Publicado por José Geraldo Magalhães em Geral - 13/09/2013

notícias de moçambique

NOTÍCIAS DE MOÇAMBIQUE

Notícias do Eduardo


Já se passaram 4 meses desde o último informativo. E como passaram rápidos.

Nesse período duas coisas muito boas aconteceram. Primeiro, tive a oportunidade de receber meus pais aqui em Chicuque. Depois, pudemos sair de férias e visitar a família e amigos no Brasil.

Foi a primeira vez dos meus pais na África (bispo Adriel e Mariluse). A experiência foi muito boa para todos. Meu pai, bispo, incansável, não conseguiu ficar sem trabalhar um pouquinho. Com minha

mãe visitou igrejas, casa das viúvas, o seminário teológico de Cambine, além disso,

encontrou?se com a Bispa em reunião amistosa a fim de estreitar relacionamento

com a Igreja Brasileira. Mas também puderam conosco conhecer belas praias moçambicanas, bem como a dura realidade do dia a dia no Hospital e do povo.

Por fim, passeamos em alguns belos lugares na África do Sul, o país da Copa, e depois juntos voltamos ao Brasil.

No Brasil, tudo muito corrido, nos limitamos a descansar um pouco e visitar os familiares e restaurar as forças para mais um ano.

 

Nesse mês de maio, começamos a receber alguns 4mes de Voluntários em Missão. Para tal, temos planejado uma semana de treinamento em ressuscitação cardio?pulmonar e o 2º simpósio de Chicuque. Já temos prontos os equipamentos e as salas para abrigar o nosso futuro Centro de Tratamento Intensivo (CTI). Infelizmente estamos aguardando  a chegada de enfermeiros treinados para dar início a essa a4vidade que cada dia é mais necessária. Outras modificações hospitalares estão em curso ou planejamento como a relocação do Pronto?Atendimento para uma sala maior e a construção de uma Capela. Peço a todos que con4nuem orando para que Deus con4nue nos dando força, sabedoria e pessoal para que o trabalho continue.

 

Para doações e contato:

www.gbgm-umc.org

Número Advance Eduardo: 3019573

Número Advance do Hospital: 09734A

Contato:

eduardoreismaia@gmail.com

 

 

Notícias da Cláudia

”. Lucas 10:2.

Esta tem sido minha oração constante ao Senhor aqui em Moçambique. De fato, há muito trabalho a ser feito, são muitas as necessidades e a equipe do Centro de Esperança (CESPE) é pequena. Conta apenas com seis integrantes dentre os quais apenas eu trabalho em tempo integral. Quando olho para as comunidades não posso deixar de pensar comigo mesma: podemos fazer tanta coisa! Algumas coisas são tão simples de e n s i n a r ! S e a o me n o s houvesse mais pessoas para ajudar...

Apesar das dificuldades o trabalho está prosseguindo. Há seis núcleos de saúde formados em seis bairros. Alguns são mais organizados que outros, contudo todos são funcionais. Os promotores de saúde (voluntários) ensinam sobre HIV/AIDS, malária, s a n e a m e n t o b á s i c o , tuberculose, maternidade segura, etc. Eles também andam de casa em casa e fazem a busca ativa de p a c i e n t e s s u s p e i t o s d e p o s s u í r em uma d e s t a s doenças citadas. Em caso afirmativo, encaminham os pacientes à unidade sanitária e acompanham o seguimento do tratamento.

Os promotores procuram pelas mulheres grávidas a fim de aconselhá-las a aderir aos

cuidados pré-natal e dão conselhos sobre planejamento familiar. Atualmente contamos com aproximadamente oitenta promotores distribuídos pelos seis bairros. Os desafios são

muitos, mas grande também é o nosso desejo e a nossa e spe ran ça em ve r dias me l h o r e s c om p e s s o a s empoderadas, melhorando a sua própria saúde.

 

 

PARA DEMAIS INFORMAÇÕES E

DOAÇÕES:

WWW.GBGM-UMC.ORG

ADVANCE CLÁUDIA: 3019574

NÚMERO ADVANCE CESPE: 15031A

EMAIL: CACAUPC@GMAIL.COM

ENDEREÇO:

C A I X A P O S T A L 4 1 , M A X I X E -

INHAMBANE - MOÇAMBIQUE


Posts relacionados