Publicado por José Geraldo Magalhães em Geral - 31/10/2013

Morre o "pai" do Zé Carioca, Renato Canini. Ele já foi ilustrador da Revista Bem-Te-Vi

 
O desenhista gaúcho, Renato Canini, conhecido no Brasil por seu trabalho à frente da HQ do Zé Carioca, morreu aos 77 anos em Pelotas (RS). Ele será sepultado nessa quinta-feira, 31 de outubro, às 16h na mesma cidade, no Cemitério Ecumênico São Francisco de Paula.
 
Canini também já contribuiu com a Igreja Metodista quando foi ilustrador da Revista Infantil Bem-Te-Vi pela Imprensa Metodista. Por ocasião do Concílio Geral da Igreja Metodista do Brasil, em 1965, onde decidiu-se que a Igreja produziria sua própria literatura para a Escola Dominical,  o pastor metodista, Willian Schisler Filho - o convidou para ser o ilustrador da publicação. Para o professor da Universidade Metodista de São Paulo, Laan Mendes de Barros, que trabalhou por 13 anos na Imprensa Metodista, foi um aprendizado. "Revirar as pastas com os originais dos desenhos  que ele havia feito, os seus traços singelos na medida certa sempre me impressionaram", disse.
 
O convite do pastor Schisler possibilitou a Canini a mudança para São Paulo em 1967, mesmo ano do Centenário do Metodismo no Brasil em que foi lançado o primeiro currículo Metodista para a Escola Dominical. Este currículo contemplava os interresses das sociedades de crianças, juvenis, jovens e adultos. Já em 1970, Canini começou a trabalhar na Editora Abril fazendo um dos personagens que talvez mais tenha marcado a sua carreira - o Zé Carioca.
 
A Junta Geral de Educação Cristã, apresentou ao Concílio Geral de 1970, quando as Escolas Dominicais registravam uma matrícula de 67.488 alunos, o quadro de 92 metodistas. Eram 52 leigos e 40 pastores que representavam, na época, as seis Regiões Eclesiásticas. Quase cem metodistas trabalharam na elaboração do currículo para a Escola Domnical. Para a Igreja Metodista, ter as ilustrações de Renato Canini nas Revistas de Escola Dominical Bem-te-Vi é um privilégio.
 
Nesse momento de perda, a Igreja Metodista se solidariza juntamente com os familiares, na esperança de que o Deus da vida dê paz aos que ficam e receba esse irmão de caminhada.

Posts relacionados

Geral, por Sara de Paula

Semana de oração pelas mulheres metodistas

"Sabemos que cada igreja do nosso Brasil tem propostas incríveis e inovadoras para celebrar o Dia Internacional da Mulher, mas as encorajamos a principalmente utilizar este material, honrando e fortalecendo nossa conexidade metodista, linda e preciosa." 

Geral, por José Geraldo Magalhães

Geral, por José Geraldo Magalhães