Publicado por Sara de Paula em Mulheres - 22/11/2023

Mulheres metodistas dizem NÃO à violência

As mulheres metodistas de todo o país se mobilizam semanalmente contra a violência através da campanha internacional do Conselho Mundial de Igrejas (CMI), Quinta-feira uso preto (Thursdays in Black). Mulheres e homens são incentivados a usarem roupas pretas nesse dia em protesto pelo fim da violência contra a mulher. Em novembro, a mobilização tem a missão de divulgar ainda outra data importante para o enfrentamento da violência: 25 de novembro - Dia Internacional Pela Eliminação da Violência Contra a Mulher. 

Foto: A metodista Eva Ramão usa a camiseta da campanha Quinta-feira de preto no 21º Concílio Geral da Igreja Metodista, na cidade de Sorocaba (SP) em 2022. 

Na quinta-feira, dia 23, que antecede o Dia Internacional Pela Eliminação da Violência Contra a Mulher, convidamos todas as mulheres metodistas do país a se mobilizarem pelo fim da violência!

O material Uma vida sem violência é um direito das mulheres, publicado pelo Ministério do Desenvolvimento Social – MDS e Secretaria Nacional de Assistência Social - SNAS, contextualiza que a data de 25 de novembro foi escolhida para lembrar as irmãs Mirabal (Pátria, Minerva e Maria Teresa), assassinadas pela ditadura de Leônidas Trujillo na República Dominicana. Em março de 1999, o 25 de novembro foi reconhecido pelas Nações Unidas (ONU) como o Dia Internacional pela Eliminação da Violência contra a Mulher.

Ainda segundo o texto oficial, a violência doméstica é “qualquer ação ou omissão baseada no gênero que lhe cause morte, lesão, sofrimento físico, sexual ou psicológico e dano moral ou patrimonial” - Lei Maria da Penha, artigo 5º. A violência doméstica afeta significativamente a vida das mulheres em todo o mundo. As mulheres metodistas estão comprometidas com o enfrentamento desse problema. 

Confira abaixo a mensagem da Confederação e saiba como se engajar.


Mensagem da Confederação Metodista de Mulheres

Em 17 de dezembro de 1999, a Assembleia Geral da ONU designou o dia 25 de novembro como o Dia Internacional pela Eliminação da Violência contra a Mulher em homenagem às irmãs Mirabal de São Domingos. Essa data marca o início de um período de dezesseis dias de ativismo contra a violência de gênero. O último dia desse período, 10 de dezembro, é Dia Internacional dos Direitos Humanos.

A Confederação Metodista de Mulheres da Igreja Metodista, se solidariza e mais do que isso, participa ativamente nas causas que venham a combater a violência de gênero. Para tanto a Federação Mundial de Mulheres Metodista apoia a campanha “Quinta-feira de Preto”, instituída pelo Conselho Mundial de Igrejas (CMI), na intenção de marcar esse dia com ativismo que lembrem as mulheres e homens da importância de nossa igreja assumir a condição de lutar pelo fim da violência contra as mulheres.

As Federações das Sociedades Metodista de Mulheres nas 10 Regiões têm participado nas mais variadas modalidades e tem se empenhado para alertar as mulheres da igreja e as que não frequentam a igreja, do grave problema social e de saúde pública que se tornou o feminicidio contra as mulheres, com palestras, seminários, passeatas e em todos os congressos e encontros sempre procuramos trazer o assunto com novas estatísticas e os mais variados olhares para a questão.

No dia 25 de novembro é dado a largada para que em todas as Regiões as federações possam se organizarem e estabelecerem um calendário de atividades para marcar a data e os 16 dias de ativismo pela causa.


Mobilize a sua comunidade e suas redes sociais

No dia 23, publique as fotos das mulheres e homens da sua igreja usando roupas pretas em apoio à campanha. Utilize nossos modelos de arte disponíveis gratuitamente no Canva. Basta fazer login e substituir a imagem do seu post favorito, pela sua própria foto. Clique aqui para acessar.

Você também pode baixar os cards da campanha e publicar as informações de denúncia e conscientização nas redes sociais da sua igreja local. Acesse as imagens aqui.

Se organize e promova manifestações, estudos ou conversas sobre o assunto. No dia 23 de novembro, lembre-se de compartilhar nas suas redes sociais a sua foto usando roupas pretas, e faça a divulgação desse conteúdo. Utilize as hashtags #QuintaFeiraUsoPreto e #ThursdaysInBlack.

Acompanhe nas redes sociais da Confederação Metodista de Mulheres e veja mais conteúdos sobre o tema: Facebook | Instagram

 


Posts relacionados