Publicado por José Geraldo Magalhães em Geral - 16/09/2010

Mulheres promovem Feira de Economia Feminista e Solidária

A ação pioneira será realizada em outubro em Mossoró e reunirá grupos de mulheres dos Territórios Sertão do Apodi e Assu-Mossoró

O Oeste Potiguar vai realizar a sua 1º Feira de Economia Feminista e Solidária nos dias 14, 15 e 16 de outubro. O evento, idealizado pelo Grupo Mulheres em Ação e o Ministério do Desenvolvimento Agrário (MDA), será realizado em Mossoró (RN) pelas mulheres que fazem parte dos Territórios Sertão do Apodi e Assu-Mossoró, Centro Feminista 8 de Março, e organizações parceiras, como a Diaconia.

A iniciativa tem como objetivo fortaceler a organização produtiva das mulheres, além de garantir mais renda, a partir da formação e comercialização dos produtos nas Feiras: Territorial e Estadual do Rio Grande do Norte. “Há  muitos grupos que trabalham com artesanato [na região], mas eles ainda são um pouco esquecidos e essa Feira vem mostrar essa realidade. A gente pensa nessa Feira em bater recorde”, diz Adriana Soares, integrante do Fórum de Mulheres do Oeste Potiguar.

De acordo com as organizadoras do evento, cada município dos Territórios envolvidos, terá direito a dois representantes no evento e, ao todo, serão selecionados 60 grupos que deverão expor e vender os seus mais variados produtos. Os critérios para a seleção são: grupos de jovens, ser agricultora, quilombolas, grupos que acessam políticas públicas, promovam economia solidária, praticam a diversidade produtiva ou que 90% dos integrantes do grupo sejam mulheres. As organizadoras lembram que toda a iniciativa vem sendo feita através da participação e interação com a sociedade.

Fórum de Mulheres – O Fórum de Mulheres do Oeste Potiguar é um dos movimentos sociais que participam do Território Sertão do Apodi e Alto Oeste. Artesanato, produtos agroecológicos, artigos de reciclagem e alimentícios, como doces e mel são algumas das produções que já são comercializadas em feiras municipais e poderão ser comercializadas na Feira de Economia Feminista e Solidária.

Todas as mulheres que participarão do evento terão capacitação em Economia Solidária. A primeira capacitação acontecerá nos dias 23 e 24 de setembro e   terá como tema a importância da embalagem e custo dos produtos. “Alguns produtos que as mulheres fazem são vendidos a preços baixíssimos e dá muito trabalho a fazer. Vamos discutir preço, embalagem e logomarca para garantir uma maior renda a essas mulheres”,  explica Adriana Soares, integrante do Fórum de Mulheres do Oeste Potiguar.
 


Posts relacionados