Publicado por Comunicação em Escola Dominical - 30/11/2023

Planejamento da Escola Dominical

 

 

PLANEJANDO A ESCOLA DOMINICAL

 

 

Fazer um planejamento da organização e funcionamento da Escola Dominical é uma tarefa muito importante que dará clareza e ajudará no trabalho de ensino da Igreja local.

  • Você já parou para refletir sobre a importância da Escola Dominical?
  • Já considerou os objetivos do ensino secular e do ensino religioso?
  • Já pensou nos resultados práticos do ensino religioso na vida das pessoas?

A Igreja Metodista no Brasil dá grande ênfase ao aspecto educacional, tanto do ensino secular quanto da educação cristã.

E a igreja local? Como ela participa do ensino religioso? Certamente através da Escola Dominical, nossa querida e importante agência de ensino, testemunho e convívio em comunidade de fé.

O que é a Escola Dominical?

“A Escola Dominical é a organização da igreja local que reúne pessoas de todas as idades, membros ou não, para a Educação Cristã”.
(Cânones da Igreja Metodista)

Então, sendo a finalidade da Escola Dominical a educação cristã, é preciso conhecer o conceito de educação cristã da nossa igreja.

“A educação cristã é processo dinâmico para a transformação, libertação e capacitação da pessoa e da comunidade. Ela se dá na caminhada da fé, e se desenvolve no confronto da realidade histórica com o Reino de Deus, num compromisso com a missão de Deus no mundo, sob a ação do Espírito Santo, que revela Jesus Cristo segundo as Escrituras”
(Plano para a Vida e Missão)

A tarefa da Escola Dominical, como agência de educação cristã é, portanto, ministerial. Este ministério é muito necessário e por isso, deve ser exercido com muita responsabilidade, dedicação e planejamento, visando edificar a igreja e sinalizar o Reino de Deus, através da comunhão e crescimento do amor e da justiça.

Levar o ensino e a educação cristã, com qualidade, ao maior número de pessoas possível é um desafio que pode ser respondido de diversas formas, levando em consideração as necessidades, as lideranças e principalmente o contexto da igreja local. Entretanto, uma necessidade é comum a todas as igrejas: a boa coordenação do ministério do ensino. Uma coordenação capaz de estimular o processo de planejamento, orientar o desenvolvimento dos trabalhos, avaliar, delegar, motivar as ações e servir de ponto de ligação entre os envolvidos.

PLANEJAMENTO da Escola Dominical

O sucesso de qualquer trabalho ou ação depende de um bom planejamento. O trabalho da Escola Dominical não é diferente. É preciso planejar todos os passos detalhadamente e de forma participativa, envolvendo pastores e pastoras, professores e professoras, alunos e alunas numa ação coerente com os princípios de uma igreja ministerial, como é a nossa Igreja Metodista. Para se fazer o planejamento da Escola Dominical é preciso definir objetivos e metas.

Definindo objetivos e metas para o ano

O coordenador ou a coordenadora do Ministério de Ensino e ED, precisa refletir sobre o que pretende com seu trabalho, onde quer chegar. Essa reflexão deve ser feita na humildade e reconhecimento de que a missão é de Deus. É Ele quem nos capacita para a realização da sua obra; os planos e os propósitos são Dele. Por isso, importa que reconheçamos o seu Senhorio; que nos coloquemos em Suas Mãos e peçamos orientação e inspiração.

As reflexões sobre os objetivos e as metas da Escola Dominical devem envolver, como já dissemos anteriormente, o pastor e a pastora da Igreja, a equipe da Escola Dominical e os representantes das várias classes de alunos. As metas e os objetivos fixados devem corresponder à real necessidade da igreja local e ser compartilhados com todos. O número de objetivos a ser estabelecido não tem importância; o que importa, de verdade, é que expresse a tomada de decisão frente a situação real da Escola Dominical.

Para ajudar no processo de definição desses objetivos, distribua na sua igreja um pequeno questionário contendo perguntas que levem as pessoas a dizerem o que pensam da Escola Dominical e como ela deverá ser ou funcionar este ano. De posse das respostas e levando em consideração o potencial da sua igreja e da sua comunidade, faça uma reunião com toda a equipe para estabelecer os objetivos a serem atingidos e as prioridades de ação.

As metas são mais quantitativas. Trata-se de fixar, em número ou porcentagem, o que se pretende. Ex.: aumentar em 50% os alunos da Escola Dominical, ou ainda, atingir o alvo de 200 alunos matriculados, etc.

Planejando o trabalho da Escola Dominical no decorrer do ano

Com o objetivo de planejar todo o trabalho da Escola Dominical de sua igreja no decorrer do ano, faça uma reunião com toda a equipe envolvida no ministério de ensino.

Organizando a reunião

  • Marque um horário que seja conveniente para a maioria das pessoas envolvidas;
  • Convoque a reunião dizendo o que vai ser tratado: planejamento da Escola Dominical para o próximo ano;
  • Determine a hora de início e término;
  • Faça a abertura com uma pequena devocional, orando ou pedindo a alguém que ore pelo encontro e buscando a direção de Deus para as decisões que serão tomadas;
  • Fale do objetivo (do motivo) da reunião e encaminhe a pauta; Exemplo:

Assuntos para à reunião (pauta)

1. Apresentação das revistas da Escola Dominical;

2. Planejamento das atividades do ano:

a) celebrações (com todas as classes). Ex.: família, Páscoa, Natal, etc.;

b) capacitação de professores e professoras de Escola Dominical;

c) identificação e organização de recursos humanos e materiais;

3. Outros: pensar, discutir e/ou elaborar formas criativas para a abertura e o encerramento da Escola Dominical, etc.

  • A partir daí, coordene as trocas de ideias, dando oportunidade para que todos emitam suas opiniões;
  • Antes de encerrar a reunião, leia para todos o que foi planejado, verifique se está claro e se todos concordam com o que foi feito;
  • Encerre a reunião com um breve momento de intercessão pelos professores e professoras, agradecendo a Deus pelos seus dons e pelo grande privilégio de poder participar neste ministério.

Fazendo o Planejamento

Faça um levantamento das necessidades do grupo com o qual está trabalhando (neste caso, alunos e alunas da Escola Dominical).

Liste as atividades que poderão ser feitas para atender a essas necessidades e responda as seguintes perguntas:

O QUÊ?

POR QUÊ?

COMO?

QUANDO?

QUEM?

QUANTO?

 

 

 

 

 

 

 

 

O QUÊ? Dar nome à atividade que pode ser feita, esclarecendo o que vai acontecer.

POR QUÊ? Respondendo a esta pergunta será estabelecida a razão da realização da atividade. Com esta pergunta se estabelece o objetivo, o que se quer alcançar com a atividade, quais os resultados esperados.

COMO? Estabelecer as estratégias que precisam ser adotadas para realizar a atividade. Listar os recursos humanos e os materiais necessários. Detalhar a realização da atividade.

QUANDO? O tempo necessário para o desenvolvimento da atividade, com data e horário.

QUEM? É muito importante definir os responsáveis de cada atividade e dividir tarefas. O acompanhamento do desenvolvimento das atividades, correções necessárias, apoio e incentivo aos grupos de professores, professoras, alunos e alunas.

QUANTO? O orçamento, o valor em dinheiro necessário para cada etapa da atividade e como consegui-lo.

Avaliação

É um processo importantíssimo de avaliar a execução do que foi decidido no planejamento. Deve ser feito não só no final, mas em alguns momentos no decorrer do desenvolvimento das atividades. Com a avaliação, percebe-se os pontos positivos que deverão ser reforçados e os pontos negativos que precisam ser eliminados ou revistos.

E, finalmente, volta-se à pergunta “para quê?”, a fim de se constatar se todos os objetivos foram alcançados com as atividades.

 

_______________________

FONTE: Boletim Recriar a Escola Dominical, 1996 (editado).


Posts relacionados

Escola Dominical, por Comunicação

Resultado do Concurso de Música da Escola Dominical

  Confira o resultado do Concurso de Música da Escola Dominical e faça download do slide para apresentação em sua igreja local!

Geral, Escola Dominical, por Sara de Paula

Live | Reforma Protestante: o que ainda há pra dizer?

No dia 31 de outubro celebramos o Dia da Reforma Protestante. A Escola Dominical promove uma conversa sobre o tema na Live "Reforma Protestante: o que ainda há pra dizer?", que vai ao ar nos canais da Escola Dominical no Facebook e Youtube na terça-feira, dia 5 de outubro, às 20h.

Geral, Liturgia, Escola Dominical, por Sara de Paula

Sugestões de celebração para o Ciclo Pascal

Em tempos de pandemia nós estamos reinventando a nossa forma de celebrar a fé pelo cuidado com a vida. Por isso, propomos para essa semana uma série de reflexões referentes ao período pascal para que você possa celebrar em sua casa, com as pessoas com quem convive. Para quem vive só, não precisa celebrar sozinho, se valha dos recursos digitais para estar junto com quem você ama nesse importante período para a nossa fé cristã.

Escola Dominical, Liturgia, Estudos Bíblicos, Destaques Nacionais, por Sara de Paula

Materiais para celebração da Paixão e Páscoa

Acesse e baixe liturgias e estudos de apoio.