Publicado por Sara de Paula em Colégio Episcopal - 24/05/2020

Orientação do Colégio Episcopal da Igreja Metodista

Orientação do Colégio Episcopal da Igreja Metodista

Graça e Paz amadas irmãs e irmãos!

O Colégio episcopal foi surpreendido recentemente com informações acerca de uma acusação de estupro feita contra um pastor metodista através das redes sociais. Com a publicação de um vídeo, uma mulher afirma ter sido vítima deste tipo de violência. Diante de toda mobilização gerada em torno do ocorrido é que nos dirigimos à Igreja.

Inicialmente, cumpre-nos informar que em casos como este, providências como a retirada de uma credencial pastoral só ocorre mediante o devido processo disciplinar, cujos trâmites seguem a legislação da Igreja e as orientações do bispo ou bispa da respectiva Região Eclesiástica, salvo dispositivo canônico quanto aos pastores e pastoras cedidos e cedidas para a área nacional.

O acompanhamento do caso vem sendo feito pelo respectivo bispo, estando o mesmo até o presente momento em mãos da Justiça Comum.

Assim, até que a autoridade judicial, que examina o caso, defina a culpa ou a inocência, é saudável que a Igreja aguarde e respeite os processos, para não incorrer em falhas que tragam dano a qualquer das partes envolvidas. É tempo de seguir as recomendações de Jesus em Mateus 18.15-19, reafirmadas em nossos dispositivos canônicos e nas normas de disciplina eclesiástica. A precipitação em expor publicamente os fatos relacionados ao processo em andamento, via mídias sociais, não ajuda. Pelo contrário, além de ir contra as orientações bíblicas, prejudica a investigação dos fatos, dentro e fora da Igreja.

Porém, cumpre a nós a tarefa de reafirmar, como uma igreja fundada nos princípios da graça, do amor, da justiça e da misericórdia de Deus, que o fato de respeitar tais processos jamais pode significar menos do que compromisso com a verdade, com o arrependimento, com a confissão e com a denúncia profética.

A luta contra a violência, incluindo a violência sexual que sofrem muitas mulheres, chegando até a morte, faz parte de nossa agenda cotidiana na busca de condições de dignidade, de proteção, de justiça e respeito à vida.

Assim, acompanharemos em oração, em escuta atenciosa e em espírito de contrição e arrependimento, para que o Espírito de Deus traga toda a verdade dos fatos e nos permita construir relações humanas, de afeto e acolhida, nos quais os direitos das mulheres sejam respeitados, a proteção das crianças seja garantida e novas formas de viver em Cristo tragam plena vida a homens e mulheres.

Convocamos a Igreja a orar por todas as partes envolvidas, clamando pela graça de Deus manifesta também na vida de familiares e comunidades de fé, bem como por estratégias na luta contra a violência e a exploração humanas.

São Paulo, 24 de maio de 2020

Bispo Luiz Vergilio Batista da Rosa – Presidente do Colégio Episcopal
Bispo José Carlos Peres – Vice-Presidente do Colégio Episcopal
Bispa Marisa de Freitas Ferreira – Secretária do Colégio Episcopal
Bispo Paulo Rangel dos Santos Gonçalves
Bispo Roberto Alves de Souza
Bispo Adonias Pereira do Lago
Bispo João Carlos Lopes
Bispo Emanuel Adriano Siqueira da Silva
Bispa Hideide Aparecida Gomes de Brito Torres
Bispo Fábio Gomes da Silva


Posts relacionados

Colégio Episcopal, por Comunicação

Nota de Gratidão - Rev. Luís Wesley de Souza

  A Igreja Metodista, através do Colégio Episcopal, divulga Nota de Gratidão em memória do Reverendo Luís Wesley de Souza.

Colégio Episcopal, por Redação Metodista

Conhecidos e Conhecidas Desde o Ventre

Reiterando o posicionamento feito no início deste ano, o Colégio Episcopal da Igreja Metodista do Brasil, manifesta veemente posição contrária a toda ação ou política pública que tal posição do governo brasileiro sugere tendo em vista a possibilidade de flexibilizar ou até mesmo, em objetivo final, descriminalizar a prática do aborto.

Colégio Episcopal, por Sara de Paula

Nota conjunta: Colégio Episcopal e Cogeam sobre o 21º Concílio Geral da Igreja Metodista

O Colégio Episcopal e a COGEAM, em reunião conjunta realizada no dia 29/01/2021, considerando as recomendações feitas pelo GT do 21º Concílio Geral, em especial quanto às incertezas geradas pela pandemia de COVID-19, decidiu alterar o mês da realização do conclave para outubro de 2021, em data a ser definida avaliando-se a disponibilidade do hotel e também dos delegados e delegadas.

Colégio Episcopal, por Sara de Paula

Nota sobre o pedido de Impeachment protocolado por lideranças religiosas

O Colégio Episcopal, sem entrar na discussão do mérito das questões levantadas em relação ao pedido de impeachment do Presidente Jair Bolsonaro, esclarece que a Igreja Metodista não é oficialmente signatária deste pedido, protocolado junto à Câmara de Deputados por segmentos cristãos.

Colégio Episcopal, por Sara de Paula

Oração, caminho de esperança | Carta pastoral do Colégio Episcopal da Igreja Metodista

"Desde o início da pandemia da Covid-19, o mundo tem testemunhado os efeitos devastadores da doença, mas também de toda a desigualdade econômica, social e cultural que ela deflagrou. Como estamos em um tempo de intensos debates políticos e ideológicos em todos os continentes, muito do foco que deveria estar no cuidado e tratamento das pessoas nas diferentes cidades e países acabou sendo desviado." | Leia o documento na íntegra.

Destaques Nacionais, Colégio Episcopal, por José Geraldo Magalhães

Membro do Comitê Permanente de Consenso e Colaboração do CMI envia relatório ao Colégio Episcopal

Eleita em 2006 para integrar o Comitê Permanente de Consenso e Colaboração do Conselho Mundial de Igrejas (CMI), Magali do Nacimento Cunha, envia relatório das atividades desenvolvidas ao Colégio Episcopal da Igreja Metodista. Em reunião do Comitê Central reunido em julho de 2014, Magali foi eleita membro da Comissão Fé e Ordem do CMI. 

Colégio Episcopal, Destaques Nacionais, por José Geraldo Magalhães

Saiba como foi o retiro anual do Colégio Episcopal no Paraná

O Colégio Episcopal da Igreja Metodista esteve reunido em retiro anual na última semana nas dependências do Sesc Caiobá, em Matinhos/PR. Confira as informaçoes e agenda para 2015!