Publicado por José Geraldo Magalhães em Geral - 20/09/2013

Ministra Nilcéia Freire vem a Porto Alegre para fórum sobre gênero na educação superior.

Titular da Secretaria Especial de Políticas para as Mulheres debate "Educação e Gênero no Brasil", no dia 5 de setembro no IPA

A ministra Nilcéia Freire, da Secretaria Especial de Políticas para as Mulheres, participa do Fórum "Trocando em Miúdos - Gênero na Educação Universitária", no dia 05 de setembro, em Porto Alegre. O evento tem o objetivo de discutir entre docentes a legitimidade do tema gênero como campo de conhecimento no ensino superior, principalmente nas áreas de Direito, História, Gestão, Educação e Saúde.

O fórum ocorre entre os dias 05 e 07 de setembro, no Centro Universitário Metodista IPA. A ministra participa da mesa "Educação e Gênero no Brasil", que ocorre no primeiro dia, às17h, no Auditório da Biblioteca do Campus Central - Unidade IPA (Rua Cel. Joaquim Pedro Salgado, 80). Também vai estar presente a diretora geral da Rede Metodista de Educação do Sul, Adriana Revoire Menelli de Oliveira. A palestra é gratuita e aberta ao público em geral.

Nilcéa Freire ocupa, desde fevereiro de 2004, o cargo de ministra da Secretaria Especial de Políticas para as Mulheres (SPM). Um de seus trabalhos mais importantes foi elaboração do Plano Nacional de Políticas para as Mulheres (PNPM), lançado em dezembro de 2004.

A ministra também preside a Comissão Interamericana de Mulheres (OEA) e integra a mesa diretiva da Conferência Regional da Mulher da América Latina e do Caribe (CEPAL). Freire é médica, professora universitária e mestre em Zoologia pela Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ).

Destaques da programação

Durante o evento também ocorre o lançamento dos livros "O Sujeito do discurso: uma leitura de gênero das diretrizes para a Educação na Igreja Metodista", de Simone Dorneles, e "Entendendo as Letras - por que educar meninas e mulheres?", de Jane Soares. As obras sobre gênero são da editora da Universidade Metodista de São Paulo (UMESP). A cerimônia acontece também no dia 05/09, no saguão da Biblioteca 24h do IPA.

A programação possui ainda 25 mesas e painéis de discussão sobre a temática de gênero na educação, direcionados para o público previamente inscrito. Outras informações pelo portal www.metodistadosul.edu.br ou pelo telefone (51) 3316-1289.

vanessa.mello@metodistadosul.edu.br


Posts relacionados

Geral, por Sara de Paula

EC de março | Petrópolis: missão e solidariedade com a população

Solidariedade tem como pano fundo o tema da Igreja Metodista para este ano – “Discípulas e Discípulos nos caminhos da missão anunciam a solidariedade e esperança do evangelho de Cristo”. É comum nós, metodistas, nos mobilizarmos sendo solidários/as pelas causas sociais. Este ano, a Igreja já se envolveu na campanha SOS Bahia, para o estado da região Nordeste do país, a fim de ajudar as pessoas que sofreram com os desastres em decorrência do excesso de chuvas.

Geral, por Sara de Paula

LIVE | Dia da Compreensão Mundial | Pastorais de Direitos Humanos e Combate ao Racismo

No Dia da Compreensão Mundial, 17 de setembro, às 19h, as pastorais de Direitos Humanos e Combate ao Racismo da Igreja Metodista, promovem uma conversa com o tema “Espiritualidade e compreensão para uma fé transformadora”.

Geral, por José Geraldo Magalhães

Geral, por José Geraldo Magalhães

Geral, por José Geraldo Magalhães

Geral, por José Geraldo Magalhães

Geral, por José Geraldo Magalhães