Publicado por Sara de Paula em Homens - 26/10/2023

Novembro azul: santidade pessoal também é se cuidar

A Confederação Metodista de Homens apoia a campanha Novembro Azul, de conscientização sobre o câncer de próstata, um dos mais frequentes entre homens no Brasil. Com o objetivo de promover conversas sobre o assunto, disponibilizamos abaixo a mensagem da Confederação, o material de apoio oficial do INCA e Ministério da Saúde, e posts para que a sua Igreja Local possa divulgar a campanha nas redes sociais e nos grupos da Igreja. 

Lembre-se de utilizar as hashtags #NovembroAzul e #IgrejaMetodista nas publicações, e de marcar os perfis da área nacional, da Confederação de Homens e da sua Federação ou Sociedade de Homens. 


Mensagem da Confederação

A Confederação Metodista de Homens do Brasil, juntamente com a sua diretori e Federações, te convida a participar da campanha nacional “Novembro Azul – Santidade Pessoal também é se cuidar”.  

Segundo o INCA – Instituto Nacional do Câncer, embora o Câncer de Próstata seja uma doença comum, por medo ou por desconhecimento, muitos homens preferem não conversar sobre esse assunto. No Brasil, a cada dez homens diagnosticados com câncer de próstata, nove têm mais de 55 anos. Com o avançar da idade, o risco também aumenta.

Para prevenção, alguns sinais precisam ser observados, tais como: 

Dificuldade de urinar; 
Demora em começar e terminar de urinar; 
Sangue na urina; 
Necessidade de urinar mais vezes durante o dia ou à noite.
Esses sinais permanecendo, procure um(a) profissional de saúde.

Ter uma alimentação saudável, praticar esportes e manter o peso corporal adequado, ajudam a diminuir o risco de várias doenças, inclusive do câncer.

A Bíblia nos diz em 1 Coríntios 6-19, que nosso corpo é templo e morada do Espírito Santo. Diz também no versículo 20, que fomos comprados por alto preço. É nosso dever, cuidar e zelar por nós mesmos.

No site nacional, metodista.org.br, você pode baixar um material do INCA – Instituto Nacional do Câncer do Ministério da Saúde para divulgação na Igreja local, na sua família e no seu trabalho.

Participe conosco, divulgue e ore.

Que Deus te abençoe.

Nosan Cavalcanti
Presidente da Confederação de Homens Metodista do Brasil


Material de apoio e sugestão de ações
Câncer de próstata: vamos falar sobre isso?
 CLIQUE AQUI PARA BAIXAR 


A cartilha "Câncer de próstata: vamos falar sobre isso?", produzida pelo Instituto Nacional do Câncer (INCA) e Ministério da Saúde, é um material de apoio que pode ser usado nos encontros para abordar o tema com informações precisas sobre o assunto. De acordo com a publicação, "O câncer de próstata é o tipo de câncer mais frequente em homens no Brasil, depois do câncer de pele. Embora seja uma doença comum, por medo ou por desconhecimento, muitos homens preferem não conversar sobre esse assunto."  

Promova ações de conscientização e enfrentamento

Se reúna com a Sociedade Metodista de Homens da sua Igreja Local, com os homens da Escola Dominical ou grupo de estudo, e promova a leitura e divulgação do material. Incentive que os homens da sua comunidade agendem a consulta preventiva. 

Segundo o Ministério da Saúde, realizar o exame pode ajudar a identificar o câncer de próstata logo no inicio da doença, aumentando assim a chance de sucesso no tratamento. Tratar o câncer de próstata na fase inicial pode evitar que se desenvolva e chegue a uma fase mais avançada.


Divulgue nas redes sociais

Você encontra abaixo cards para publicar nas redes sociais da sua Igreja Local ou partilhar nos grupos da sua comunidade de fé, com informações sobre a campanha Novembro Azul. Clique na imagem para ampliar e salvar. 

VÍDEO DA CAMPANHA

POSTS PARA FEED

 

POSTS PARA STORIES

 

BANNER PARA SITE


Posts relacionados

Homens, por Sara de Paula

Live da Confederação Metodista de Homens: Restaurando uma Vida Saudável

Na sexta-feira, dia 11 de junho às 20h, acontece mais uma Live promovida pela Confederação Metodista de Homens, na série "Restauração da Hombridade".

Homens, por Sara de Paula

Live Nacional dos Homens Metodistas Brasil

Hoje, dia 19 de noembro, celebramos o Dia das Sociedades Metodistas de Homens. A comemoração acontece no canal da Confederação Metodista de Homens no Youtube, ao vivo. A live recebe convidados especiais. Confira a programação. 

Homens, por Sara de Paula

Seminário Nacional de Homens online

A Confederação Metodista de Homens do Brasil, no dia 24 de outubro às 15 horas, realizará o Seminário Nacional de Homens online, com o tema Liderança Serva pelo canal do Youtube Nacional da Igreja Metodista. Confira a programação.

Homens, por Sara de Paula

Confederação das Sociedades Metodistas de Homens do Brasil Celebra o Dia Nacional do Homem

Estejam vigilantes, mantenham-se firmes na fé, sejam homens de coragem, sejam fortes. Façam tudo com amor. (2 Co 16.13-14 – NVI) [...] para nós, cristãos, o tema deve ir além da área de saúde, alcançando a dimensão da espiritualidade. O texto do apóstolo Paulo chama a atenção dos cristãos a serem “homens de verdade”, ou seja, devem agir sempre com amor.