Publicado por Herbert em Expositor Cristão - 31/07/2014

Música como instrumento missionário - Expositor Cristão Agosto 2014

É difícil imaginar a expansão do movimento metodista sem a influência da música. São atribuídos a Charles Wesley (1707-1788), irmão de John Wesley, a autoria de nove mil hinos e poemas sacros. São melodias inspiradas sobre diversos temas: amor de Deus, Ceia do Senhor, crianças, funerais, vigília, intercessão... a lista é extensa.

"Oh! Mil línguas eu quisera ter para cantar louvores ao meu grande Redentor!", expressou Charles Wesley em 1739 para comemorar o primeiro ano de sua marcante experiência religiosa. Em tempos de hostilidade e perseguição, a música foi instrumento de encorajamento. "Muitas águas não poderão apagar esta pequena chama que o Senhor acendeu, nem a enxurrada da perseguição a afogará", cantavam os/as metodistas.

A dedicação em expressar pela música os sentimentos tornou o movimento metodista diferenciado. "Uma das maiores bênçãos com que Deus agraciou os metodistas, depois da Bíblia, são suas coleções de hinos", declarou o líder metodista John Fletcher (1729-1785).

Quase 300 anos depois, a música continua sendo um canal de sensibilização e propagação do Evangelho. Na Igreja Metodista, há sempre espaço reservado para os cânticos nas reuniões e celebrações. No entanto, é preciso ampliar a reflexão em torno do conteúdo das músicas que cantamos.

Vivemos um período de expansão do "mercado gospel". Cantores/as se tornaram celebridades e suas músicas estão presentes em nosso repertório. Muitas canções possuem conteúdo teológico distante das nossas raízes. Algumas letras difundem o individualismo, triunfalismo, a judaização da igreja e estimulam o experiencialismo desassociado de verdades bíblicas.

Esta edição do Expositor Cristão desafia você e sua comunidade local a meditar sobre o tema. Reflita sobre o conteúdo das músicas e sobre os reflexos na comunidade local. Que nossas canções expressem o que de fato anunciamos e conduzam a Igreja em missão. Boa leitura!

Marcelo Ramiro
Editor

CLIQUE AQUI PARA FAZER O DOWNLOAD EM PDF

 

EDIÇÕES ANTERIORES

 

Leia online

 

Tags: expositor-cristao-2014


Posts relacionados

Geral, Expositor Cristão, por Sara de Paula

EC de janeiro: a importância vital da unidade cristã

Em 2020 a Igreja Metodista em terras brasileiras trabalhará o tema da unidade. Já disponibilizamos na edição de dezembro o logo e todas as informações a respeito do tema. Nesta edição, abordamos a importância do Corpo de Cristo estar unido. Uma reflexão do Pastor Hernandes Dias Lopes a respeito da temática ajuda a ampliar os olhares ainda mais nesse sentido.

Expositor Cristão, Mídia, por José Geraldo Magalhães

Expositor Cristão de Janeiro: Poder da Oração

 Que a oração é importante ninguém duvida. Mas, por que tantas igrejas têm dificuldade para motivar pessoas nesta área? Reflita sobre o assunto e comece 2015 orando!

Expositor Cristão, Mídia, por José Geraldo Magalhães

Metodistas norte-americanos em missão no Brasil

Grupo com 15 voluntários/as trabalhou na reforma de templo metodista em Mogi das Cruzes/SP. Confira os detalhes!

no Cenáculo, Expositor Cristão, Mídia, por José Geraldo Magalhães

O lugar onde o mundo se reúne para orar

Filha de pastor e vocacionada aos dez anos de idade para a obra missionária, a editora mundial do The Upper Room, Sarah Wilke, visitou o Brasil para participar das homenagens dos 75 anos da publicação em língua portuguesa — o no Cenáculo. Alegre com as comemorações, ela conversou com o Expositor Cristão e falou sobre os planos do devocionário para o futuro. fonte: José Geraldo Magalhães / 

Expositor Cristão, Destaques Nacionais, Geral, por José Geraldo Magalhães

Coração aquecido: para transformar a nossa realidade

Experiência do coração aquecido de John Wesley no século XVIII é relembrada no dia 24 de maio