Publicado por José Geraldo Magalhães em Geral - 13/09/2013

obama

Rosa Parks, Luther King e Barack Obama

           Confesso que estou emocionado! Neste momento, após assistir aos noticiários a respeito da eleição nos EUA com a vitória do democrata e negro Barack Obama, meus olhos estão marejados! Sou chorão por natureza...mas esse momento a qual estamos presenciando é único. Talvez não tenhamos noção da dimensão da vitória de Barack Obama para o mundo, para sociedade e para o cristianismo. Dois outros nomes me vêm à mente: Rosa Parks e Rev. Martin Luther King Jr.

   Rosa Parks faleceu em 2005 aos 92 anos de idade. Não pôde ver o que seu gesto 50 anos atrás provocou na história de seu país e no mundo. Rosa Parks era uma costureira de 42 anos quando entrou para a história americana e mundial. No dia 1º de dezembro de 1955 ela estava em um ônibus na cidade de Montgomery, Alabama, quando um homem branco exigiu que ela se retirasse do banco onde estava para ele poder se acomodar.

            Rosa se recusou a sair, desafiando as regras que exigiam que pessoas negras se sujeitassem a abrir mão de seus lugares no transporte público para brancas. Com este ato, Rosa foi presa e multada em US$ 14. Em 1957, depois de ter perdido o emprego e recebido ameaças de morte, Rosa e seu marido, Raymond, se mudaram para Detroit, onde ela trabalhou como assistente no escritório de um congressista democrata. Uma metodista ativa! Que orgulho dizer isso! Nesse ato de dignidade e coragem, Rosa Parks trouxe à tona a vergonha da segregação racial nos EUA e, junto com isso, acendeu a chama no coração do maior e último grande profeta de Deus do século XX: Martin Luther King.

 O homem dos sonhos... Luther King mostrou força, sem usar violência...a força das palavras...Palavras que criam vida...Que restauram vidas...Que perdoam vidas!  

            O profeta que sonhava que um dia o ser humano seria julgado não pela cor de sua pele, mas por seu caráter mostrou onde um povo movido pelo poder de Deus pode chegar! Grandes homens e mulheres de Deus nascem assim: Sonham não os sonhos individualistas de um grupo ou outro, mas sonham os sonhos de Deus, o sonho da liberdade! Movimentam multidões para a justiça e verdade, e não para deleite próprio... Pagam o preço de serem minoria...Sofrem perseguição de seus próprios irmãos... mas seguem em frente mesmo assim...Grandes homens de Deus fazem e estão fazendo uma grande falta!

   Luther King não viu seu sonho se realizar, mas hoje, 40 anos após sua trágica morte, os Estados Unidos da América elegeram o seu primeiro presidente negro! O sonho se realizou! Glória a Deus! Aleluia! Hoje, 4 de novembro de 2008, estou particularmente muito feliz...não sei quanto a vocês, mas estou muito feliz...Eu vi que sonhos podem se tornar realidade! Apesar de nosso egoísmo, de nossa individualidade, de nossa competitividade, da ambição diabólica que nos ronda...Ainda há espaço para os projetos de Deus na história da humanidade! Não sei como será o governo de Barack Obama, mas a esperança é maior que as dúvidas...

            Hoje... pude sentir o prazer de presenciar um verdadeiro e poderoso milagre de Deus!

Rev. Antonio Carlos Soares dos Santos, Igreja Metodista em Altamira-PA


Posts relacionados