Publicado por José Geraldo Magalhães em Geral - 20/09/2013

atendimento a crianças

O atendimento a crianças em situação de risco na Igreja

Muitas igrejas já estão preparadas para a realização de Escolas Bíblicas de Férias no mês de julho. É a oportunidade de acolher crianças da comunidade, com atividades de lazer, educação e amor cristão. Alguns destes eventos fazem tanto sucesso, que geram a oportunidade de prestar um atendimento mais constante a crianças carentes de seu bairro ou cidade, muitas das quais vivem em situações de risco, ou seja, expostas à violência, ao uso de drogas ou a privações de ordem afetiva, cultural e socioeconômica que prejudicam o desenvolvimento. São crianças que podem, eventualmente, apresentar indisciplina e agressividade, gerando situações para os quais nem sempre a equipe de trabalho está preparada. É sobre este assunto que fala o artigo a seguir, resumido do site da revista Mãos Dadas, publicação evangélica destinada a inspirar e capacitar pessoas envolvidas no trabalho com crianças e adolescentes em situação de risco.

Critério de Seleção, Monitoramento e Treinamento de Pessoal

Por Rushika Amarasekera

"Erguei suas mãos para Ele pela vida de seus filhinhos, que desmaiam de fome à entrada de cada rua". (Lam. 2:19)

Muitas vezes nós somos movidos por compaixão quando ouvimos falar de crianças em diversas situações de risco em várias partes do mundo. Muitos programas surgiram em resposta às necessidades delas, através de pessoas compromissadas e compassivas. Ainda que sintamos uma sensação de realização quando alcançamos crianças maltratadas e sejamos capazes de ajudá-las, tal trabalho nos coloca face a face com uma difícil realidade.

Um tempo para preparação e treinamento

Pelo fato de trabalhar com crianças maltratadas nos trazer para mundos e situações dolorosos, complexos e diferentes de nosso próprio mundo, é essencial que todos os colaboradores tenham um treinamento adequado. Nós devemos estar preparados adequadamente para o bem das crianças tanto quanto para o nosso próprio bem. O conceito de preparação é um princípio bíblico. Moisés, por exemplo, foi entristecido pela condição ruim de seu povo. Ele recebeu um chamado de Deus, mas foi treinado na corte de Faraó e passou 40 anos no deserto antes que Deus considerasse que Seu povo estava pronto para entrar na terra prometida. Durante este tempo de treinamento, Moisés e seu povo foram desafiados, nutridos, disciplinados e guiados por Deus para um estado de maturidade maior antes que estivessem prontos para fazer o que Deus pedia deles. Igualmente, nós não devemos ter pressa em ajudar as crianças. Nós devemos ser treinados e amadurecidos por Deus e pelos mentores humanos, a fim de trabalhar efetivamente e em segurança com crianças. O obreiro pode estar lidando com crianças que experimentaram abuso físico, sexual ou emocional, ou com crianças que tenham sido traumatizadas pela guerra (no caso específico do Brasil, pela violência urbana). O resultado emocional, os problemas de comportamento e a maneira pelas quais as crianças tenham se adaptado às situações que eles enfrentaram podem ser difíceis de entender e de se lidar com elas. Um obreiro não treinado que esteja lidando com comportamento agressivo ou sexual de uma criança, depois de tentar os meios usuais de disciplina, pode rotular a criança como "impossível" ou "ruim". Por outro lado, se um obreiro entende o "pano de fundo" e intervém apropriadamente, o resultado vai ser recompensador para o obreiro e construtivo para a criança. Outra realidade é que as crianças e famílias que nós estamos tentando ajudar frequentemente têm valores e expectativas diferentes das nossas. Uma criança que se adaptou ao estilo de vida das ruas pode preferir primeiramente ganhar dinheiro a ir à escola. Seus pais também podem resistir à nossa intervenção. Esta pode ser uma situação frustrante para ambos, a criança e o obreiro, a menos que o obreiro tenha habilidades para lidar com ela. Não é de se admirar que as áreas relacionadas com o serviço social, embora o trabalho seja recompensador e gratificante, tenha uma das mais altas taxas de rotatividade de pessoal e estafa.

Boas Práticas

A falta de treinamento e apoio adequado pode levar a um abuso adicional da criança e à fadiga e estafa do obreiro. Boa prática básica é essencial para assegurar que o trabalho a que nos propusemos fazer seja efetivo. É importante que as organizações envolvam profissionais para papéis especializados e quando da preparação dos procedimentos a fim de que eles sejam capazes de seguir as melhores diretrizes de prática - por exemplo - com procedimentos para proteção da criança atualizados e práticas de cuidado e terapia. Alguns pontos a considerar quanto exercitando um código de boa prática para um projeto com crianças em risco incluem:

- Competência - cada obreiro deve estar ciente do contexto das crianças e entender o impacto psicológico e social das circunstâncias difíceis sobre as crianças, como também estar ciente de possíveis intervenções.

- Treinamento - Este deve ser oferecido a cada obreiro em todos os níveis (incluindo voluntários e obreiros que atuam apenas meio período) de acordo com suas várias funções.

- Sigilo (Confidencialidade) - Informações pessoais sobre as crianças e suas famílias devem ser respeitadas. Muitas vezes, a confiança é minada e um dano enorme é causado inconscientemente, quanto os "casos" das crianças são comentados ou publicados.

- Clareza - É importante definir claramente as funções, responsabilidades e procedimentos.

- Estratégia Constante - Um projeto deve ter um plano de ação previamente acordado para todas as situações que possam ser antecipadas.

- Trabalho em equipe - Trabalhar juntos como um time eficiente assegura apoio em oração, apoio emocional, oportunidades para discussão e solução de problemas e uma boa prática constante.

Critérios de Seleção

Porque não é sempre fácil encontrar obreiros, a maioria dos projetos daria as boas vindas a todos aqueles que se oferecessem como voluntários. Quando estiver trabalhando com crianças em risco, entretanto nós somos constantemente lembrados de que cada ação nossa pode ter um impacto significante na vida de outras pessoas e daí um cuidado especial tem que ser dado à seleção de obreiros. É também digno de observação que muitas pessoas querem fazer alguma coisa para ajudar, mas não estão certas sobre o que fazer. Uma idéia clara sobre o que envolve o trabalho e as habilidades e aptidões exigidas são essenciais para evitar desilusões e frustrações futuras.

Quando selecionar obreiros em potencial:

- Discuta sobre seu compromisso e experiência cristã.

- O/A candidata (o) já considerou cuidadosamente sua decisão em trabalhar com crianças em risco?

- Que experiência a pessoa tem no trabalho com crianças? ?Que ela aprendeu desta experiência?

- Que a pessoa pensa sobre suas habilidades e aptidões?

Onde buscar capacitação e informações:

Projeto Sombra e Água Fresca, da Igreja Metodista. Contatos pelo e-mail projetosaf@yahoo.com.br. O endereço da Sede do Sombra e Água Fresca é Rua Curimatã, 300- São Gabriel , Belo Horizonte - MG. Cep. 31980-670

Revista Mãos Dadas (www.maosdadas.net) é uma publicação apoiada por uma rede de organizações sociais evangélicas que trabalham pela dignidade de crianças e adolescentes.Seu escritório funciona no prédio da Editora Ultimato, em Viçosa, MG. Caixa Postal 88 - 36.570-000 Tel (31) 3891-3149.


Posts relacionados

Geral, por Redação Metodista

Relatório para Vida e Missão

A secretária para Vida e Missão da Igreja Metodista, Joana Darc Meireles, apresentou na manhã do dia 5 de julho o relatório da secretaria para Vida e Missão. O vídeo apresentado para os(as) conciliares está disponível no canal do Youtube da Igreja Metodista. 

Geral, por José Geraldo Magalhães

Geral, por José Geraldo Magalhães