Publicado por José Geraldo Magalhães em Geral - 31/05/2013

Departamento Nacional de Escola Dominical em diálogo no encontro nacional


Equipe do Departamento Nacional de Escola Dominical participou do painel Direto da Redação: as revistas da Escola Dominical na noite de sexta-feira (31) no Encontro Nacional em Piracicaba/SP. 

A ideia foi compartilhar com os participantes do encontro o processo de editorção das revistas. "Análise do curriculo, elaboração dos textos, envio para os redatores e, após enviado para o Colégio Episcopal para apravoção, cabe-nos a ilustração, revisão e gráfica. É um processo longo" enfatizou a pastora e coordenadora do Departamento Nacional, revda. Andreia Fernades.

O pastor e redator da revista Cruz de Malta, Marcelo Alves destacou a coletânia dos textos. "Cada redator tem uma equipe de colaboradores que escreve as lições. Na ementa é dividido as lições para as pessoas escreverem dentro de determinado prazo", disse o pastor.

Pablo Matsuo da Região Missionária do Nordeste (Remne) é Superintendente da Escola Dominical e parabenizou a equipe. "Fui professor substituto e pude evangelizar meu próprio filho por meio das revistas", destacou Pablo.

Todas as revistas têm uma linha editorial em comum. O pastor Edemir Antunes, responsável pela revista dos adultos Em Marcha, destaca a responsabilidade de editar as revistas. "Alguns temas precisam ser observados. Tenho seis colaboradores que procuram ser fieis aos temas apresentados. Tenho a tarefa de verificar se o que eles escreveram foi estabelecido inicialmente", apontou o pastor.

Uma linguagem uníssona. Esse é o objetivo do departamento nacional para que as revistas possam estar acessíveis à todas as pessoas. Há uma preocupação com a terminologia para que as revistas se tornem uma pastoral bíblica. "Precisamos adequar às linguagens das revistas para todos os públicos. Temos que pensar que é uma revista para leigos e leigas e precisa se adequar aos públicos sem perder a dimensão bíblica e teológica", disse o redator da revista Flâmula Juvenil, pastor Tiago Valentim.

As revistas de Escola Dominical da Igreja Metodista são escritas por colaboradores/as de várias partes do país. São no mínimo três planos de aulas para as três faixas etárias, ou seja, nove atividades sugestivas para subsidiar os professores/as de Escola Dominical.

Capacitar os/as professores/as de crianças com um material didático é umas das preocupações da redatora da revista Bem-Te-Vi. "As propostas de atividades e dinâmica das revistas traz informações para os/asprofessores/as", afirmou Telma Cesar, redatora das revistas das crianças de 0 a 6 anos.

As revistas de Escola Dominical estão disponíveis no site nacional da Igreja Metodista em www.metodista.org.br


Posts relacionados