Publicado por José Geraldo Magalhães em Geral - 16/11/2010

Metodistas de Brasília apóiam evento do Dia Mundial de Combate à corrupção

O efeito da justiça será paz, e o fruto da justiça, repouso e segurança, para sempre. Isaías 32:17

No dia 12 de dezembro a Esplanada dos Ministérios, em Brasília, será, mais uma vez, um privilegiado espaço de manifestação popular e democrática. A partir das 9h acontece uma corrida e caminhada em comemoração ao Dia Mundial de Combate à Corrupção, que se celebra no dia 9. E as igrejas metodistas do Distrito Federal já estão se mobilizando para participar da manifestação, testemunhando seu compromisso com a justiça e a paz.

A corrida/caminhada é a primeira ação do recém-criado “Projeto Venceremos a Corrupção” que é formado por quatro entidades de Brasília – Movimento de Combate à Corrupção Eleitoral (MCCE), Contas Abertas, Instituto de Fiscalização e Controle (IFC) e Comunidade de Inteligência Policial e de Análise Evidencial (Cipae) – com o objetivo de estimular a população a cobrar a transparência da aplicação do dinheiro público.

Um dos idealizadores do Projeto Venceremos a Corrupção é o metodista Duque Dantas, membro da Igreja da Asa Sul e funcionário do Ministério da Ciência e Tecnologia. Dantas é voluntário no IFC e no Cipae e a partir de contatos com diretores do MCCE e do Contas Abertas articulou o "Venceremos a Corrupção".

A corrida do dia 12 começa às 9h e os interessados têm três opções. Haverá dois percursos para atletas: um de cinco quilômetros e outro de dez. Após a largada das corridas, haverá uma caminhada de 1,5 km como alternativa para quem não corre. Os percursos serão na Esplanada dos Ministérios e o ponto de encontro inicial é o Congresso Nacional. “Este é apenas o primeiro evento. O projeto vai além da corrida”, diz Duque Dantas. “O 'Venceremos a Corrupção' tem em vista o Ficha Limpa, por exemplo, toda essa mobilização que o Brasil está atravessando”. Para o ano que vem, já são estudadas ações específicas. “Queremos fortalecer o índice de transparência. Já é estabelecido por lei que municípios de no mínimo 50 mil habitantes tenham um portal de transparência em seu site. O projeto pretende mobilizar a sociedade para que todos esses municípios sejam cobrados pela sua própria população", informa Duque. "Outra ação é capacitar as entidades organizadas para saber exatamente o que cobrar da prefeitura quanto à transparência e medidas anticorrupção. É nisso que queremos trabalhar”. Segundo ele, o IFC já trabalha com ONGs municipais que, entre outras atividades, trabalham na capacitação da população nesse sentido. Já estão vinculadas ao Instituto 112 ONGs.

Caminhando e orando

O Superintendente Distrital do Distrito de Brasília, Reverendo Misael Lemos, já está convidando as igrejas metodistas locais a participar da mobilização do domingo dia 12. Como o horário da mobilização concorre com o das Escolas Dominicais, ele sugere que algumas pessoas participem da corrida e caminhada, levando faixas e cartazes que professem o compromisso público da Igreja Metodista com a ética na política, enquanto o restante da Igreja aborde o tema nos estudos bíblicos e ore pela realização do evento. “Os desvios dos recursos públicos tiram oportunidades de tratamento digno na educação, segurança, saúde, capacitação para o mercado de trabalho, empregos, entre outros benefícios. A Igreja Metodista tem uma herança preciosa de presença ao lado da justiça e por ela se manifestar”.

Mobilizações semelhantes podem ser feitas por outras igrejas. Orando ou participando da caminhada contra a corrupção, igrejas de todo o país podem se unir para dar um testemunho público de sua fé no Senhor da Justiça. E, certamente, a justiça irá adiante delas, transformando pegadas em caminhos. (Salmo 85.13).

Suzel Tunes

Com informações de Beatriz Leal - Assessoria de Comunicação do Confea


Posts relacionados