Publicado por José Geraldo Magalhães em Geral - 13/09/2013

Música e Arte

A necessidade de aprimoramento da áreamusical da Igreja levou à criação do Departamento Nacional de Música & Arte, que recebe agora a coordenação do Reverendo Edson Mudesto. Músico desde criança, o pastor Edson contará com a ajuda de uma comissão composta por representantes de todas as regiões eclesiásticas. O grupo terá a incumbência de concretizar diversos projetos há muito esperados, como a criação do Hinário Metodista Brasileiro; gravações e produção de CDs e DVDs; e cursos de formação de músicos metodistas. Para entrar em contato com o Rev. Edson, escreva para edmud@uol.com.br . Leia abaixo o depoimento do coordenador do novo ministério:

 

A música nasceu no céu e é um presente de Deus para toda a criação. Sinto-me presenteado por haver nascido com esse dom. Com 8 anos de idade ingressei na Escola de Música para estudar Violão, e nunca mais parei de estudar e exercer esse dom maravilhoso. Hoje, com a minha humilde experiência recebi do Colégio Episcopal esse grande desafio de revitalizar a música das nossas Igrejas em conjunto com os coordenadores de Ministérios Regionais, Regentes de Corais e outros músicos espalhados pelo nosso imenso Brasil. Sei que o desafio é muito árduo, mas Deus é fiel para nos honrar.
No ano de 2007 foi criada uma comissão composta por mim (Rev Edson Mudesto), e pelos irmãos David Bretanha Junker, Luiz Carlos Ramos, Mara da Silva Schüller, Tércio Bretanha, Vilson Gavaldão, Lisete Espíndola e Bispo Nelson Campos Leite. 


Essa comissão criou documentos, projetos e várias propostas que foram enviadas ao Colégio Episcopal da Igreja Metodista aonde, a partir dessa iniciativa foi criado o Departamento Nacional de Música e Arte. Agora com esse cargo de liderança tenho a incumbência de dar continuidade (contando com a ajuda desses honrados irmãos da comissão) a esse novo Departamento, a fim de tornar realidade os projetos que estão no papel, trabalhando através de atividades de música e arte, de acordo com as áreas de Formação, Produção, Documentação e Eventos.Dentre os documentos criados por essa Comissão, está a criação de estratégias de ação para a formação do comitê de planejamento e pesquisa para a criação do Hinário Metodista Brasileiro; criação de um centro de produção e serviço na área de Música e Arte da Igreja Metodista no Brasil com vistas ao atendimento das necessidades da igreja brasileira em âmbito local, regional e nacional; criação de estratégias de ação para capacitar operadores de sistema de som nas igrejas locais, técnica e pratica, gravações e produção de mídia musical, tais como CD, DVD, etc; aplicação de um questionário nacional visando mapeamento musical que considere os recursos materiais e humanos, como também as necessidades e o potencial das Igrejas locais na área de Música e Arte.
Também estamos planejando a formação de músicos pianistas da Igreja Metodista no Brasil tendo como foco a preparação de crianças e adolescentes na área de Louvor e Adoração; Trabalhar para a organização de uma "Associação ou Sociedade" de Regentes Corais Metodistas com o fim de fomentar cursos de reciclagem e formação musical; criação de estratégias de ação para que os pastores invistam e incentivem a formação musical de crianças e adolescentes que demonstrem talento musical nas igrejas locais; Criação de um fundo financeiro para patrocinar a operacionalização da proposta aprovada no 18º Concílio Geral, concernente à área de Música e Arte da Igreja Metodista no Brasil. Queremos enfatizar a importância desse fundo no que tange à estrutura financeira para dar vida a este projeto que cremos ser da maior relevância para o caminhar da Igreja Metodista no Brasil, apresentando ao nosso Senhor Jesus Cristo o melhor que podemos oferecer.
Atualmente o que está em andamento é a indicação dos Bispos e Bispa das Regiões Eclesiásticas para os Coordenadores Regionais de Ministérios de Música e Arte. A partir dessa iniciativa, estaremos fazendo contato com esses novos Coordenadores Regionais para tomarmos conhecimento da situação musical de cada Região. Futuramente estaremos distribuindo também um questionário para tomarmos conhecimento da performance musical das Igrejas.
A Palavra de Deus no Salmo 33:3 diz o seguinte: Entoai-lhe novo cântico, tangei com arte e com júbilo. Existe uma diferença muito grande entre "fazer música" e"fazer música com arte". Hoje em dia ouvimos muitos estilos de música, mas raramente temos o privilégio de degustar uma música executada com arte. Esse é o nosso desafio. O Senhor faça de nós verdadeiros instrumentos para que possamos fazer da música, uma verdadeira arte para o Seu Louvor e Glória! Amém!

 

Reverendo Edson Mudesto
Departamento Nacional de Música e Arte.
E-mail: edmud@uol.com.br


Posts relacionados

Geral, por Sara de Paula

Propósito de 7 dias de jejum pelo 21° Concílio Geral

O Grupo de Trabalho de Intercessão do 21° Concílio Geral convida metodistas de todo o país para realizarem 7 dias de jejum e oração em prol da realização do evento. O jejum acontece a partir do dia 26 de junho, domingo, até o dia 3 de julho, data de início do concílio. 

Geral, por José Geraldo Magalhães

Geral, por José Geraldo Magalhães

Geral, por José Geraldo Magalhães