Publicado por José Geraldo Magalhães em Geral - 13/09/2013

O trabalho dos metodistas no Vietnã

Com uma população de cerca de 85 milhões, o Vietnã é visto como um campo de missão cheio de potencial.  A maioria da população é jovem, nascida desde o fim da Guerra do Vietnã em 1975.

 

Na foto ao lado, líderes metodistas no vietnã

Para ver o álbum de fotos da Revda. Keren Vo-To CLIQUE AQUI!

Em 1991, dois pastores vietnamitas americanos da Igreja Metodista Unida, Ut To e Karen Vo To, tiveram um sonho e esse sonho é agora uma realidade. O Senhor colocou em seus corações a visão de começarem a Igreja Metodista Unida no Vietnã.

Em 1998, o Diretor Geral dos Ministérios Globais começou seu trabalho no Vietnã quando uma equipe pequena (o Bispo Roy Sano, o Rev. Dr. David Wu, o Rev. Kil Sang Yoon, os Revs. Ut e Karen Vo To) viajaram para o Vietnã para visitar ristãos de lá e em especial para visitar e aprender sobre o ministério do Rev. e da Sra. Ma Nguyen, que foram perseguidos pela sua fé. Tendo experimentado o Metodismo Unido nos Estados Unidos, o reverendo UT e Karen Vo To quiseram trazer a igreja para o seu povo. E em fevereiro 2002 a Igreja Metodista Unida no Vietnam nasceu quando foram enviados à nação de seus antepassados como missionários da GBGM!

Desde seu estabelecimento em 2002, o movimento metodista tem crescido forte e constante. Existiam 63 Igrejas Metodistas Unidas no Vietnam, em 2008, servidas por 49 pastores comissionados.

Em 2007, o Diretor Geral dos Ministérios Globais designou o Sudeste Asiático como uma "missão" da Igreja. Logo depois disso o Conselho dos Bispos Metodistas Unidos  apontou o Bispo Larry Goodpaster para supervisionar esta missão.

Em busca da legalização

A Igreja Metodista Unida continua a se mover em direção a tornar-se uma organização religiosa legalmente reconhecida no Vietnã.

A missão da Igreja no país do Sudeste Asiático recebeu permissão do governo para realizar um encontro nacional até receber um certificado para atividades religiosas, de acordo com os Revs. Ut To e Karen Vo To. Um certificado de reconhecimento será dado provavelmente um ano mais tarde, quando a primeira conferência nacional está prevista para a promulgação de uma carta e a seleção de líderes.

"Este é verdadeiramente um momento histórico para a missão Metodista Unida no Vietnã", disse Bruce R. Bispo OUGH de West Ohio, presidente da Junta Geral de Ministérios Globais e pessoalmente envolvido na denominação de Missão do Vietnã Initiative. "Dez anos atrás, era muito limitada  a presença Metodista Unida no Vietnã. Hoje, estamos na iminência de sermos capazes de nos envolver abertamente em nossa missão de fazer discípulos de Jesus Cristo para a transformação do mundo."

Bispo Ough liderou uma delegação que, em meados de abril visitou em Hanoi o Comitê Governamental. A viagem veio imediatamente após a inauguração do novo Centro de Missão Metodista Unida em Chi Minh Ho. Esta facilidade, comprada em julho de 2009 e modificada para atender as necessidades da igreja, serve não apenas como sede da missão, mas também fornece espaço para a formação pastoral e leiga.Ter a presença tangível de que um edifício oferece é um passo necessário na obtenção de reconhecimento legal pleno, como uma religião no Vietnã.

 Bispo Ough indicou que os esforços estão sendo feitos para obter uma autorização para a Metodista Unida Comissão de Socorro de Emergência (UMCOR) para operar no Vietnam,"Enquanto em Hanói, nos reunimos com a comissão do governo que governa todas as organizações não-governamentais (ONG) que operam no país e apresentou pedido UMCOR," ele disse. Há atualmente 160 congregações Metodista Unida / bolsas com 11 mil membros no Vietnã. O país faz parte da igreja do Sudeste Asiático missão, que inclui também o Laos e Tailândia.

Centro Metodista Unido

Comprado em julho de 2009, o centro da missão foi modificado para atender às necessidades da Igreja, servindo como sede da missão, e como espaço de formação pastoral e leigos. Ter a presença tangível de que um edifício oferece é necessário para obter reconhecimento legal como uma religião no Vietnã.

Bispo Ough presidiu à inauguração do Centro Metodista Unido, localizado a 18 quilômetros a noroeste do centro da cidade Ho Chi Minh. A Conferência Anual  Oeste Ohio tem um relacionamento de aliança com a missão no Vietnam e contribuiu com $ 465,000. Ministérios Globais deram US $ 110.000. O distrito de Shawnee em Oeste Ohio levantou 295 mil dólares.

Em Hanói, a delegação da Igreja Metodista Unida também se reuniu com o embaixador dos Estados Unidos para o Vietnã.

O centro de Ho Chi Minh City foi inicialmente concebido em três unidades de 2.600 metros quadrados em um empreendimento em uma área de crescimento a 15 minutos de um aeroporto internacional. Uma vez comprado, duas unidades foram combinadas para formar uma sala polivalente para a adoração e grande reunião da igreja, salas de aula e escritórios. Há também vivem acomodações para os pastores que vêm para a formação alargada.

Missionária no Vietnã

Revda. Karen Vo-To treina líderes cristãos seu trabalho centra-se no recrutamento de mulheres para estudar para o ministério pastoral. Ela trabalha com mulheres do grupo de apoio um incentivo para que "todo o seu potencial em Jesus Cristo, para promover a comunhão entre as mulheres a nível nacional,  fornecer aos veículos de comunicação para as mulheres, ouvindo e oferecendo soluções para mulheres precisa de, e para apresentar todo o evangelho a toda a pessoa ", diz ela.

Revda. Karen Vo-To serve também como coordenadora do Ministério da Mulher. Ela vê os objetivos do seu trabalho como "atender às necessidades das mulheres agredidas, vítimas de abuso e assédio sexual, os sem-teto, mulheres encarceradas, e aqueles que estão lutando com o abuso de substância, proporcionando formação profissional e comida para os famintos. Servindo no sudeste da Ásia desde 2002, Karen também está envolvida na plantação de igrejas.

O metodismo hoje no Vietnã
Hoje o Vietnã é a terra do despertar. O Espírito de Deus está começando a agitar a terra. Muitos estão ansiando pela paz de Deus e muitos estão vindo para Cristo. Nós acreditamos que uma abundante colheita está justamente adiante.

Os metodistas unidos no Vietnã têm um centro de ministério, luminoso e espaçoso, através de uma parceria que combina a missão de fé, amizade e recursos.

A instalação de 7.800 metros quadrados, a 15 minutos do aeroporto internacional de Ho Chi Minh City, é o resultado da colaboração entre os membros da missão da Igreja no Vietnã, Conferência Anual Oeste de Ohio e da Junta Geral de Ministérios Globais. Em Ohio, o Vale do Distrito Shawnee desempenha um papel fundamental.

A missão lançou o Colégio Teológico Wesley  para formação avançada.

Há atualmente 160 congregações da Igreja Metodista Unida, 11.000 membros e  80 pastores.

O objetivo é iniciar 100 novas igrejas em 2010 e os líderes esperam ter 63 novas congregações lançadas em meados do ano.

 Ela precisa de um centro de conferências para tornar-se formalmente reconhecido como uma igreja em um país ainda emergente de um passado muito volátil.
 

Por que o compromisso com uma forte missão ao Vietnã?

"Jesus em primeiro lugar foi para o Vietnã", diz o reverendo Joseph Bishman, superintendente do distrito.  "Temos apenas de segui-lo. Nós, nos Estados Unidos não soubemos o que fazer sobre o Vietnã, dada a história. Agora estamos empenhados na cura, no desenvolvimento de uma visão de parceria com os pastores vietnamitas. A experiência está nos ajudando a tornar-se mais do que jamais sonhou que poderia ser

Tradução: Eliede Castro Massolar


Posts relacionados

Geral, por José Geraldo Magalhães

Geral, por José Geraldo Magalhães

Geral, por José Geraldo Magalhães

Geral, por José Geraldo Magalhães