Publicado por José Geraldo Magalhães em Geral - 20/09/2013

Pastor show e o Reverendo Pop.

 

 Nos últimos anos, tem crescido no Brasil assustadoramente o número de igrejas evangélicas e tendas protestantes.  Segundo o último censo, o número de evangélicos cresceu    80% em 4 anos; isso comprova que a palavra tem sido divulgada de maneira convincente e muitos corações têm se aproximado de Cristo.

 

           Nas grandes capitais, é notório este crescimento, que, em muitos casos, prima-se pela divulgação da palavra de Deus, mas, em outros, é fruto das rinchas e brigas entre lideranças eclesiásticas. A responsabilidade de ser pastor ou líder espiritual é muito grande. A palavra PASTOR sempre soa diferente, até porque ele é alguém de destaque na igreja, e muitos acham que ser o pastor é ter notoriedade no meio. Segundo o Bispo Josué Adam Lazer, autor do livro Carisma do Ministério Pastoral, a palavra PASTOR vem do verbo grego POIMÈM, que quer dizer: Cuidador, Apascentador, Vigia, Conselheiro. Em ratificação, a pastora e professora Blanches de Paula afirma que o pastor  "é aquele que não resolve problemas, mas que caminha com a ovelha em busca da solução daquele mal estar".

            São muitos os pastores de TV e Rádio, os quais por muitos são vistos como semideuses e aconselham, exortam, sem se quer conhecer ou saber quem está do outro lado. Não há sensibilidade em tratar de casos específicos e não se preocupam com resultados futuros, falam de dinheiro a cada minuto, e são marcados pela ambição estratégica. Os pastores de palco ditam moda, ignoram certos princípios e se dizem quase perfeitos, repudiando qualquer repreensão. Estes são conhecidos como: O Pastorshow ou Reverendo Pop.  Estes são carismáticos, falam o que todo mundo gosta de ouvir, mas nunca têm tempo para atendimento de gabinete, quando  sobem ao púlpito são ovacionados, mas, infelizmente são apenas profissionais da fé. 

          A Bíblia diz que teríamos grandes enganadores (Mt 24:11). Por isso, é plausível a nossa cautela, quando vemos igrejas cheias dizendo que não têm problemas. Em Éfeso, Paulo advertia o povo pelas falsas aparições pastorais, as quais até os dias atuais são saudáveis (Efésios 6:10). O verdadeiro modelo pastoral é Cristo, o qual nos convida a aprender dele e tê-lo como modelo. Ser pastor não é estar na inércia do meio, mas, estar inserido de maneira total e preocupada com o meio que se vive, não é estar no topo da hierarquia da igreja local, mas fazer de sua responsabilidade uma aliança de Amor e ensino comunitário. O pastor é aquele que antes de tudo, é preocupado com outro, e por meio dele Cristo se expressa facilmente.

Um abraço,

Ozéas da Silva Alvarenga


Posts relacionados

Geral, por José Geraldo Magalhães

Geral, por José Geraldo Magalhães

Geral, por José Geraldo Magalhães

Geral, por José Geraldo Magalhães

Geral, por José Geraldo Magalhães