Publicado por José Geraldo Magalhães em Geral - 13/09/2013

New Jersey

   A missionária Lourdes Magalhães

Durante minha vida, pude testemunhar diversas vezes que Deus age através das pessoas. Tenho certeza que muitos de nós já presenciaram pessoas enviadas por Deus agindo em suas vidas ou nas vidas dos que nos são próximas. No meu caso, a mais recente aconteceu no dia 30 de agosto, quando visitei a Igreja Metodista em Harrison, New Jersey.

Depois de participarmos de um curso de atualização em procedimentos da área financeira, oferecido pela Junta de Ministérios Globais em New York, a Revda. Joana D'Arc tinha um importante compromisso: pregar para a comunidade latina (predominantemente brasileira) na cidade de Harrison, Estado de New Jersey. A mim cabia acompanhá-la, participar do culto e, se necessário fosse, oferecer a tradução para os que precisassem (não foi necessário). Chegamos cedo e fomos recebidas com toda atenção e carinho pela Pra. Lourdes Magalhães (nossa missionária atuando naquela Igreja desde o início deste ano) que nos ofereceu um delicioso cafezinho, biscoitos e muita conversa. O culto começaria às 19 horas e então, pouco antes do horário nos dirigimos à Igreja, onde o ministério de louvor estava fazendo os últimos ajustes. Fomos recebidas com muita alegria e descontração - um clima bem brasileiro, como era de se esperar!

   Ana Cláudia (à esquerda) e a pastora Joana D'Arc em frente à Igreja Metodista em Harrison.

O culto começou com poucas pessoas presentes mas, aos poucos, muita gente foi chegando. Não sei precisar exatamente em que momento senti que aquele lugar era o porto seguro de muita gente. Desterrados, muitos indocumentados, vivendo sob um clima de tensão, medo e aflição constantes. São brasileiros, são nossa gente, nosso povo - acho que nunca antes eu tinha tido este sentimento de brasilidade, de que mesmo não nos conhecendo, além de irmãos em nossa fé, temos algo a mais que nos une, que nos identifica, que nos torna parte de um grupo específico: os brasileiros. É uma gente lutadora e corajosa! Ainda me emociono ao lembrar os depoimentos que ouvimos naquela noite - histórias de superação, de fé e de esperança numa terra estranha e muitas vezes hostil.

Mas ali era diferente, ali estávamos no aconchego da casa paterna, na nossa casa Metodista. Ali todos se conhecem pelo nome, ali se pode compartilhar sentimentos e emoções. Ali há momentos de paz e conforto. E foi ali que, mais uma vez, vi uma dessas pessoas enviadas por Deus trabalhando. Ela conversou com todos os presentes, aconselhou, abraçou, ofereceu o seu ombro, inclinou os seus ouvidos e está, na verdade, dedicando a sua vida para levar a palavra de Deus àquela gente. É uma missionária, e se chama Lourdes. Deus te abençoe, Lourdes!

Ana Cláudia Lyra Fernandes, Secretária da Coordenação de Educação & Colégio Episcopal da Sede Nacional da Igreja Metodista

Veja também:

Como foi o culto de envio da Rev. Lourdes Magalhães (New Jersey), Eduardo Maia, Cláudia Maia e Maísa de Oliveira (Moçambique). CLIQUE AQUI!

 


Posts relacionados

Geral, por José Geraldo Magalhães

Geral, por José Geraldo Magalhães

Geral, por José Geraldo Magalhães