Publicado por José Geraldo Magalhães em Geral - 13/09/2013

Mutirão carcerária

A convite do Subsecretário de Tratamento Penitenciário do Estado, Dr. Marcos Lips, o Coordenador da Pastoral Carcerária da Igreja Metodista na 1º Região Eclesiástica, Pastor Edvandro Machado Cavalcante participou, no dia 12 de março do 3º Mutirão Integrado do Sistema Carcerário do Rio de Janeiro, realizado em homenagem ao Dia Internacional da Mulher.

O mutirão foi realizado pelo Conselho Nacional de Justiça (CNJ) em parceria com o Tribunal de Justiça do Rio, Vara de Execuções Penais (VEP), Secretaria de Administração Penitenciária (SEAP), Defensoria Pública e Ministério Público entre os dias 9 e 12 de março e resultou na libertação de 67 presas. Ao todo, foram analisados 482 processos das apenadas das penitenciárias Talavera Bruce e Joaquim Ferreira de Souza, do Complexo de Gericinó.

Além da presença do seu Coordenador, a Pastoral Carcerária da Igreja pôde contribuir com este importante evento doando três caixas de Bíblias (doadas a Pastoral Carcerária pela Sociedade Bíblica do Brasil) e 150 kits, arrecadados pela Sociedade de Senhoras da Região, contendo, cada um: 01 sabonete, 01 pacote de absorventes,01 escova de dentes, 01 tubo de pasta de dentes e um folheto para a reflexão das internas.

No auditório da Unidade foi apresentada uma peça teatral, por um grupo de detentos do Presídio masculino Plácido de Sá Carvalho e logo após distribuídos os kits para as internas. Além disso, houve uma exposição de todo o artesanato produzido pelas detentas.

A participação da Igreja Metodista neste evento, através de sua Pastoral Carcerária, demonstra às autoridades e a todos os presentes a preocupação dos Metodistas com um tipo de evangelização que se dá de forma integral, "enxergando" o que se encontra preso com a dignidade e o valor inerentes a todapessoa humana, pois foi feito a imagem e semelhança do Deus, o que lhe confere auto estima e respeito próprio, sendo estes valores fundamentais para que o indivíduo volte à vida livre e não reincida no crime.

Estiveram presentes no evento o Presidente do Supremo Tribunal Federal, Ministro Gilmar Mendes, o Presidente do Tribunal de Justiça do Estado do Rio de Janeiro, Desembargador Luiz Zveiter, o Juiz da vara de Execuções Penais do Estado Dr. Rafael Estrela e os membros do Conselho Penitenciário.

 

 (da esquerda para a direita)

Presidente do Conselho Penitenciário do Estado do Rio de Janeiro - Dr. Leandro Barbosa, Membro do Conselho Penitenciário - Dr. Cesar spezin, Coordenador da Pastoral Carcerária na Região e Membro do Conselho da Comunidade para a Execução Penal da Comarca do Rio de Janeiro - Pastor Edvandro Machado Cavalcante.

 (da esquerda para a direita) Coordenador da Pastoral Carcerária na Região e Membro do Conselho da Comunidade para a Execução Penal da Comarca do Rio de Janeiro - Pastor Edvandro Machado Cavalcante, Internos integrantes do grupo teatral do Presídio Plácido de Sá Carvalho, Coordenadora da Reinserção Social da Secretaria de Administração Penitenciária do Estado do Rio de Janeiro - Sra. Adriana Martins

 

Pastor Edvandro Machado Cavalcante

Coordenador da Pastoral Carcerária na Região

Maiores informações sobre o evento podem ser encontradas em:

 http://oglobo.globo.com/rio/mat/2009/03/13/mutirao-carcerario-liberta-67-detentas-no-complexo-de-gericino-754825718.asp

 http://www.ae.com.br/institucional/ultimas/2009/mar/13/2917.htm

 http://jbonline.terra.com.br/pextra/2009/03/11/e110321757.asp


Posts relacionados