Publicado por José Geraldo Magalhães em Geral - 29/09/2015

Prof. Almir Maia recebe homenagem póstuma na Unimep

Familiares do professor Almir Maia (1945-2015), ex-reitor da Unimep e ex-diretor geral do IEP, morto em maio, participaram de homenagem póstuma ao educador. Em reunião extraordinária do Conselho Universitário (Consun), foi apresentado à comunidade o Prêmio de Excelência em Estudos Internacionais Prof. Dr. Almir de Souza Maia.
 
Criado por membros do Conselho de Administração da Associação Internacional de Escolas, Faculdades e Universidades Metodistas (Iamscu), da Reitoria da Unimep e do Consun (Conselho Universitário), o prêmio foi apresentado à comunidade pelo presidente da Iamscu, o prof. Márcio de Moraes; pelo reitor da Unimep, prof. Gustavo Alvim, e pelo assistente especial do Secretário Geral/Educação Global e Novas Iniciativas da Junta Geral de Ensino Superior e Ministério, prof. Amós Nascimento.  Compareceram ao evento 54 pessoas, dentre professores e funcionários da Unimep, autoridades ligadas às instituições metodistas e membros dos colegiados superiores.
 
A professora Susana Fernandes Ribeiro Maia, esposa de Maia, afirmou que essa premiação tem valor inestimável pelo fato de a iniciativa ser conferida pela associação internacional, da qual Maia participou desde a criação e na qual ele também mantinha laços de amizade com membros do grupo, desde 1991. “Essa homenagem tem significado muito grande pelo reconhecimento ao trabalho desenvolvido por ele e também por perpetuar a atuação dele nesse órgão internacional. Se ele estivesse aqui hoje, seria uma emoção muito grande e ele se sentiria muito honrado”, afirmou ela.
 
Já o professor Márcio de Moraes, presidente da Iamscu, conta que o prêmio surgiu especialmente pela contribuição do prof. Almir Maia na educação não só no Brasil, mas também em nível internacional. “Ele foi um dos criadores da Associação Internacional de Escolas, Colégios e Universidades Metodistas e a homenagem surgiu para reconhecer a importância do trabalho desenvolvido por ele na Iamscu, na Unimep, na Alaime, no Cogeime, como também em vários outros órgãos, além da influência dele como educador”, destacou.
 
De acordo com Moraes, a equipe da Iamscu definirá ainda nesse semestre os parâmetros para a concessão do prêmio.
 
Biblioteca - Além da homenagem da Iamscu, o ex-reitor da Unimep também teve a trajetória como educador lembrada pela Catedral Metodista de Piracicaba. No último dia 5, a biblioteca criada por ele no local recebeu oficialmente a denominação com o seu nome. Inaugurada em 15 de setembro de 2014, a biblioteca começou a ser desenvolvida em 2012, ano em que Maia assumiu a coordenação da escola dominical da Catedral Metodista.
 
Susana detalha que a idiea da biblioteca surgiu após pesquisa feita pelo ex-reitor para verificar com os professores da escola dominical e comunidade em geral, quais eram as suas necessidades e quais recursos eles precisavam. Definidas essas demandas, Maia iniciou campanha para a doação das obras que hoje compõem a biblioteca.
 
Segundo Irene Jardim, que trabalhou com o prof. Almir Maia no Centro de Documentação e Pesquisa e participou de várias etapas de criação da biblioteca, estão reunidos no local: 1.850 livros, periódicos e DVDs sobre temas de áreas distintas tais como educação e educação cristã, biografias, ética, família, história, saúde, psicologia e religião, dentre outras.
 
 
Texto: Angela Rodrigues
Fotos: Bob Calligaris
 
Fonte: Unimep

Tags: Educação, Almir Maia


Posts relacionados

Geral, por José Geraldo Magalhães

Geral, por José Geraldo Magalhães

Geral, por José Geraldo Magalhães

Geral, por José Geraldo Magalhães