Publicado por José Geraldo Magalhães em Social - 13/12/2013

Metodistas mobilizados para ajudar vítimas das chuvas no Rio

Baixada Fluminense - Foto: Fabio Motta
 
Mais uma vez a chuva no estado do Rio de Janeiro afeta moradias de mais de seis mil pessoas e, como nos outros anos, a Igreja Metodista se mobiliza para ajudar.
 
Em Nova Iguaçu e Japeri, na Baixada Fluminense, as duas cidades mais afetadas pela chuva, foi decretado estado de calamidade pública, com cerca de duas mil pessoas desalojadas, segundo estimativa dos municípios. Em Queimados, também na Baixada, outras 1.987 pessoas estão fora de suas casas.
 
O bairro de Austin já conta com mais de mil pessoas desabrigadas. A pastora Dulcineia, da Igreja Metodista em Austin, solicita ajuda dos metodistas nesse momento difícil para aquela localidade. Ficou acordado que a Igreja Metodista em Austin será o local de concentração das doações. Solicita-se a todas as igrejas, pastores/as que sensibilizem suas comunidades e enviem os seguintes itens:
 
•         Água mineral
•         Material de limpeza
•         Leite em pó
•         Alimentos não perecíveis
•         Fraudas descartáveis
 
A orientação é para não enviar roupas.
 
A Sede Ragional da 1ª Região também já disponibilizou uma uma quantia em dinheiro para compra dos itens citados que serão levados para a igreja.
 
Governo - o governador do Estado, Sérgio Cabral, em entrevista coletiva disse que a situação é emergente. "A luta contra o tempo para ajudar as famílias prejudicadas pelas chuvas", disse. Entre as seis mil pessoas, estão as desabrigadas e desalojadas, de acordo com números divulgados pelas prefeituras das cidades afetadas. Os municípios mais prejudicados foram Queimados, Belford Roxo e Nova Iguaçu. Em seguida, estão: São João de Meriti, Duque de Caxias, Japeri, Mesquita e Nilópolis.
 
 
Só na Zona Norte da capital, um dos locais mais lesados na cidade, há mais de dois mil homens trabalhando em comunidades da região. Mais de 700 toneladas de lixo foram retiradas. Já nos Complexos do Alemão e de Manguinhos, as Unidades de Polícia Pacificadora estão recebendo doações. São cinco postos de coleta.
     
O Secretário Executivo de Ação Social da 1ª Região Eclesiástica da Igreja Metodista, pastor Edvandro Machado Cavalvante, pede urgência na solidariedade dos metodistas. "Lembro aos irmãos que toda ajuda que enviarmos será pouca, em comparação com a dimensão da tragédia que atingiu tantas vítimas", disse.
 
Para quem está no Rio de Janeiro, a Igreja Metodista em Austin (CAMAÇARI) fica na rua Regina Cleia, 33. Como chegar? Pegar a Rodovia presidente Dutra e após Nova Iguaçu entrar saída 182.Telefone da pastora de Austin: pra. Dulcinéia – tel: (21) 994448309 
 
Informaçoes do G1 e Secretário de Ação Social da 1ª Região Eclesiástica da Igreja Metodista
 
 
A Sede Nacional da Igreja Metodista, em São Paulo, disponibiliza uma conta bancária para receber doações para que todo o povo metodista possa ajudar.
 
   
 
 
 
Banco Itau –341
Agência 0150
Conta Corrente 27036-1
Associação da Igreja Metodista   
 
 
 
 
 
O valor arrecadado será enviado para a 1ª Região com a finalidade de fazer parte dessa missão.

Posts relacionados

Social, por Julyana Rodrigues

Conheça o projeto de ação social da Igreja Metodista de Piracicaba/SP

A Associação Metodista de Ação Social - AMAS é uma Instituição da Catedral Metodista de Piracicaba, entidade sem fins lucrativos, fundada em 20 de abril de 1969 com o objetivo de promover a assistência às pessoas que necessitavam de apoio e assistência de forma geral. Saiba mais!

Administração, Social, por José Geraldo Magalhães

Social, por José Geraldo Magalhães