Publicado por José Geraldo Magalhães em Geral - 13/09/2013

Palavra Episcopal Maio 2010

Testemunhando a gentileza – bondade como sinal da Graça.

Bispa Marisa de Freitas Ferreira
Bispa da Região Missionária do Nordeste - REMNE

Instituto Estadual Rodolfo Clementino – moradia para crianças portadoras de deficiências visuais, auditivas , motoras e mentais em Recife – PE. Apesar de algumas dessas crianças terem famílias foram abandonadas pelas mesmas.
Na enfermaria quatro crianças são tão comprometidas que não saem do leito. Ali passam cada dia e cada ano das suas vidas.
Se não forem alimentadas, higienizadas e movidas, já estariam mortas.

No pátio, ou nas salas, crianças, adolescentes e até alguns jovens. Alguns/as mais expressivos/as, outros/as mais reservados/as. Alguns/as se locomovem, outros/as só em cadeira de rodas, alguns/as falam, mas não vêem... São todos/as carentes de cuidado, de atenção e de amor. Qualquer visita a eles/as não dará retorno a quem o fizer – sobretudo no que diz respeito à forma convencional de evangelismo. Elas não tem como interagir com evangelistas, porque todas tem seríssimos comprometimentos mentais.
Então surgiu um comentário que marcou a todos/as que o ouviram: “...não é à toa que amo a Igreja Metodista. Sou cristã metodista convicta e muito especialmente por esta visão que a Igreja tem: cuidar de pessoas mesmo que isto signifique doação sem expectativa de retorno. Estas crianças não podem oferecer nada à Igreja ( ou a quem for) mas precisam de amor, de cuidado.”
Será que vale mesmo a pena alguém ser gentil e bondoso/a?

I – Definição
Bondade é sinônimo de retidão ou gentileza. É o amor vivido em ações. É um sinal visível de que Cristo, a luz do mundo, está presente em seu/suas discípulos/as: “Assim brilhe também a vossa luz diante dos homens, para que vejam as vossas boas obras e glorifiquem ao vosso Pai que está nos céus.” (MT. 5:16).

II – Porção do fruto do Espírito – Gl 5: 22
O fruto do Espírito é como uma laranja: formada por vários gomos. Quando separadas já não são O fruto. A gentileza–bondade é um desses muitos gomos que constituem o fruto do Espírito. Gl 5:22.  Sendo parte do fruto do Espírito, a bondade – gentileza é resultado da ação de Deus na vida do/a discípulo/a (Tg 1: 17). Conclui-se, pois, que ser gentil e bondoso/a é exatamente o que Deus deseja de seus/suas filhos/as.

III- Uma observação
“Babá agride criança de 07 meses e abusa sexualmente da mesma” – (Diário de Pernambuco, abril de 2010);
- Pastor é preso por roubo e venda ilegal de armas de fogo –Rio de janeiro – abril de 2010;
- Adolescente adoece em decorrência de bulling (brincadeiras irônicas, maldosas e constantes) por parte dos/as colegas da Escola ( jornal da Record, jan/fev de 2010);
- Membro de igreja local queixa-se de estar há 2 meses sem assistência pastoral, mesmo impossibilitada de ir ao templo por ser vítima de uma doença terminal.
Quantos outros exemplos de maldade poderíamos citar? Não importando o número deles, a verdade é que a maldade está presente no mundo e é geradora de morte. E infelizmente, tal como na parábola do Bom Samaritano (Lc.10:25 a 37) a maldade não tem sido praticada só por marginais, mas até por aqueles/as que se confessam cristãos/ãs (Tg 4: 17).

IV – Bondade-gentileza: Geradoras de vida.
Se a maldade é testemunho contra Deus, a bondade–gentileza sinaliza ao mundo que Deus é real e que os/as que o seguem são ungidos/as de bondade-gentileza. Cada vez que o Espírito de Deus semeia a bondade por meio dos/as discípulos/as, então o nome do Senhor é glorificado.

V – Bondade-gentileza – pura Graça.
O que atrai alguém a Jesus a não ser a boa nova de que, mesmo merecendo a morte, Ele nos ama e nos trata com bondade? E não é pouca bondade: é tanta que é capaz de transformar um/a pecador/a em um santo/a justificado/a. Aleluia.
Quem recebe tamanho amor e é impactado por ele sabe que precisa aprender a amar. Incansavelmente clama a Deus pelo revestimento do Espírito, clama para que a treva que há em si seja removida (Mt 6:22) e que o fruto do Espírito se desenvolve. Este fruto se desenvolve em solo rico em arrependimento, temor a Deus, desejo de vida santa (Rm 7: 7 a 8:1; Sl 107: 21). Este solo permite que o Espírito atue nos/as discípulos/as e os/as torne, por exemplo, um “Barnabé”.

CONCLUSÃO
Há quem diga que ser bondoso/a e gentil é ser bobo/a. Será mesmo? Não há nítida diferença entre ser um/a tolo/a e ser bondoso/a?
Jesus ensina que sejamos bondosos/as:
1. Amar a Deus acima de tudo e ao próximo como a ti mesmo;
2. Quem recebe uma criança, recebe ao próprio Deus e ao próprio Jeus – Mc 9:37
3. Quem quiser ser o maior, que sirva – Mc 9:35
4. Se alguém for pedra de tropeço para um/a pequenino/a, melhor que “fosse jogado ao mar, com uma grande pedra amarrada no pescoço” – Mc 9:42
Bondade-gentileza não é opção: é sinal visível de que a Graça de Deus está presente na vida daquele/a que crê:
1. Sem lenha o fogo se apaga; sem mexericos a briga se acaba – Pv 26:20
2. Assim como os perfumes alegram a vida a amizade sincera dá ânimo para viver – Pv 27:9
3. As palavras bondosas são como o mel: doces para o paladar e  boas para a saúde – Pv 16:24
4. Saber dar um resposta é uma alegria; como é boa a palavra certa na hora certa. Pv 15: 23

Concluo com as palavras de Pedro:
“Finalmente, sede todos de igual ânimo, compadecidos, fraternalmente amigos, misericordiosos, humildes, não pagando mal por mal ou injúria por injúria; antes, pelo contrário, bendizendo, pois para isto mesmo fostes chamados a fim de receberdes bênção por herança. Pois, quem quer amar a vida e ver dias felizes refreie a língua do mal e evite que os seus lábios falem dolosamente; aparte-se do mal, pratique o que é bom busque a paz e empenhe-se por alcançá-la.”

Bispa Marisa de Freitas Ferreira
Bispa da Região Missionária do Nordeste - REMNE


Posts relacionados