Publicado por José Geraldo Magalhães em Geral - 13/09/2013

Pasotores aposentados

 

   

 Sob a coordenação do recém-criado Ministério de Apoio aos(às) Aposentados(as), constituído pelos pastores Dorival Beulke, Tarcis Prado e Filemon de Assis, ocorreu no dia 1º de novembro último, das dez às dezesseis horas, o I Encontro dos Pastores(as) Aposentados(as) da Terceira Região Eclesiástica. Ao evento, realizado no auditório da Faculdade de Teologia (Fateo), em São Bernardo do Campo, SP, compareceram cerca de 40 pastores, com suas esposas.

           

            Momento inspirador foi o da devocional, com recitação do Salmo 133, cântico do hino 395 (H.E.), oração e leitura da crônica "Solidariedade", de Rubem Alves. Na seqüência o pastor Dorival Beulke sublinhou os três objetivos iniciais do Ministério de Apoio aos(às) Aposentados(as): aglutinar os(as) aposentados(as) para que se sintam mais participativos(as) na vida da Igreja Metodista; fortalecer os laços de união fraterna e manter em nível elevado a auto-estima destes servos e servas de Deus; conscientizá-los(as) acerca do inestimável valor que cada um possui, em termos de experiência e sabedoria, e levá-los(as) a descobrir como esse tesouro poderá ser colocado a serviço da Missão.

            Em continuação, foi exibido um excelente filme, no qual é narrada a história da Faculdade de Teologia (Fateo) e a sua participação na construção e desenvolvimento desse notável complexo educacional, que é, hoje, a Universidade Metodista de São Paulo (UMESP).

            Após o almoço e visita às instalações da Umesp e da Fateo, os(as) participantes retornaram ao auditório, onde travaram descontraído e proveitoso diálogo, cujo resultado se expressa nas seguintes recomendações:

a)      que este encontro torne a ocorrer no próximo ano, se possível, no mesmo local;

b)      que cada pastor(a) aposentado(a) tome como desafio a tarefa de escrever sua autobiografia, tendo em vista que esse seu trabalho poderá ser publicado, juntamente com outros na forma de livro;

c)      que sejam programadas excursões periódicas a lugares turísticos não muito distantes da Capital;

d)      que sejam estabelecidos contatos com aposentados(as) das demais Regiões Eclesiásticas para troca de experiências;

e)      que o Ministério incentive a leitura de obras literárias, inclusive com a divulgação de resenhas;

f)        que o Ministério inclua, entre os(as) participantes dos próximos encontros, viúvas de pastores metodistas;

g)      que os SDs procurem conhecer todos os(as) pastores aposentados(as) residentes no âmbito de seus respectivos Distritos e que os(as) convidem para reuniões distritais.

 

      Às 16h00, cantando o hino 498 (H.E.), todos se abraçaram e se despediram com esperanças renovadas e muita alegria no coração!

 

Filemon de Assis, memorialista do Encontro


Posts relacionados