Publicado por José Geraldo Magalhães em Geral - 04/02/2014

O pastoreio Cristão em busca de suas raízes

Navegar pela história, pessoal ou coletiva, permite que conheçamos melhor a nós mesmos, o sentido de nossa existência e de nossas ações no mundo. Ajuda-nos igualmente na revisão de vida e eventuais correções naquilo que somos e fazemos.
 
O livro Cuidado pastoral em perspectiva histórica e existencial. Uma revisão crítica, autoria do professor de teologia Dr. Ronaldo Sathler-Rosa, propõe revisitar a história do pastoreio cristão. Lançado durante Simpósio Nacional sobre Teologia Pastoral, promovido pela ASTE (Associação de Seminários Teológicos Evangélicos), na cidade de Londrina, Paraná, de 16 a 19 de dezembro 2013, o livro, a partir da história, cotejada com o presente, tem como eixo principal a questão da identidade pastoral: qual é mesmo a missão essencial de pastores e pastoras? O que distingue o ministério pastoral de outros ofícios? O que a história nos ensina sobre essa identidade?  
 
O livro recorre à história do pastoreio cristão para relembrar as funções precípuas do cuidado pastoral: curar, sustentar, orientar, reconciliar. Estão implícitas nessas atribuições aquelas práticas que envolvem o acompanhamento de pessoas em sua busca de sentido para seu viver, em seus sofrimentos, suas esperanças.
 
O autor argumenta em favor de retomada, crítica e adaptada às atuais condições sócio-culturais, de atenção prioritária da parte de pastores e de pastoras às necessidades espirituais, emocionais, relacionais de indivíduos, famílias e comunidades em meio à sua existência, nesta vida, nesta história.
 
Trata-se, então, de fazer convergir para os dramas e alegrias do existir humano concreto as práticas de cuidado de pessoas e de suas circunstâncias externas. A dimensão transcendente da esperança judaico-cristã e da fé de agentes pastorais ilumina o significado da existência humana neste mundo.  As atribuições clássicas do cuidado pastoral tornam-se referências e matrizes geradoras de novos modos de cuidado em resposta aos dramas e questões originadas da existência.
 
Quatro capítulos compõem essa nova obra. O primeiro, tendo como hipótese que os ambientes culturais têm sido fatores influentes nas respostas pastorais das igrejas aos contextos onde se inserem, propõe uma leitura dos atuais processos que vivem as assim chamadas civilizações e seus reflexos no contexto brasileiro. Afinal, o palco do pastoreio é a existência humana. A escolha dos tópicos principais concentrou-se naqueles que evidenciam maior afinidade e, porquanto, oportunidades para ações de cuidado pastoral por parte das comunidades de fé.
 
O capítulo segundo analisa as idéias expressas nas categorias curar, sustentar, orientar e reconciliar e acrescenta outras formas de cuidado.
 
O terceiro capítulo examina as evoluções históricas das ênfases do pastoreio, desde as igrejas das origens até a contemporaneidade.
 
Já o quarto capítulo discute a relação entre temporalidade e esperança. Propõe elementos com vistas à construção teórica de antropologia teológica centrada na temporalidade e na esperança. Finalmente, submete a leitores e a leitoras pautas de ações de cuidado que mesclem aspectos perenes do pastoreio e outros que emergem do presente.
 
No momento o livro está disponível na ASTE, em São Paulo, telefone 11 3257 5462. Logo estará disponível em outras livrarias.
 
Informações do próprio autor.

Posts relacionados

Sombra e Água Fresca, Geral, por Sara de Paula

Baixe grátis o CD Sombra Amiga & Água Pura

Projeto Sombra e Água Fresca disponibiliza CD completo para download

Geral, por José Geraldo Magalhães