Publicado por José Geraldo Magalhães em Mulheres - 17/10/2013

Para um crescimento saudável é necessário trabalho e esforço

Para um crescimento saudável é necessário trabalho e esforço

 

“mas os que esperam no SENHOR renovam as suas forças, sobem com asas como águias, correm e não se cansam, caminham e não se fatigam.” Isaías 40.31



Quando falamos de crescimento e de missão, logo em minha mente vem às palavras trabalho e esforço, afinal, para se ter um crescimento qualitativo e também almejar algo, ter um objetivo, uma missão em mente, requer dedicação e afinco, mas sendo realistas e olhando para o cotidiano da igreja e sua função na atualidade percebemos que poucas pessoas estão dispostas à servir, não há dedicação nem afinco e, consequentemente, não há crescimento nem cumprimento da missão.

O profeta Isaías, em todo o capítulo 40 traz palavras de esperança ao povo que também estava desanimado e temeroso, não havia disposição para servir, uma vez que o povo possuía um conceito muito pequeno de Deus e ainda hoje, mesmo tendo acesso livre ao nosso Deus que também é nosso Pai, continuamos com um conceito muito pequeno fazendo com que em nossas vidas não haja força para cumprir o mandato missionário de Jesus.

Não é difícil se empenhar na obra do Reino de Deus quando nos encontramos felizes, satisfeitos, enfim, nos pontos altos da vida, o difícil mesmo é se dedicar ao serviço do Reino na monotonia da vida diária, quando não nos encontramos satisfeitos ou até mesmo precisando de uma orientação, mas Isaías diz para o povo, algo que eu venho refletindo durante um tempo, o CONFIAR em Deus, pois o profeta fala que o Senhor renovará as forças das pessoas que esperam nEle, ou seja, é entregar o nosso caminho ao Senhor sabendo que o mais Ele fará (Salmos 37.5) .

É de nossa natureza, um grande mal da humanidade, se ocupar com coisas que não são de nossa alçada, fazendo com que nossa ação seja imediata em situações que não nos competem tomada de atitudes, me refiro ao “jeitinho” que nós temos de tratar situações como por exemplo:

- Senhor, eu preciso de uma benção, faça o Seu melhor na minha vida, preciso tanto do Seu agir nessa decisão que preciso tomar – diz uma “querida irmã”. Mas depois de alguns minutos, essa “querida irmã” por sua conta, toma a decisão, ou seja, ela não esperou no Senhor.

As palavras missão e crescimento estão intimamente ligadas na vida de uma igreja, porque crescer implica no cumprimento da missão, o crescimento vem pela dedicação que se despensa ao anunciar a mensagem do amor de Deus e o seu plano de salvação.

Vale ressaltar que nenhum crescimento é imediato, pois para que o crescimento seja eficaz é necessária uma base sólida, pois qualquer outra coisa além dessa base firme, que permanece pode vir a comprometer os avanços obtidos.

Há situações em que nos chateamos nos decepcionamos e até mesmo pensamos em desistir e isso acontece comigo, pode ter acontecido ou estar acontecendo com você, mas Isaías pede para que percebamos as coisas que nos rodeiam, toda a beleza da natureza, toda a grandiosidade do nosso corpo e seus milhões de células, tudo que se pode ver de belo neste mundo que jaz no maligno, são estas coisas que nos dão esperanças. Deus, o grande Criador do universo e Autor da vida não se cansa de nós, na pequenez do nosso ser e vida repleta de pecado em que vivemos, Ele não se cansa de nós, pelo contrário, nos ama e nos perdoa. Porque nós desistiríamos dELe e de alcançar vidas que se rendam ao Seu amor?

Deus é fiel para cumprir em nossas vidas todas as Suas promessas e tem um propósito para cada um de nós e no tempo certo o Senhor dará crescimento ao nosso serviço, pois é isso que o apóstolo Paulo nos diz: “Apolo plantou, Paulo regou, mas quem deu o crescimento foi o Senhor”, fazendo do nosso trabalho descansar no Senhor sabendo que Ele cuida de nós e nos ama, não havendo impossíveis à todo aquele que crê.

É preciso muito trabalho, esforço e compromisso na obra de Deus e para que tudo isso tenha resultados, é necessário VIVER PARA SERVIR, o que é por sinal nosso lema. Há muito o que ser feito no mundo que carece de paz, de amor e justiça e quem você acha que são os instrumentos a serem usados por Deus nessa transformação? SIM, SÃO VOCÊS! SOMOS NÓS!

Para que isso aconteça, é necessário apenas um olhar com esperança, uma sensibilidade à voz do Senhor e ao poder transformador de Jesus, uma voz que seja canal para a ação do Espírito Santo e um coração aquecido que se aqueça ainda mais quando for falar de Jesus para alguém.

Deus nos abençoe

Sonia do Nascimento Palmeira

Presidente da Confederação Metodista de Mulheres


Posts relacionados

Mulheres, por Sara de Paula

Março Lilás | Acompanhe a mobilização da Confederação Metodista de Mulheres

  A Confederação Metodista de Mulheres promove o "Março Lilás", campanha que visa mobilizar as mulheres para oração, e promover a conscientização do câncer de colo de útero.

Mulheres, por Sara de Paula

Celebre os 91 anos da Revista Voz Missionária

Participe conosco da celebração nacional dos 91 anos da Revista Voz Missionária. No dia 18 de setembro, data que marca o nosso aniversários, celebraremos com uma Live muito especial reunindo a redação e articuladores(as) da nossa publicação. Participação da Bispa Hideide Brito Torres, Jornalista Percival de Souza, Marcia Moraes e Ivana Garcia. A mediação fica por conta da pastora e editora, Amélia Tavares. Não perca!

Mulheres, por Sara de Paula

Live de celebração dos 136 anos das Sociedades Metodistas de Mulheres

  Acompanhe a Live celebrativa de 136 anos das Sociedades Metodistas de Mulheres no domingo, às 16h. A transmissão é organizada pela Confederação Metodista de Mulheres, e conta com a participação da presidente Ivana Garcia Aguiar e mulheres convidadas de todo o Brasil. 

Mulheres, por José Geraldo Magalhães