Publicado por José Geraldo Magalhães em Geral - 13/09/2013

Metodista participa de reunião na Etiópia

Diana Fernandes, presidente da Confederação de Jovens, integra comissão do CMI

Addis Ababa, Etiópia, 29 de Janeiro de 2010

"Antes, corra o juízo como as águas; e a justiça, como ribeiro perene." (Amós 5: 24)

  A ECHOS, Comissão da Juventude no Movimento Ecumênico, reuniu-se em Addis Ababa, Etiópia, para o seu terceiro encontro como comissão do Conselho Mundial de Igrejas, de 24 a 29 de janeiro de 2010. 

 Durante o encontro, a ECHOS reafirmou seu comprometimento com o desenvolvimento da juventude no movimento ecumênico, no Conselho Mundial de Igrejas, bem como em igrejas e organizações que, mesmo não pertencendo ao CMI, tem membros que servem nas comissões do Conselho. Por meio dessa reunião, a ECHOS confirmou também o seu compromisso de expansão de espaço para a formação ecumênica como um dos objetivos mais importantes da comissão de juventude. Por outro lado, um som reverberava que um "Eco" fora do encontro na Etiópia estava bastante claro: gritos de justiça clamam pela paz. Echos busca pela paz.

   

Superando a violência

A violência toca as vidas de crianças e jovens de uma forma evidente. Por isso, nós lamentamos que crianças e jovens sejam muitas vezes perpetuadores de violência - reconhecemos que, muito freqüentemente, crianças e jovens são mais vulneráveis, esquecidas e negligenciadas, como vítimas da violência.

Mesmo assim, o chamado pela paz está muito presente no coração da juventude.Encontrar-se freqüentemente com o grupo de referência da Década para a Superação da Violência e também com o Comitê de Planejamento para a Convocação Ecumênica Internacional pela Paz (CEIP), fez a ECHOS refletir sobre a violência que oprime nossas comunidades.

Sendo o encontro da ECHOS realizado em Addis Ababa e tendo também a África como país foco do programa Década para a Superação da Violência, a comissão de juventude esteve particularmente sensível às formas de violência praticadas no continente africano. No começo da reunião foram compartilhadas histórias de violência dentro da perspectiva de jovens ecumênicos africanos. Foram escutados, também, os testemunhos de refugiados residentes em Addis Ababa; uma conversa sobre questões de gênero e a mutilação da genital feminina na Etiópia; um encontro com o Diretor da Paz e Conselho de Segurança da Comissão da União Africana e sua Excelência Mazimhaka Patrick, ex vice-presidente da Comissão da União Africana. Essas histórias revelaram testemunhas em conflitos sofridos no continente e o trabalho extraordinário que as igrejas dentro e fora do continente podem fazer para construção da paz se elas agirem com a coragem necessária para quebrar o silêncio quando elas sentem-se indignadas com a violência.

  A ECHOS continuará a trabalhar em proximidade com os comitês da Década para a Superação da Violência e com a Convocação Ecumênica Internacional pela Paz (CEIP), levantando situações sobre experiências de violência experimentadas pela juventude, oferecendo perspectivas contextuais sobre a busca pela paz e compartilhando a esperança de paz nas igrejas e nas organizações representadas pelos membros da ECHOS. 

Orações pela Justiça e Paz que emergiram durante o compartilhar regional dos membros da ECHOS:

* Reconhecemos que os conflitos na África trazem um legado histórico de injustiças perpetuadas contra a África e seus vários desafios de governo; Confessamos nosso papel em tais injustiças; oramos por humildade, discernimento e coragem respondendo em solidariedade com aqueles que buscam por justiça no continente africano;

* ECHOS une-se em lamentação em relação ao impacto devastador do terremoto que afetou o Haiti no dia 12 de janeiro de 2010. Sofremos com aqueles que estão sofrendo e que perderam suas famílias, amigos e comunidades. Levantamos nossas vozes de indignação sobre o legado de injustiça que tem passado o Haiti como país; confessamos nosso papel em tais injustiças; oramos por humildade, discernimento e coragem respondendo com freqüentes e persistentes clamores das pessoas do Haiti e o chamado de Deus pela paz em meio a crises.

 

 

* Os membros da Comissão ECHOS continuarão a manter essas e outras preocupações globais e regionais em suas orações por justiça e paz: migração, mudanças climáticas e crises econômicas.

* Enquanto mantemos cada uma de nossas regiões em nossas orações, nós oramos especialmente pelo Oriente Médio, esperando que possamos estar aptos a nos concentrarmos como comissão nessa área no futuro.

Echos está grata pela hospitalidade de nossos anfitriões em Addis Ababa e que a Deus por suas bênçãos em nossa comunhão. Salam!

Traduzido por:

Diana Fernandes dos Santos Faraon

Moderadora da ECHOS - Comissão de Juventude no Movimento Ecumênico do Conselho Mundial de Igrejas

Presidente da Confederação Metodista de Jovens da Igreja Metodista do Brasil.

Mais informações: http://www.oikoumene.org

 


Posts relacionados