Publicado por José Geraldo Magalhães em Geral - 27/05/2013

Pastor luterano do Equador é eleito novo presidente do CLAI

Depois de cinco rodadas, o pastor luterano Felipe Adolf foi eleito, na sexta-feira, 24, presidente da Junta Diretiva do Conselho Latino-Americano de Igrejas (CLAI), durante Assembleia Geral reunida de 20 a 26 em Havana. Adolf obteve 66 votos e seu concorrente, o bispo Carlos Poma, da Igreja Metodista da Bolívia angariou 59 votos.

José Aurelio Paz/ALC*
Havana, segunda-feira, 27 de maio de 2013

"Temos que re-enamorar as igrejas e fazê-las saber que elas são as proprietárias do CLAI", declarou Adolf em entrevista à ALC. O projeto CLAI tem enormes desafios, como ficou claro na Assembleia. "Toca-nos agora pensar na integração de uma Junta Diretiva na qual todos estejam dispostos a trabalhar, a re-edificar sobre as bases do que vinha sendo feito", assinalou.

Adolf, 67 anos, é argentino e pastoreia, desde 1984, a comunidade luterana de Quito. De 1980 a 1984 foi secretário geral e desde 2007 estava integrado na Junta Diretiva do organismo ecumênico regional. O CLAI tem sede em Quito, no Equador, e foi fundado em 1978.

Para que as igrejas se sintam proprietárias e sustentem o CLAI elas precisam estar apaixonadas pelo seu projeto, que ele responda às necessidades das igrejas com sensibilidade e com afeto, frisou o novo presidente.

O CLAI não pode, declarou, duplicar experiências que outras organizações já estão fazendo muito bem. As experiências das igrejas é que nutrem o Conselho. "O CLAI é um organismo ecumênico e como tal queremos fortalecer as relações", disse.

A assembleia geral do CLAI

Organizada sob o tema “Afirmando um Ecumenismo de Gestos Concretos”, a Assembleia reúne 136 delegados e mais de 400 participantes, e oferece uma imersão ao contexto ecumênico cubano. Além da partilha e avaliação dos relatórios de atividades desenvolvidas pelo CLAI nos últimos anos e das plenárias de deliberação, os delegados também tiveram a oportunidade de visitar diferentes projetos apoiados pelo Conselho de Igrejas de Cuba e seus parceiros.

Fonte: *Agência Latino-Americana e Caribenha de Comunicação


Posts relacionados

Geral, por José Geraldo Magalhães

Geral, por José Geraldo Magalhães

Geral, por José Geraldo Magalhães

Geral, por José Geraldo Magalhães

Geral, por José Geraldo Magalhães

Geral, por José Geraldo Magalhães