Publicado por José Geraldo Magalhães em Geral - 08/11/2010

Petrobrás contempla projeto social de combate à violência infantil

O Centro de Defesa da Criança e do Adolescente Bertholdo Weber (Cedeca), integrado pelo Programa de Apoio a Meninos e Meninas (Proame), teve o seu projeto “Comunidade Ativa, Potencializando Redes de Proteção” contemplado pelo programa Petrobrás Desenvolvimento & Cidadania, com recursos de até 1,5 milhão de reais (900 mil dólares) para o período de dois anos.

O projeto tem por propósito combater a exploração sexual de jovens e adolescentes, potencializando ações de enfrentamento e de prevenção, e desenvolver a educação social com crianças e adolescentes que trabalham nas ruas ou delas fazem seu espaço de moradia em São Leopoldo.

Duas áreas da cidade serão beneficiadas pelo projeto do Cedeca-Proame: a Feitoria e a Vila Brás. “Vamos desenvolver ações nas escolas envolvendo pais, alunos jovens e adolescentes, professores, no combate à violência sexual e de prevenção primária”, disse a psicóloga Beatriz Camargo dos Santos, uma das construtoras do projeto.

Pesquisa do Cedeca-Proame sobre o perfil da violência em São Leopoldo, caracterizando vítima e agressor e formas de manifestação da violência, de 2005, mostrou que a escola é uma parceira importante, responsável, naquele ano, por 23,8% das denúncias de casos de agressões contra crianças, adolescentes e jovens.

Os dados levantados na pesquisa confirmam que o perigo mora em casa ou na vizinhança. De 1.318 casos de violência denunciados, em 81,71% deles o agressor ou a agressora tinha uma relação familiar com a vítima.

A cada ano, a Petrobras promove seleção de projetos sociais que ela vai patrocinar. Em 2010, a empresa recebeu 5.183 projetos, que foram avaliados por 150 analistas, de julho a setembro. Ela investirá 110 milhões de reais em projetos sociais, consolidando-se como a maior promotora na área.

Os 113 projetos contemplados serão desenvolvidos em 450 municípios das cinco Regiões geográficas brasileiras. A Petrobras anunciou na segunda-feira, 25, os projetos que receberão recursos do seu programa de Desenvolvimento & Cidadania.

O Cedeca-Proame é uma Organização Não-Governamental que trabalha na área educacional voltada a crianças, jovens e adolescentes em situação de risco. Os seus programas contam com o trabalho de educadores e assistentes sociais, psicólogos e advogados. A entidade existe desde 1988 e teve no pastor evangélico luterano Bertholdo Weber um grande apoiador.


Posts relacionados

Geral, por Sara de Paula

Semana de oração pelas mulheres metodistas

"Sabemos que cada igreja do nosso Brasil tem propostas incríveis e inovadoras para celebrar o Dia Internacional da Mulher, mas as encorajamos a principalmente utilizar este material, honrando e fortalecendo nossa conexidade metodista, linda e preciosa." 

Geral, por José Geraldo Magalhães

Geral, por José Geraldo Magalhães

Geral, por José Geraldo Magalhães