Publicado por Sara de Paula em Colégio Episcopal - 24/05/2020

Orientação do Colégio Episcopal da Igreja Metodista

Orientação do Colégio Episcopal da Igreja Metodista

Graça e Paz amadas irmãs e irmãos!

O Colégio episcopal foi surpreendido recentemente com informações acerca de uma acusação de estupro feita contra um pastor metodista através das redes sociais. Com a publicação de um vídeo, uma mulher afirma ter sido vítima deste tipo de violência. Diante de toda mobilização gerada em torno do ocorrido é que nos dirigimos à Igreja.

Inicialmente, cumpre-nos informar que em casos como este, providências como a retirada de uma credencial pastoral só ocorre mediante o devido processo disciplinar, cujos trâmites seguem a legislação da Igreja e as orientações do bispo ou bispa da respectiva Região Eclesiástica, salvo dispositivo canônico quanto aos pastores e pastoras cedidos e cedidas para a área nacional.

O acompanhamento do caso vem sendo feito pelo respectivo bispo, estando o mesmo até o presente momento em mãos da Justiça Comum.

Assim, até que a autoridade judicial, que examina o caso, defina a culpa ou a inocência, é saudável que a Igreja aguarde e respeite os processos, para não incorrer em falhas que tragam dano a qualquer das partes envolvidas. É tempo de seguir as recomendações de Jesus em Mateus 18.15-19, reafirmadas em nossos dispositivos canônicos e nas normas de disciplina eclesiástica. A precipitação em expor publicamente os fatos relacionados ao processo em andamento, via mídias sociais, não ajuda. Pelo contrário, além de ir contra as orientações bíblicas, prejudica a investigação dos fatos, dentro e fora da Igreja.

Porém, cumpre a nós a tarefa de reafirmar, como uma igreja fundada nos princípios da graça, do amor, da justiça e da misericórdia de Deus, que o fato de respeitar tais processos jamais pode significar menos do que compromisso com a verdade, com o arrependimento, com a confissão e com a denúncia profética.

A luta contra a violência, incluindo a violência sexual que sofrem muitas mulheres, chegando até a morte, faz parte de nossa agenda cotidiana na busca de condições de dignidade, de proteção, de justiça e respeito à vida.

Assim, acompanharemos em oração, em escuta atenciosa e em espírito de contrição e arrependimento, para que o Espírito de Deus traga toda a verdade dos fatos e nos permita construir relações humanas, de afeto e acolhida, nos quais os direitos das mulheres sejam respeitados, a proteção das crianças seja garantida e novas formas de viver em Cristo tragam plena vida a homens e mulheres.

Convocamos a Igreja a orar por todas as partes envolvidas, clamando pela graça de Deus manifesta também na vida de familiares e comunidades de fé, bem como por estratégias na luta contra a violência e a exploração humanas.

São Paulo, 24 de maio de 2020

Bispo Luiz Vergilio Batista da Rosa – Presidente do Colégio Episcopal
Bispo José Carlos Peres – Vice-Presidente do Colégio Episcopal
Bispa Marisa de Freitas Ferreira – Secretária do Colégio Episcopal
Bispo Paulo Rangel dos Santos Gonçalves
Bispo Roberto Alves de Souza
Bispo Adonias Pereira do Lago
Bispo João Carlos Lopes
Bispo Emanuel Adriano Siqueira da Silva
Bispa Hideide Aparecida Gomes de Brito Torres
Bispo Fábio Gomes da Silva


Posts relacionados

Colégio Episcopal, por Sara de Paula

Nota oficial da Igreja Metodista sobre as Instituições de Ensino

Nós, membros da Cogeam (Coordenação Geral de Ação Missionária) e Colégio Episcopal da Igreja Metodista, estamos cientes de que a Educação Metodista entrou, no último dia 09, com uma cautelar cujo objetivo é elaborar um plano de recuperação que viabilize a manutenção das atividades acadêmicas das instituições.

Geral, Oficial, Destaques Nacionais, Colégio Episcopal, Política, por José Geraldo Magalhães

Fake news: esclarecimento do Colégio Episcopal

O Colégio Episcopal vem a público informar que notícias que estão sendo veiculadas na internet, principalmente na página do Facebook chamada Wesley Depressivo, dizendo que a Igreja Metodista apoia candidatos políticos ou não deve votar em tal candidato é falsa. Nós, Bispos e Bispas, já orientamos os membros da Igreja em documento publicado no Órgão Ofical Metodista - Jornal Expositor Cristão na edição de setembro e no site institucional (www.metodista.org.br). Os documentos estão acessíveis ao público gratuitamente. Nosso dever é orientar a Igreja em todos os âmbitos da missão. 

Geral, Destaques Nacionais, Colégio Episcopal, por José Geraldo Magalhães

Carta aberta à Comunidade Metodista do Brasil

Pensamos ser do conhecimento de grande parte dos irmãos e irmãs metodistas o movimento de greve que está em curso na Universidade Metodista de Piracicaba - UNIMEP.  A Igreja Metodista, como uma comunidade de fé e instituidora da Rede Metodista de Educação, com todas as Instituições Educacionais que a compõem, tem na Educação um dos seus pressupostos fundamentais à sua ação missionária, presente há mais de 150 anos em nosso país.

Colégio Episcopal, Destaques Nacionais, Oficial, Missionária, Administração, por José Geraldo Magalhães

Conheça a Cartilha das Ênfases Missionárias e estrutura da Igreja com os alvos a serem alcançados!

A Igreja Metodista está disponibilizando para download a Cartilha das  Ênfases Missionárias que contemplam os objetivos, estrutura da Igreja Metodista em terras brasileiras. É gratuito! Acesse aqui! 

Destaques Nacionais, Colégio Episcopal, por José Geraldo Magalhães

Membro do Comitê Permanente de Consenso e Colaboração do CMI envia relatório ao Colégio Episcopal

Eleita em 2006 para integrar o Comitê Permanente de Consenso e Colaboração do Conselho Mundial de Igrejas (CMI), Magali do Nacimento Cunha, envia relatório das atividades desenvolvidas ao Colégio Episcopal da Igreja Metodista. Em reunião do Comitê Central reunido em julho de 2014, Magali foi eleita membro da Comissão Fé e Ordem do CMI.