Publicado por José Geraldo Magalhães em Geral - 13/09/2013

metodista candidato

São Paulo, sábado, 21 de fevereiro de 2009  

 

ÁFRICA DO SUL

Partido dissidente do CNA indica bispo como candidato

DA REDAÇÃO

   O Congresso do Povo (Cope, na sigla em inglês) -partido sul-africano lançado em dezembro passado- escolheu ontem o bispo metodista Mvume Dandala como candidato às eleições presidenciais marcadas para 22 de abril.
O Cope se formou após rachas no partido Congresso Nacional Africano (CNA), hegemônico desde fim do apartheid, em 1994, com a derrota do então presidente Thabo Mbeki pelo controle da legenda.
Analistas apontam que o desafio do Cope, visto como primeira alternativa real ao CNA, é quebrar a maioria qualificada (2/3) dessa legenda no Parlamento.
O novo partido busca atrair a classe média e empresários, receosos com a influência da esquerda no partido governista, hoje sob a liderança de Jacob Zuma, favorito à eleição presidencial.
O bispo Dandala, 57, celebrou a cerimônia de casamento do ex-presidente Nelson Mandela, que recentemente apareceu em campanha ao lado de Zuma.
A África do Sul responde hoje por 20% da economia do continente, mas também enfrenta problemas de ordem política e econômica: violência alarmante, desigualdade social, epidemia de Aids e inúmeros casos de corrupção no governo.

Com agências internacionais


Posts relacionados