Publicado por José Geraldo Magalhães em Geral - 20/09/2013

olho por olho pastor Welinton

Olho por olho e acabaremos todos cegos

Welinton Pereira da Silva

A frase acima não é minha, foi inspirada em uma faixa exposta no Maracanã com quase os mesmo dizeres. Está na ordem do dia a discussão sobre a maioridade penal. É incrível ver como um tema toma conta da população: a mídia bota fogo no circo armado, incentivando o espírito de vingança e raiva. Vendem-se jornais, revistas e pontos no Ibope na apresentação de soluções simplistas; o clamor popular ou a opinião pública, como um deus desejoso de sacrifício exige mudanças já.  Na sociedade do " fast food" a  criminalização dos " menores" surge como a grande salvadora da pátria e o Congresso Nacional, que recentemente se notabilizou por absolver seus pares mensaleiros e em não votar nada a não ser as medidas provisórias do Executivo, votou três alterações na lei de segurança em apenas 24 horas.

O psicanalista e colunista do jornal Folha de SP Contardo Galligaris denuncia a hipocrisia de nossa sociedade, citando Michel Foucault, ao afirmar que "a prisão é uma instituição hipócrita desde sua invenção moderna, ela protege o cidadão, evitando que os lobos circulem pelas ruas, pune o criminoso, constrangendo seu corpo, mas nossa alma "generosa" dorme melhor com a idéia de que a prisão é um empreendimento reeducativo, no qual a sociedade emenda suas ovelhas desgarradas". Quem conhece nossas prisões superlotadas e imundas sabe que as mesmas funcionam como verdadeiros depósitos de seres humanos, para não dizer uma universidade do crime.

Estamos todos angustiados e revoltados com a morte de João Hélio, que teve sua vida ceifada de maneira tão trágica e violenta com apenas 6 anos de idade. Mas, será que os que defendem a redução da maioridade penal realmente acreditam que isto vai resolver nossos problemas de violência e insegurança? Será que a ida de nossos adolescentes para as cadeias mais cedo vai ajudar na reeducação deles?

Se analisarmos os dados das Secretárias de Seguranças Públicas de nossos estados vamos constatar que o índice de crimes cometidos por adolescentes é infinitamente menor dos que os praticados por adultos. Os crimes cometidos por adolescentes são, portanto, uma pequena ponta do iceberg da violência, insegurança e corrupção presentes em nossa sociedade e, certamente, se desejarmos resolver, de fato, a questão da criminalidade nas grandes cidades, nossa reflexão e atuação precisa ser bem mais séria e responsável e não a hipocrisia que estamos presenciando, principalmente por nossos dirigentes que vêm a público fazer propostas que eles mesmos sabem que não são viáveis.

Revi recentemente o filme 174, que retrata o episódio vivido pelos passageiros do ônibus no Rio de Janeiro no Jardim Botânico, em que Sandro, ex- menino de rua e sobrevivente da Chacina da Candelária faz refém vários passageiros/as. É impressionante a sucessão de erros e a falta de equipamentos da Polícia Militar que estava atuando no caso. O desfecho foi o assassinato de Sandro e de uma refém quando o caso estava praticamente resolvido. Certamente aquela jovem estudante não estaria morta não fosse a ação atabalhoada dos policiais presentes no caso.

Com toda indignação que o caso do João Hélio deve nos provocar, e com solidariedade à sua família, gostaria muito que houvesse a mesma indignação e revolta contra todas as injustiças e corrupção que têm assolado o nosso país, que têm jogado e mantido na cadeia pessoas sem a menor chance de recuperação. Precisamos dar um basta na hipocrisia se desejamos resolver os problemas da violência e segurança. É consenso entre os que conhecem minimamente nossas instituições que o problema não está na lei e, sim, nas instituições públicas que não funcionam. É grande a sensação de impunidade; a mudança na lei pode até dar a sociedade a sensação de ter resolvido a questão, mas certamente o problema persistirá.

Numa sociedade em que poucos são muito ricos e muitos são muito pobres, em que a sensação de impunidade tornou lugar comum, não basta mudar as leis de segurança; nossa mudança precisa ser bem mais profunda, uma verdadeira conversão como propõem os Evangelhos:

Certa vez, respondendo à pergunta dos discípulos sobre "quem era o maior no Reino de Deus" ? Jesus chamou uma criança, colocou-a no meio deles e disse: eu lhes garanto: se vocês não se converterem e não se tornarem como crianças, vocês nunca entrarão no Reino dos Céus. Mat. 18.2.

Espero que estes acontecimentos recentes, como a morte de João Hélio e o assassinato da avó por um menino de 12 anos a facadas depois de ter cheirado solvente (prática comum entre meninos que vivem nas ruas), despertem nossa sociedade desse sono profundo da indiferença.

 

 

 


Posts relacionados

Geral, por Sara de Paula

Bispo Luiz emite nota de solidariedade à família do pastor Adahyr Cruz

Com pesar, comunicamos o falecimento do Rev. Adhayr Cruz, que exerceu seu ministério pastoral na Segunda Região Eclesiástica, onde exerceu, também, as funções episcopais como Presbítero Presidente da Região, com o passamento do Revmo. Bispo Isac Alberto Rodrigues Aço. Posteriormente retornou para a 4a RE, onde jubilou-se do ministério ativo.

Geral, por José Geraldo Magalhães

Geral, por José Geraldo Magalhães

Geral, por José Geraldo Magalhães

Geral, por José Geraldo Magalhães