Publicado por José Geraldo Magalhães em Geral - 13/09/2013

Notícias das enchentes

Aos poucos, vítimas de enchentes e desabamentos começam a reconstruir suas vidas. Mas a Igreja ainda tem muito a fazer por estas pessoas.

Santa Catarina, vítima de enchentes e deslizamentos de terras provocados pelas fortes chuvas de novembro, ainda sofre. A Defesa Civil Estadual contabiliza 123 pessoas mortas e 29 desaparecidas, sendo que mais de 27 mil ainda continuam desalojadas. No município de Campos, norte do estado do Rio de Janeiro, a Defesa Civil informa que ainda há mais de 1.800 desabrigados e mais de 5 mil desalojados, pessoas que ainda não puderam retornar às suas casas.

A pastora em Balneário Camboriú, Santa Catarina, Isabell Gomes Castro Gasparotto, diz que o recomeço não é fácil, principalmente para aqueles que perderam parentes, filhos, casas: "as coisas aqui estão tentando ir para a normalidade, porém a situação é de muita tristeza! As pessoas têm necessidades diversas, por exemplo, além de perder seus pertences pessoais, mobílias, ainda perderam documentos, famílias, empregos, e, a saúde está debilitada emocionalmente". Para ela, somente a "Graça de Deus" para superar esses momentos difíceis.

Em Campos dos Goytacazes, RJ, as chuvas também deixaram mais de 5 mil pessoas desalojadas. Cerca de 1600 perderam seus lares. No entanto, segundo informou o Pastor José Ricardo de Almeida Sales, pastor da Igreja Metodista em Campos, "não é mais necessária ajuda material, pois um  grande volume de donativos para Santa Catarina foi direcionado para Campos". O pastor José Ricardo de Almeida Sales, pastor em Campos, pede, no entanto, que as Igrejas continue em oração.

No caso de Santa Catarina, a mobilização deve se manter mesmo após o período de emergência, quando chega o momento da reconstrução das casas. "Nesta hora cabe a nós manter a chama da solidariedade. Podemos continuar depositando na conta destinada ao socorro para que, através de nossas comunidades locais, possamos apoiar as famílias neste segundo momento". A conta aberta pela Sede da 6ª Região para as doações é  Caixa Econômica Federal - Agência: 0377 -  Código da operação: 003  - Conta corrente: 3.605 - 1


Posts relacionados