Publicado por José Geraldo Magalhães em Geral - 20/09/2013

oração simples

Bispo Josué Adam Lazier


O Salmo 30 é considerado um cântico de Ação de Graças. Nele o salmista agradece a Deus por algum livramento que alcançou e convida seus ouvintes a fazerem o mesmo. Há vários salmos como este. Eles eram cantados no dia-a-dia das famílias de Israel, tanto nas reuniões domésticas, como nas públicas. Alguns eram cantados nas viagens para Jerusalém e no retorno para casa.

O Salmo é atribuído ao Rei Davi, pois segundo a tradição ele foi um músico inspiradíssimo. Este e outros salmos de Davi vieram a fazer parte do repertório do povo de Deus, alimentando assim a esperança e a confiança nas ações divinas. Davi, além de ser um músico e de ter se tornado Rei de Israel, era também um pastor de ovelhas. O salmo expressa o sentimento e a fé deste pastor de ovelhas. Ele é um modelo de oração para nós hoje.

Vamos meditar neste salmo, considerando-o como uma "oração simples para os símplices". Moisés, Eliseu, Davi e outros membros do povo de Deus fizeram esta oração. Oração simples é definida por Richard J. Foster como: "Na oração simples apresentamo-nos diante de Deus assim como somos, com verrugas e tudo. Como filhos de um pai amoroso, abrimos o nosso coração e fazemos as nossas petições. Não tentamos separar as coisas, as boas e as más. Simples e despretensiosamente, falamos dos nossos cuidados e fazemos as nossas petições. Contamos a Deus, por exemplo, quando estamos frustrados com o colega de escritório ou o vizinho que mora logo adiante. Pedimos alimento, clima favorável e boa saúde".

Na oração simples a pessoa reconhece sua fragilidade
Inicialmente o salmista reconhece suas fragilidades e suas limitações, bem como sua vulnerabilidade diante das dificuldades da vida. Ele fala que era alvo das zombarias e das brincadeiras de mau gosto de algumas pessoas, que o salmista chama de inimigos (v. 1). O autor descreve a situação da sua saúde, que estava agravada. Em outras palavras, o autor do salmo estava à beira da morte quando foi contemplado pela misericórdia de Deus (vv. 2-3). Davi, em sua oração, registra o choro e o lamento que tomou conta da sua vida em virtude da sua fragilidade e fraquezas humanas (v. 5) e não deixa de mencionar que ficou confuso e desorientado quanto à vida e os desafios que estavam presentes em sua vida (v. 7).

Este sentimento e esta constatação da precariedade da vida humana devem acompanhar aqueles e aquelas que têm fé, a esperança, e a graça de Deus em suas vidas. É natural que a pessoa humana, em sua experiência com Deus, esqueça suas limitações. Mas é imperativo que o homem e a mulher reconheçam sua fragilidade ante o poder e a grandeza de Deus. Faz bem para a alma, para o corpo, para a mente, para a espiritualidade e para o bem-estar daqueles que convivem conosco.

Na oração simples a pessoa revela confiar em Deus
O salmista aprendeu a ser humilde e a confiar em Deus. No versículo 6 ele declara: "Quanto a mim, dizia eu na minha prosperidade: jamais serei abalado". Ou na linguagem de hoje: "Eu me senti seguro e pensei: nunca terei dificuldades". Ele se encontrava tranqüilo em sua prosperidade, riquezas, conquistas e na sua própria saúde. Achava-se inatingível. Ledo engano. Aprendeu grande lição. Aprendeu que a segurança estava na confiança em Deus e que Ele age através de pessoas frágeis e imperfeitas porque é cheio de graça e misericórdia.

Na oração simples a pessoa reconhece as ações divinas
O verso 5 é o centro deste salmo. Ele ensina que o silêncio de Deus é momentâneo. Quando o salmista diz que chorou a noite toda revela que se sentia abandonado por Deus e inseguro quanto ao futuro. Ele confiava em sua prosperidade e quando adoeceu gravemente buscou a Deus, mas não recebeu resposta imediata. Orou e lamentou a noite toda buscando a graça de Deus.

Ainda no verso 5 o salmista ensina outra grande lição: o período de silêncio de Deus é curto e para nosso próprio bem, pois o "seu favor dura a vida inteira" - a bondade divina é para toda a vida. Os momentos de tensão, angústia, medo, fragilidade, desesperança e dor podem durar a noite inteira, mas o regozijo, o consolo, a paz, a segurança interior vêm pela manhã.

Na oração simples a pessoa agradece a Deus
O salmista conclui seu salmo e sua oração com uma ação de graças - v. 12. Ele aprendeu a importância da ação de graças e manifestou seu conforto e sua satisfação por todas as coisas, sabendo que elas refletem o cuidado do Deus eterno. O salmista agradece porque Deus mudou os seus sentimentos: "converteste o meu pranto em folguedos; tiraste o meu pano de saco e me cingiste de alegria". Ele convidou outras pessoas para seu culto em ações de graças, pois queria que todos reconhecessem o cuidado de Deus e a Ele fizessem ações de graças.

Quem são os símplices?
Os símplices são os que vivem a simplicidade da vida cristã; os que estão com o coração aberto para acolher os outros em suas lamentações; os que se colocam na posição de servos dos outros; os que não intentam o mal contra o próximo; os que oram muito e pouco falam sobre o assunto; os que podem perdoar porque acolheram o perdão de Deus. Símplices são os misericordiosos, os pacificadores, os pobres de espírito, os que buscam a justiça, rejeitam a maledicência e pagam o mal com o bem. Símplices são os que se esvaziam de si mesmos e se enchem da graça de Deus e que evidenciam isto nas atitudes. Símplices são os que não tocam trombetas, não vestem sacos e não vão às multidões para se promoverem com uma falsa espiritualidade. Símplices são os que combatem a violência, rejeitam as injustiças e proclamam a paz. Símplices são os que fazem a oração simples...

Você já fez hoje a oração simples?
Se for assim, continuemos, dia após dia a fazer esta oração e convidemos outros para orarem conosco. A oração nos leva ao altar de Deus e, no encontro com a graça divina, nós recebemos o pastoreio do Pai, do Filho e do Espírito Santo e o fortalecimento para a vivência dos mais altos valores do Evangelho e a convivência na perspectiva do Reino de Deus.


Posts relacionados