Publicado por José Geraldo Magalhães em Geral - 13/09/2013

Palavra Episcopal abril 2009

Árvore de Boa Semente

 

Marisa de Freitas, Bispa na REMNE (Região Missionária do Nordeste)

A casa era miúda. Uma cidade conhecida próxima a Recife, grande, em pleno desenvolvimento.
Uma Igreja Central, com uma clara visão missionária de expansão. Assim se iniciou mais um trabalho de evangelização em um dos bairros.
Uma casa abriu suas portas e o evangelho foi anunciado. Por ser o evangelho o poder de Deus que salva o/a pecador/a, logo pessoas se converteram. Houve júbilo e gratidão a Deus. A boa semente, mais uma vez, dava fruto.

I. Uma história comum

Você pode contar uma história semelhante a esta, não? Quantos casos como este você conhece? Um lar se abre, pessoas se achegam e Jesus Cristo salva vidas. Surge um ponto missionário. Depois, já é uma congregação. Mais um tempo e já temos uma igreja local. Que bênção! É o Reino de Deus que se expande, que se desenvolve.

II. De igreja a Igreja

Se há um/a cristão/ã temente a Deus, então aí está a Igreja - corpo vivo de Cristo. Não estou falando de Igreja denominação, mas de pessoas que, em número de dois ou de um milhão são servas de Cristo. Este corpo de Cristo só aumenta, graças a Deus. Até que chega a um ponto que a casa do irmão/ã não comporta as pessoas. Surge o templo, edificação humana destinada à adoração em família. Grande grupo, que surgiu sob os cuidados de alguém, os membros desta Igreja são pessoas que se multiplicam. Aleluia!

III - Início é tudo?

Depois da fogueira acesa, vem o discipulado; é preciso forjar o caráter do/a novo/a cristão/ã à luz da Palavra. Esta nova criatura carece vestir-se da armadura de Deus: Ef. 6:10-18. O discipulado é o modo de vida cristã que prepara o/a guerreiro/a e capacita a permanecer em missão. Só um/a cristão/ã maduro/a pode dizer: "...Tanto sei estar humilhado com também ser honrado, de tudo e em todas as circunstâncias, já tenho experiência, tanto de fartura como de fome. Posso enfrentar qualquer coisa com a força que Cristo me dá." (Fl. 4:12-13)

IV. Oferta missionária e missão

Como o povo de Deus se expande, as necessidades também se ampliam. O corpo de Cristo se auxilia mutuamente: dons são colocados a serviço uns/as dos/as outros/as; pessoas se deslocam de templos para pontos missionários/as e vice-versa, para fortalecerem a obra de Deus. Pessoas são vocacionadas aos diversos ministérios, inclusive ao pastoral. É o povo de Deus que caminha em missão. Os/as mais maduros/as auxiliam os/as neófitos/as. As comunidades maiores auxiliam as iniciantes. As que estão se estabelecendo, abrem novas frentes missionárias em novos lares. Que grande bênção! E é aqui que cabe o destaque a um movimento convencional marcante: as ofertas missionárias do quarto domingo e a OFERTA MISSIONÁRIA NACIONAL.

V. A oferta missionária na REMNE

A Área Nacional faz um sério desafio à nossa Região Missionária: que ela adquira a sua autonomia em governo, proclamação da Palavra e sustento financeiro. Este é um desafio que cabe a todos/as que querem ver a obra de Deus expandir-se. Por quê? Ora, AUTONOMIA significa: ser uma igreja local, com pessoas capacitadas a:

1) Exercerem a expansão missionária, alcançando pessoas para Cristo Jesus;
2) Exercerem o governo (dons e ministérios, CLAMs, plano de ação missionário etc);
3) Exercerem o seu próprio sustento, no exercício desta missão.

Louvado seja Deus porque o Senhor vem arregimentando novas vidas para Cristo. Louvado seja Deus porque elas têm sido capacitadas para o exercício do governo, da proclamação da Palavra e do sustento próprio.
E que grande bênção a OFERTA NACIONAL nos tem sido, quando nos ajudam a investir na expansão missionária. Como assim?

a) Temos falta de templos e de residências pastorais próprios. Isto significa que temos que usar recursos financeiros para suprir esta carência;
b) Com isto, ficamos com menos recursos para investir na expansão missionária e na capacitação;
c) Cada vez que a oferta missionária nacional chega até nós e nos permite adquirir um terreno, construir um templo e comprar uma residência pastoral, alcançamos a autonomia com mais rapidez.

E, portanto, estamos mais munidos/as de recursos para a expansão missionária. Aleluia!
Veja alguns exemplos:

1. João Pessoa - Até início do ano passado não tínhamos templo próprio na capital da Paraíba. Hoje temos:
a) Um templo grande, em fase final de construção.
b) Uma residência pastoral.
c) E, por isto a Igreja caminha para a sua autonomia.

2. Teresina - capital do Piauí - com a oferta missionária nacional compramos um terreno e hoje temos um templo abençoado que abriga uma Igreja. E a celebração da autonomia desta comunidade está marcada para os dias 22 a 24 de maio deste ano. No dia da experiência de Wesley teremos mais uma Igreja metodista adulta, no Nordeste.

3. Guararapes - com a oferta nacional compramos o terreno ao lado do primeiro templo (suficiente para a época - 1973, mas insuficiente para os dias de hoje). Com a ajuda da membresia, com parcerias com igrejas de outras Regiões e com o apoio dos/as Voluntários em Missão, construímos um templo para mais de 400 pessoas em frente à estação de metrô. E compramos uma residência pastoral. No dia 10 de fevereiro de 2009 celebramos a autonomia desta comunidade: ela, agora, não depende de recurso externo ou regional para manter-se.

VIII. O desafio para este ano

Congregação Metodista no bairro da Promessa em Vitória da Conquista/BA. Há sete anos um lar abriu suas portas para os/as metodistas. O povo convertido comprou um terreno, com uma casa que servia como templo. Mas o local ficou pequeno. Vendeu-se aquele e comprou-se um terreno maior. O templo está quase pronto - também lindo e acolhedor. E pessoas se convertendo. Para que essa Igreja não dependa mais de recurso regional ou nacional, só lhe falta a residência para o/a obreiro/a. Comprando a casa pastoral consolidamos de vez, esta comunidade. Daí para frente, o recurso de que dispõe será investido, todo ele, na expansão missionária. Assim, no ano de 2010, teremos mais uma igreja que se mantém com seus próprios recursos.

Conclusão

A sua oferta missionária é boa semente, que tem crescido e produzido fruto. Convidamos você a conferir, visitando-nos. Se puder estar conosco, trazendo pessoalmente a oferta missionária, entre em contato. Sede Regional: Rua Desembargador Góes Cavalcante, 331 - Parnamirim - Recife - PE - Fone: (81)3202-3050

Em Cristo, testemunhando a Graça e fazendo discípulos/as.

Marisa de Freitas
Bispa na REMNE (Região Missionária do Nordeste)


Posts relacionados