Publicado por José Geraldo Magalhães em Geral - 13/09/2013

XVI Congresso da Confederação de Mulheres Metodistas da América Latina e do Caribe

Entre os dias 5 e 10 de abril de 2011, aconteceu o XVI Congresso da CMMALC, em Brasília, Distrito Federal, no Hotel Grand Bittar Brasilia, com o Tema “Jesus Cristo – nossa única esperança”.

A alegria das irmãs vindas de outros países era contagiante. Em meio a abraços e beijos as irmãs se encontravam e a cada descoberta de um nome, manifestações de carinho aconteciam, pois descobríamos que estávamos diante de irmãs com as quais já nos correspondíamos via internet. E com certeza estes encontros foram muito festejados desde o momento das inscrições.
O Culto de Abertura teve início com a entrada de um lindo coral, o Mad
rigal UNB, cujo regente é o maestro David Junker, e com suas vozes maravilhosas, emocionaram a todas e todos.
A entrada dos estandartes também marcou a ocasião e assim, nesse ambiente muito espiritual teve prosseguimento o Culto quando tivemos ministrando a palavra, o Bispo Adonias Pereira do Lago, da 5ª Região a qual hospedava o Congresso.
A presidente Jane Eyre declarou aberto o XVI Congresso e assim voltamos ao hotel, onde descansamos para no dia seguinte, darmos prosseguimento aos trabalhos.

Palestras maravilhosas foram feitas todos os dias. No segundo dia a Bispa Marisa Ferreira de Freitas fez um Estudo Bíblico, inspirado no texto do evangelho de Mateus 6: 22 e 23, baseado no tema “Cristo – nossa única esperança” e o Empoderamento da Mulher, e entre tantas coisas falou que se a maneira que eu vejo o mundo é bom, o mundo será bom, e disse mais: para sermos homens e mulheres em plenitude, temos que ser mulheres e homens no reino de Deus e que o empoderamento da mulher começa de acordo com a percepção que eu tenho de mim mesma.

A cada manhã a devocional foi dirigida por uma presidente emérita, a saber: Marlene Farias do Brasil; Célia Junker do Brasil; Zulay Palomo da Costa Rica e Martha Viscarra do México, levando-nos a começar o dia de uma forma muito especial, pois já nos preparávamos para mais um dia de trabalho, inspiradas nas meditações das irmãs.
As comissões foram constituídas e começaram a trabalhar desde o segundo dia de congresso, todas preocupadas em fazer o melhor possível, acreditando que assim devemos fazer, pois nosso trabalho é todo para a honra e glória do Senhor.

A reverenda Rosângela Oliveira falou sobre “Resgatando a dignidade das mulheres – questões de gênero”, e vimos que como prioridade, devemos atacar a ignorância e a falta de conhecimento, reconhecer a necessidade física e capacitar em auto-estima para que a mulher reconheça seu valor. E recomenda que se eduque para combater a violência.
A psicóloga Heloísa Silva falou sobre “Resgatando a dignidade das mulheres - auto-estima/empoderamento”, afirmando que auto-estima depende de um auto-conceito, uma idéia que você tem de si mesma. E que auto-estima é acreditar e sentir realmente que você é capaz.

No terceiro dia a Bispa Marisa fez outro estudo sobre “Mulheres e a pobreza”, dizendo que a mensagem de Deus é tão simples que muitas vezes duvidamos dela, porém é altamente edificante. Que o propósito de Deus é tão simples e nós complicamos tudo. Que riqueza aos olhos de Deus é condição de vida digna. Que a sedução da riqueza nos faz perder o senso de justiça e que a pobreza é sinal de uma sociedade pecaminosa.
Ainda na tarde deste mesmo dia fomos enriquecidas com uma palestra da Vice-presidente de Área, Ivonne Pereira Dias do Chile, sobre “Pobreza a partir de nossas sociedades de mulheres e nossa responsabilidade”. E começou perguntando a todas: Quantos pães têm? Inspirada do tema do Dia Mundial de Oração deste ano nos levou a refletir sobre: quais são nossas contribuições como grupo, e como pessoas, para fazer possível o milagre do compartilhar?- Como é a situação das pessoas em meu bairro, minha comunidade e na cidade onde vivo?- Em que pode modificar a fome dos homens, a existência de Jesus de Nazaré?
Muito interessante também a oficina de habilidades onde as mulheres aprenderam com Solange Reolon, a confeccionar colares e chaveiros.
A NOITE CULTURAL foi maravilhosa, pois tivemos a oportunidade de ouvir músicas maravilhosamente tocadas pela Ligia Moreno, nora da presidente Jane Eyre, e depois além das apresentações dos países com seus trajes típicos e sua dança, fomos presenteadas com mesas de quitutes preparados por um grupo de irmãs do Distrito de Brasília.
Na sexta-feira tivemos a oportunidade de ouvir outra palestra pela Bispa Marisa, quando abordou o tema “Mulheres e Cidadania”, e a partir daí aconteceram as plenárias, com apresentação dos relatórios dos países e também relatórios da mesa diretiva.
No sábado tivemos o privilégio de ouvir a reverenda Margarida Ribeiro falando sobre Mulheres na História da Igreja e também a reverenda Rosângela falando sobre Perspectivas e Desafios e nos levou a refletir sobre o objetivo da CMMALC que é o de “proporcionar o estabelecimento do Reino de Deus e fomentar a irmandade cristã entre Mulheres Metodistas na América Latina e Caribe” e colocou como desafio “Reconhecer que as mulheres Metodistas organizadas são um potencial transformador na vida das mulheres, família, Igreja e a sociedade em geral.
Na parte da tarde tivemos a plenária de eleições onde o Chile foi o país eleito para sediar o diretório durante o próximo qüinqüênio e a Vice-Presidenta de Área eleita foi a irmã Leila de Jesus Barbosa do Brasil. A Presidenta eleita – Ivonne Pereira Díaz e a Vice-presidenta de Área – Leila de Jesus Barbosa, serão empossadas em Johannesburg, na África do Sul em agosto próximo, na Assembléia Mundial.
O Culto de Encerramento foi muito bonito, com a consagração das irmãs eleitas e a ministração da palavra pelo Bispo Stanley Moraes. E no final, muitas homenagens e muita alegria e abraços entre o diretório que saía e o diretório eleito.
Enfim, dias abençoados, dias de muita confraternização, dias de amizades sendo solidificadas e dias para deixar saudade do convívio gostoso com nossas irmãs dos 11 (onze) países participantes que foram os seguintes: Argentina; Bolívia; Brasil; Guatemala; México; Nicarágua; Costa Rica; Chile; Panamá; República Dominicana; Equador. O Peru também estaria participando, mas a irmã delegada perdeu o vôo e não pode chegar.
Agradecemos a Deus por tão grandes bênçãos!

Leila de Jesus Barbosa
Vice-presidente da Confederação do Brasil
Vice-Presidente de Área da CMMALC eleita

• clique para ver o álbum de fotos


Posts relacionados

Geral, por José Geraldo Magalhães

Geral, por José Geraldo Magalhães

Geral, por José Geraldo Magalhães