Publicado por Sara de Paula em Mídia - 30/03/2016

Paquistão é alvo de ataque terrorista na páscoa

 
No último domingo (27), dia de celebração da Páscoa, um homem-bomba matou cerca de 70 pessoas em um parque de Lahore, Paquistão. A autoria do ataque foi reivindicada pela facção Jamaat-ul-Ahrar, vinculada ao grupo radical islâmico Taleban. O porta voz do grupo confirmou o alvo como cristãos que costumam ocupar o parque. A detonação aconteceu próximo ao balanço para crianças, que somam a maioria das vítimas. No Paquistão, o islamismo é a religião declarada por 95% da população, enquanto apenas 2% compartilham a fé cristã, sofrendo constantes perseguições. O país está na 6° posição no mapa de classificação de perseguição religiosa, divulgado anualmente pela Missão Portas Abertas. Acesse.
 
A organização de Igrejas Metodistas Unidas publicou no dia 28 uma nota sobre o acontecimento. A autoria do texto é de Thomas Kemper, secretário da junta geral de Ministérios Globais da Igreja Metodista Unida. 
 
Declaração Metodista Unida sobre ataques no Paquistão
 
Nossas orações se mesclam com uma sensação de ultraje mediante ao ataque terrorista em Lahore, Paquistão, que matou mais de 70 pessoas (muitas delas cristãs, incluindo 29 crianças), que se encontravam desfrutando a tarde do domingo de Páscoa em um parque. Segundo os informes, os responsáveis afirmaram ter como alvo os cristãos. Até quando, oh Deus? Por quanto tempo o mundo deve suportar tal horror e desumanidade? 
 
Estendemos nosso pesar às famílias das vítimas, feridos e à Igreja do Paquistão ante essa série interminável de ataques violentos contra a minoria cristã no país. Oramos pela paz, pela reconciliação e segurança de todos os habitantes da região em meio aos tantos problemas. Apesar de condenarmos suas ações, oramos também pelos autores, pedindo a Deus que os leve a justiça da não violência. 
 
A Igreja Metodista Unida tem trabalhado durante muito tempo com a Igreja do Paquistão, uma denominação protestante unida em seu trabalho ministerial, incluindo a educação e o serviço humanitário. Manteremos uma estreita relação com os indivíduos e instituições que são parte da igreja, e já temos em alta estima seu atual líder, o Bispo Samuel Robert Azarías, com quem estamos em contato desde os ataques em Lahore. O Bispo frisou que entre as vítimas fatais e os feridos não são só cristãos, mas pessoas de diferentes credos religiosos que compartilhavam o parque. 
 
O cristianismo no Paquistão tem suportado décadas de violência nas mãos de facções extremistas dentro de uma grande população mulçumana, mas tem mostrado resistência e perseverança admirável, o que constitui um exemplo para os seguidores de Jesus Cristo em toda parte. A população cristã no Paquistão é um exemplo e fortaleza frente a adversidade e de fé no amor de Deus, em meio as circunstâncias difíceis. 
 
Traduzido do site oficial das Igrejas Metodistas Unidas. Acesse o conteúdo original

Foto: Thomas Kemper (centro) acompanhando Insar Gohar (direita) e sua esposa Uzma Insar em 2014.
 
Iraque
 
Um ataque terrorista também foi registrado na sexta-feira (25) na cidade de Iskandariyah, Iraque, bem próximo da capital Bagdá. Um homem-bomba realizou a ação em um pequeno estádio de futebol deixando 29 mortos e 70 feridos. A ação foi reivindicada pelo Estado Islâmico (EI), que também realizou os ataques em Bruxelas, Bélgica na semana passada (leia aqui).
 
Terrorismo ao redor do mundo
 
Diversas facções terroristas espalhadas pelo mundo fizeram 32.685 vítimas fatais apenas em 2015, sendo que 78% das mortes aconteceram em apenas cinco países, que pouco ganham destaque na mídia: Afeganistão, Iraque, Nigéria, Paquistão e Síria. Nos últimos quatro meses, as vítimas fatais de ataques terroristas já somam mais de 300 pessoas na Europa, África e Oriente Médio. 
 
É responsabilidade da igreja interceder e se posicionar contra toda forma de injustiça e violência, assim como se comprometer com ações missionárias que trabalham para reconstruir vidas tanto na Europa quanto no Oriente Médio, África e por todo o mundo. 
 
O relatório com índices de terrorismo ao redor do mundo é atualizado anualmente pela agência Vision of Humanity. O conteúdo do site está em inglês, mas contém ilustrações dinâmicas de fácil entendimento. Clique aqui para acessar.
 
 

Posts relacionados

Mídia, por José Geraldo Magalhães

Estado Islâmico volta a atacar cristãos e sequestra mais de 90 fiéis de povoado na Síria

Ações terroristas do Estado Islâmico mais uma vez tiveram como alvo cristãos. A nova investida contra “o povo da Cruz” aconteceu no nordeste da Síria, onde pelo menos 90 fiéis foram sequestrados na última segunda-feira, 23 de fevereiro.

Expositor Cristão, Destaques Nacionais, Mídia, Geral, por José Geraldo Magalhães

Expositor Cristão terá 30 mil exemplares em junho

Jornal também vai ganhar novo visual e melhor distribuição pelo Brasil

Mídia, por José Geraldo Magalhães

Mídia, por José Geraldo Magalhães