou na doença, na riqueza ou na pobreza, até que a morte os separasse". Eu posso te afirmar, papai, que nem a morte os separou e nem separará, porque o seu amor, papai, dentro dela, para sempre, permanecerá.

Papai! Não sabemos como será de hoje em diante sem ti, mas sabemos onde e com Quem o senhor está. E é saber que o senhor está com Jesus, é a única coisa que nos consola agora, que nos conforta o coração, que ajuda-nos a lidar com a saudade e que nos revigora.

Papai! Não vamos te dizer adeus, mas "até breve!", porque sabemos que um dia, nos reencontraremos na glória eterna, no paraíso de Deus, na Jerusalém Celestial!

Papai! Só podemos te dizer: Obrigado por teres sido o nosso pai... O nosso papai! E nós te amamos muito! O senhor vai fazer muita falta. Somos todos, orgulhosos de termos tido o senhor conosco tanto tempo. Mas, entendemos que, por teu sofrimento dos últimos meses, o senhor merece o privilégio de já estar na glória eterna com Jesus, por tudo quanto o senhor fez como cristão e por todo amor que o senhor nos deu e a Cristo concedeu! Em nome de todos os teus filhos, filhas, genros, noras, netos, netas, bisnetos e bisnetas, eu te digo: Obrigada... mil vezes obrigada... papai! Tua filha Ivete.

Ivete Rosa de Azevedo - iveterosado@gmail.com (34) 3212.5491 - 9672.6727 - 3237.2906 - Uberlândia - MG

 

Saudades da Sra. Wanda Moraes de Almeida

 

   Dona Wanda é ex-presidente da Federação de Mulheres (década de 70). Atuou também, brilhantemente, no cargo de Secretária da Federação. Num âmbito maior, fez parte da Confederação Feminina Metodista da América Latina, representando o Brasil em reuniões internacionais.

A fidelidade de D. Wanda não foi somente em cargos de maior projeção. Filiada há 51 anos à IM Vila Mariana (São Paulo, III Região), era presença constante e fiel. Ela e seu esposo, Carlos Vilas Boas de Almeida, sempre apoiaram o pastor, a Igreja, os irmãos. Ocuparam diversos cargos de liderança exercendo com primor e cuidado todas as suas funções.

A propósito dos 80 anos que a revista VOZ MISSIONÁRIA está completando, reportamo-nos a alegre episódio ocorrido em Congresso de Mulheres da III Região, há uma década atrás. As irmãs elaboraram sessão de prêmios às participantes. As contempladas recebiam faixas alusivas ao destaque alcançado. Eram carinhosamente chamadas de "Miss". D. Wanda destacou-se porque, em seu depoimento, revelara fato inédito: havia conhecido, pessoalmente, TODAS as Redatoras da Voz Missionária em seus setenta anos de publicação! Isso lhe rendeu faixa especial: "Miss Matusalém"!!!

   D. Wanda, na intimidade de sua vida no lar, não foi menos exemplar. Seus quatro filhos o confirmam. Filhos dela e do esposo querido, Carlos, falecido aos 68 anos, em 1.992. O primogênito é Carlinhos, 57 anos de idade. Flávio é o segundo: 55 anos, e 32 anos de pastorado na III Região. Atualmente está na IM Cunha (SP). Cláudio, o terceiro, faleceu de câncer aos 22 anos (1.979).

Este é um filho que precedeu a Mamãe no Lar celestial. Walkyria, a caçula, 47 anos. Médica extremamente atenciosa com seus pacientes dedicou-se por onze anos à Missão Metodista em Manaus (1.990-2.000). Muito da Igreja Metodista e dos avanços missionários na capital amazonense devem-se aos esforços da Doutora Walkyria.

 

 Sra. Wanda foi cristã autêntica, e amiga incomparável. As saudades que sentimos dela demonstram o quanto é querida. Quase à meia noite do domingo, 23 de agosto, despediu-se de todos nós. No dia seguinte, velada na Vila Mariana, pastoreada pelo Rev. Edson Cezar da Silva, recebeu as últimas homenagens.

Na foto ao lado D. Wanda com a Bisneta no colo.

 Dois bispos estavam presentes: Revmo. Adriel de Souza Maia e Nelson Luiz Campos Leite. Junto a eles, uns quinze pastores. Não foi preciso tecer palavras bonitas para enriquecer aqueles momentos de homenagem póstuma. Bastou lembrar a simplicidade de uma Vida todinha cumprindo o lema das Mulheres Metodistas: viver para servir.

Um dos hinos entoados nesse Culto havia sido pedido, em vida, pela própria D. Wanda. O número 453 do Hinário Evangélico. "Adeus terrestres esplendores! Eu já enxergo o lar". Este hino expressou exatamente o que D. Wanda nutria no coração: "Eu vou partir. Qual passarinho para o ninho, desejo aos Céus subir"!

 

Homenagem mais que merecida ao vovô Said

A IMCB( Igreja Metodista Central em Bangu), no último dia 04 de Janeiro de 2009, devolveu ao Senhor Jesus uma de suas Pérolas, Vovô Said Bragança. Cristão convicto converteu-se em 1924 no pastorado do Rev. João Ramos. Foi levado por seus amigos à Igreja Metodista dos Ferreirinhos para nunca mais deixar a Igreja que o acolheu; um exemplo de Metodista. 

 

Said e Ilda Bragança.

Said nasceu em 1907 na cidade de Alegre no Espírito Santo, foi lavrador e carpinteiro de profissão; professor de Escola Dominical, ministrava aos jovens quando conheceu sua esposa , irmã Hilda Bragança, companheira fiel desde 24 de Julho de 1935, casados por 73 anos, cederam seu exemplo a muitos casais e que de grata memória continua servindo de exemplo para aqueles que acham que o amor é apenas enquanto durar. 

Vovô Said foi um lutador, viu duas guerras mundiais, um país de muitas epidemias e de lutas políticas, viu a ditadura subir ao poder e também ceder o lugar à democracia; homem de fé e fiel a DEUS, venceu o tifo, que dizimou milhara de pessoas, uma grave pneumonia dupla e uma tuberculose que o afastou da vida familiar por três anos. Para o irmão Said não existia obstáculos para estar na casa do Senhor com sua família, e quando a distância parecia crescer, ele abria as portas de sua casa para pregação do evangelho e salvação de vidas, foi assim que nasceram as Igrejas Metodistas de Volta Redonda e Lírios de Sião em Padre Miguel -RJ; cabe-nos lembrar que sua esposa Hilda foi a 1ª Presidente de Sociedade de Mulheres da IM de Volta Redonda, fato até hoje lembrado com gratidão por esta amada Igreja. 

A história de cooperação e fé de vovô Said com a IMCB começou em 27 de Novembro de 1949, quando aqui chegou e se estabeleceu; foi recebido por transferência pelo Rev. Arcendino Teixeira e até a data do seu falecimento foi um cooperador e dizimista fiel, mais um exemplo a ser seguido.

Capixaba lutador, era flamenguista como gostava de lembrar; deixou esposa, filhos, netos , bisnetos e um exemplo a ser seguido pela nova geração de Metodistas.

Vovô Said, descanse merecidamente depois de 101 longos anos, recolhido pelo Senhor. Estamos certos que junta-se à estirpe dos audazes que cantam no grande Coral Celeste.Homenageamos a memória do irmão Said Bragança lembrando a estrofe do hino 272 do qual o irmão muito gostava de cantar:

"Breve a noite desce,

noite de Emaús,

E meu ser carece

De te ver, Jesus;

Companheiro amigo

Ao meu lado vem!

Fica ó Deus comigo,

Infinito bem!"

Até Breve!

Rev. Geovanilson Rodrigues (seu último pastor na Terra).

 

Histórias do metodismos em Sacra Família, no Rio de Janeiro, deixa saudades

Que a paz de Cristo reine em suas vidas!
 
Faço parte da Igreja Metodista em Vista Alegre no Rio de Janeiro. Nasci num lar evangélico, graças a Deus. Meus pais se converteram através do trabalho evangelístico do Rev. Sebastião Reis há muitos anos quando eram recém-casados.
 
Com a conversão, houve uma mudança radical em suas vidas e eles foram parar em Sacra Família no Estado do Rio de Janeiro, depois de terem perdido o "Armazém" (fonte de sustento da família), pois deixaram de vender bebida alcólica e abandonaram a idolatria, indo trabalhar como empregado responsável no setor do campo agrícola numa escola do governo, pois tinha grande experiência com fazenda. 

 

Eugênio e Joana.

 Meu pai, Eugênio Júlio Huguenin, teve quinze filhos e nos criou sempre ensinando a palavra de Deus.
Todos os dias ele realizava o "culto doméstico". Quando crecemos um pouco, com uns dez ou doze anos, ele nos dava oportunidade para dirigir o culto, cantar, ler a bíblia ou orar. E assim fomos sendo preparados para hoje servirmos ao Senhor.

Crescemos amando a Igreja Metodista e hoje quase todos somos membros dela, tanto filhos como genros, noras e netos. Louvo ao Senhor pela vida de meus pais que souberam nos ensinar o caminho certo, Jesus.
 
Fomos pioneiros no trabalho Metodista em Sacra Família, onde não havia nenhuma igreja evangélica quando chegamos.
Meu pai tinha realmente paixão pelas almas perdidas!
 
Lembro das caminhadas à noite por trilhas no meio da mata indo realizar culto em casa de alguma pesoa interessada no evangelho.Ele ia à nossa frente com uma lanterna clareando o caminho. Os irmãos mais velhos, após o culto, ajudavam a carregar os mais novos que acabavam dormindo. 
 
Aos domingos, sempre tinha culto em nossa casa e uma vez por mes, ia um pastor ministrar a ceia e pregar. Então era dia de festa! O pastor se hospedava em nossa casa nesse dia. Lembro do Rev Frederic Black Maitland (não sei se é assim que se escreve o nome dele), sempre nos levava balas e deliciosos chocolates.
 

   Fomos pioneiros no trabalho Metodista em Sacra Família, onde não havia nenhuma igreja evangélica quando chegamos. Meu pai tinha realmente paixão pelas almas perdidas!

Sempre fomos uma família muito respeitada, mas na hora em que meu pai ia conosco para fazer o "Culto" ao ar livre, muitas vezes saimos correndo por causa das pedradas que nos atiravam. Apesar disso meu pai nunca deistiu de evangelizar. Naquela época (década de 1950) Sacra Família era apenas um povoado.
 
O que me inspirou escrever esse e-mail, é que eu recebi um exemplar do Expositor Cristão na Igreja e lembrei-me que meu pai, enquanto viveu nunca deixou de ser assinante desse jornal.
 
Herdei do meu pai o dom de evangelizar. Fiz o curso de evangelismo no PMF em Araras RJ no ano 2000 e durante os 6 anos que se seguiram trabalhei nesse maravilhoso projeto, onde vivi experiências incríveis junto das pastoras Celma Antunes, Dilcéa C. Dias e Rosilene Santos e nos campos Missionários ende éramos enviados como equipe no período pratico.
 
Hoje aos 62 anos, agradeço ao Senhor por todas as oportunidades que Ele me tem dado para servi-lo nas diversas áreas dentro da Igreja ou fora dela; à nível local ou regional.
 

Iva Huguenin Teixeira

 


Posts relacionados

Geral, Intercessão, por Julyana Rodrigues

Semana de oração pela Bulgária, Hungria e Romênia

Nesta semana estamos em oração pela Bulgária, Hungria e Romênia. Você é convidado a fazer parte desse círculo de oração entre os dias 14 de setembro a 20 de setembro de 2014. Envolva sua Igreja e faça parte também desses momentos de oração em comum. Leve os motivos de ações de graças e intercessões nos cultos de orações de sua comunidade.

Geral, por José Geraldo Magalhães

Geral, por José Geraldo Magalhães

Geral, por José Geraldo Magalhães

Geral, por José Geraldo Magalhães