Publicado por Herbert em Expositor Cristão - 31/07/2014

Música como instrumento missionário - Expositor Cristão Agosto 2014

É difícil imaginar a expansão do movimento metodista sem a influência da música. São atribuídos a Charles Wesley (1707-1788), irmão de John Wesley, a autoria de nove mil hinos e poemas sacros. São melodias inspiradas sobre diversos temas: amor de Deus, Ceia do Senhor, crianças, funerais, vigília, intercessão... a lista é extensa.

"Oh! Mil línguas eu quisera ter para cantar louvores ao meu grande Redentor!", expressou Charles Wesley em 1739 para comemorar o primeiro ano de sua marcante experiência religiosa. Em tempos de hostilidade e perseguição, a música foi instrumento de encorajamento. "Muitas águas não poderão apagar esta pequena chama que o Senhor acendeu, nem a enxurrada da perseguição a afogará", cantavam os/as metodistas.

A dedicação em expressar pela música os sentimentos tornou o movimento metodista diferenciado. "Uma das maiores bênçãos com que Deus agraciou os metodistas, depois da Bíblia, são suas coleções de hinos", declarou o líder metodista John Fletcher (1729-1785).

Quase 300 anos depois, a música continua sendo um canal de sensibilização e propagação do Evangelho. Na Igreja Metodista, há sempre espaço reservado para os cânticos nas reuniões e celebrações. No entanto, é preciso ampliar a reflexão em torno do conteúdo das músicas que cantamos.

Vivemos um período de expansão do "mercado gospel". Cantores/as se tornaram celebridades e suas músicas estão presentes em nosso repertório. Muitas canções possuem conteúdo teológico distante das nossas raízes. Algumas letras difundem o individualismo, triunfalismo, a judaização da igreja e estimulam o experiencialismo desassociado de verdades bíblicas.

Esta edição do Expositor Cristão desafia você e sua comunidade local a meditar sobre o tema. Reflita sobre o conteúdo das músicas e sobre os reflexos na comunidade local. Que nossas canções expressem o que de fato anunciamos e conduzam a Igreja em missão. Boa leitura!

Marcelo Ramiro
Editor

CLIQUE AQUI PARA FAZER O DOWNLOAD EM PDF

 

EDIÇÕES ANTERIORES

 

Leia online

 

Tags: expositor-cristao-2014


Posts relacionados

Expositor Cristão, por Marcelo Ramiro

Expositor Cristão de Agosto: Somos Todos Iguais

Por que o diferente nos incomoda tanto? É papel da Igreja combater todo tipo de intolerância e promover a unidade. Saiba mais no Expositor Cristão de agosto!   Edições Anteriores Fale Conosco

Expositor Cristão, Destaques Nacionais, Mídia, por José Geraldo Magalhães

Expositor Cristão: como fazer missão no universo virtual?

Surfar nas ondas da internet possibilita inúmeras formas de comunicar o Evangelho. Mas até que ponto a Igreja aproveita as ferramentas virtuais para cumprir a missão? Quais são os perigos?

Expositor Cristão, Destaques Nacionais, Missionária, por Herbert

Discipulado é o tema do Expositor Cristão de setembro

Conheça as bases do discipulado na Igreja Metodista e saiba como esse modo de ser igreja tem fortalecido relacionamentos e ajudado a consolidar o processo de expansão missionária!

Expositor Cristão, Jovens, Mídia, por José Geraldo Magalhães

Juventude metodista entra em campo na Copa do Mundo

Metodistas se mobilizam durante competições da Copa do Mundo. Confira os detalhes!