Publicado por José Geraldo Magalhães em Geral - 20/09/2013

Notícias de Barcelona

 

    pastor brasileiro Lorenz Richard Koch atua na Espanha por intermédio de um convênio missionário realizado com a Terceira Região Eclesiástica.  Aqui ele conta os primeiros passos dessa caminhada de fé.

Graça e Paz aos (as) amados(as) do Brasil. Temos muitas saudades de todos(as) e queremos compartilhar um pouco do muito que Deus tem feito em nosso meio. Depois que o Pr. Guillem voltou do Brasil (o pastor Guillem Correa, da Igreja Evangélica Metodista da Espanha, esteve no Concílio da 3² RE em novembro de 2007), pudemos sonhar um novo tempo para a Igreja Metodista da Espanha, pois a parceria com o Brasil e o apoio de nossos bispos pode levá-la a ser reconhecida dentro do cenário da Igreja Metodista Mundial.

Agora, dia 12 de fevereiro, vamos celebrar o segundo aniversário. Em comparação com a vida humana, somos ainda um bebê, e como tal, ainda estamos aprendendo a andar. O cuidado que o 38º Concílio Regional deu ao Pr. Guillem e conseqüentemente a esta igreja que está surgindo foi recebido aqui em Barcelona e as nossas outras duas comunidades (San Cougat e Girona) com um misto de muita emoção, gratidão e segurança.

 

Notícias da família

Graças a Deus temos tido vitórias em nossa caminhada, as meninas (Úrsula e Nathali) estão se destacando aqui na escola, apesar de termos chegado em setembro. A Vania deu entrada na documentação que trouxemos do Brasil, reconhecida pelo Itamarati e avalizada pelo Consulado Espanhol aqui no Ministério da Educação para ser homologada. Isso pode levar até um ano e meio para receber resposta. Hoje já estamos nos comunicando bem em espanhol e temos estudado o catalão em uma escola para adultos.

 

Notícias das nossas igrejas

Estamos trabalhando com três igrejas: Barcelona-Sants, San Cougat que fica a 20 quilômetros de Barcelona, e Girona, que está a 120 km de Barcelona e 80 km da fronteira com a França, com uma freqüência média de 50 pessoas por Igreja. Em nenhuma das cidades temos ainda templo próprio e os pastores são de tempo parcial, doando o domingo pela manhã para servir ao Senhor.

 

Notícias das cidades

A população da Espanha é de quarenta milhões de pessoas, que tem como idioma oficial o castelhano, porém também o galego, vasco, valenciano e o catalão. Há 95% de católicos romanos (praticantes mesmo somente 25%, pois as igrejas estão virando museus e cobrando entrada para sua manutenção), 3,97% são ateus, 1% Testemunha de Jeová e 0,4% evangélicos em geral.

 

Desafios missionários

Temos por volta de 1.700 igrejas evangélicas em 55 denominações diferentes, das quais 23% são pentecostais, 24% são ciganos, 5% são reformados. Em todo o país somos noventa mil evangélicos, sendo que há 607 cidades com mais de 5.000 habitantes e mais 7.000 cidades com menos de 5.000 habitantes que não têm nenhuma igreja evangélica. Em toda a Espanha não existe nenhuma Igreja local que chegue a 500 membros; a média aponta para 40 pessoas por congregação. Houve aqui o crescimento da secularização com o movimento do "laicismo". Essa resistência ao evangelho dificulta a evangelização de incrédulos cada vez mais instruídos e que não querem nenhum tipo de compromisso.

 

Frutos do trabalho missionário

Em Barcelona abrimos um novo trabalho com os jovens, Deus nos abriu uma porta muito especial, pois não temos ainda templo próprio e alugamos um horário em um local para realizarmos nossos cultos aos domingos pela manhã. Uma igreja irmã ("Asembleia de Hermanos") nos cedeu gentilmente um horário aos sábados à tarde, para fazermos um discipulado para jovens. Estávamos nos reunindo em nosso apartamento, mas havia sempre o perigo de um vizinho reclamar com a polícia e para essas coisas aqui eles são muito rígidos. A Vania e as meninas estão participando do louvor e já estão começando a cantar em catalão (um misto de palavras em francês, português de Portugal, espanhol e algumas palavras de inglês), as meninas dançaram no culto de Natal e a Vania e a Nathali ensaiaram as crianças para cantarem uma música em português, foi emocionante. Além dessas três Igrejas ainda pequenas, temos a entrada de uma quarta Igreja também na cidade de San Cougat, "Ebenezer", na qual vamos trabalhar e fortalecer os jovens. No dia 23 de janeiro Deus nos deu outra bênção: a de abrirmos um novo grupo de crescimento na cidade de Girona, este de fala castelhana, já com doze pessoas sedentas de aprender o Evangelho e evangelizar, um milagre.

 

Objetivos de oração

Desejamos ser uma igreja viva e relevante na Espanha e como a cidade tem 10 distritos, temos como visão fundarmos 10 igrejas, uma em cada distrito. Como carecemos de Institutos Bíblicos, desejamos implantar um Instituto de Educação Metodista aqui em Barcelona, para que as pessoas possam estudar pela Internet à distância. Encerramos nosso informe com a certeza de que Deus tem nos ajudado em meio às batalhas, devido às experiências vívidas das bênçãos que Ele tem nos dado e ajudado abrindo portas para a evangelização desta nação.

Você pode nos ajudar nessa obra de levar o Evangelho até os confins da Terra (Atos 1.8) de três maneiras:

- Se dispondo a contribuir com seu talento e desejo missionário dizendo "Eis-me aqui, envia-me a mim" (Isaías 6.8);

- sustentando este trabalho com oração pelos projetos missionários e pelos pastores e missionários que estão atuando tapando a brecha no muro (Ezequiel 22.30);

- contribuindo financeiramente "segurando a corda", como os discípulos sustentaram a Paulo em um cesto, ajudando-o a descer a muralha de Jerusalém (Atos 9.25). Você também pode sustentar esta obra, entrando em contato com a Sede Regional e ofertando para o Projeto Missionário Espanha.

 

De seu amigo missionário,

Pr. Richard.

Endereço: Calle Elkano, 37 - ático 1º Barcelona - Cód. Postal 08004Telefone: 0034 934 432 997

Celular: 0034 679 366 260.

Email: lrichardk@hotmail.com.br


Posts relacionados

Colégio Episcopal, Expositor Cristão, Destaques Nacionais, Vídeos, Oficial, Mídia, Geral, por Marcelo Ramiro

Jornal Expositor Cristão completa 129 anos de história

A Igreja Metodista está em festa! O Expositor Cristão completou 129 anos de história. É o jornal evangélico mais antigo ainda em circulação no Brasil!

Geral, por José Geraldo Magalhães

Geral, por José Geraldo Magalhães

Geral, por José Geraldo Magalhães